O objeto do presente Edital é a seleção dos representantes da Categoria Estudante  Egresso para comporem o Conselho Superior do IFMS no período 2022/2024, nos  termos do art. 10, § 3°, da Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008, do art. 12, V, do  Estatuto do IFMS e do Regimento Interno do Cosup.

O processo eleitoral para escolha dos membros do Conselho Superior (COSUP) será coordenado pela Comissão do Processo Eleitoral indicada pela Reitora do IFMS por meio da Portaria nº 693 de 18 de junho de 2021.

Serão escolhidos 2 (dois) titulares e seus respectivos suplentes, sendo:

  • 1 (um) do  Nível Médio e
  • 1 (um) da Educação Superior

 São requisitos para a candidatura, no ato da inscrição: 

a) possuir certificado ou diploma de conclusão de curso (nível médio ou  superior) do IFMS; 

b) ser maior de 18 (dezoito) anos; e 

c) elaborar um memorial descritivo conforme Anexo II

Para fins deste edital, considera-se nível médio os cursos técnicos integrado,  subsequente ou concomitante. 

É vedada a inscrição de estudantes egressos que: 

a) sejam servidores do IFMS; 

b) tenham vínculo estudantil vigente com a instituição no ato da inscrição. 


O período de inscrição será de 2 de setembro de 2021 até o dia 24 de outubro de  2021, por meio do preenchimento do formulário de inscrição disponível no endereço  eletrônico  Página do candidato/ Inscrição

 Caso o candidato realize mais de uma inscrição, será considerado válido apenas o último inscrição.

 Não serão aceitas inscrições por procuração, fax, correio eletrônico ou  outro meio que não seja o indicado no item 4.1 deste edital. 

A relação preliminar e final dos interessados inscritos serão publicadas no endereço  eletrônico centrla de seleção , conforme cronograma (Anexo I) deste edital. 

O candidato que não cumprir algum dos requisitos mencionados no item 3.1 terá sua inscrição indeferida. 

A relação com as inscrições homologadas será submetida à análise da Presidência  do Conselho Superior, que escolherá os titulares e os suplentes, com base nas  informações dos memoriais descritivos (Anexo II). 

Poderão ser solicitados outros documentos, cuja apresentação terá prazo de entrega  indicado no momento da solicitação.


Os resultados preliminar e final serão publicados no endereço eletrônico central de seleção , conforme cronograma (Anexo I) deste Edital. 

Os candidatos homologados estão convocados para a primeira reunião do Conselho  Superior a ser realizada no ano de 2022, com data a ser comunicada pela Secretaria do  Colegiado.


Será admitido recurso quanto: 

a) à relação dos candidatos inscritos;

b) ao resultado preliminar. 

Somente serão admitidos os recursos interpostos no prazo previsto em cronograma  (Anexo I). 

Os recursos deverão ser interpostos por meio do formulário disponível no endereço central de seleção - Editais e Arquivos. 

Os recursos deverão estar devidamente fundamentados, com a indicação precisa  dos pontos a serem examinados. 

 Serão indeferidos os recursos

a) sem fundamentação ou com fundamentação inconsistente; 

b) com dados incompletos; 

c) encaminhados via postal, e-mail, imprensa e/ou de redes sociais online;

d) que não obedeçam ao disposto nos itens 8.2, 8.3 e 8.4 deste edital. 8.6 Em nenhuma hipótese, serão aceitos pedidos de revisão de recursos. 

Os recursos serão julgados pela Comissão Eleitoral, manifestando-se pelo seu  deferimento ou indeferimento. 


Ação 

Data

Publicação do Edital 

30/08/2021

Prazo de Impugnação de Edital 

31/08 a  

1º/09/2021

Período de Inscrições 

02/09 a  

24/10/2021

Publicação da relação preliminar dos interessados inscritos 

03/11/2021

Período para interposição de recurso quanto à publicação da  relação de candidatos inscritos

04/11 a  

07/11/2021

Publicação relação final dos interessados inscritos 

08/11/2021

Publicação do resultado preliminar 

12/11/2021

Período para interposição de recurso quanto à publicação do  resultado preliminar

13/11 a 

16/11/2021

Publicação do resultado final 

18/11/2021