EDITAL DIPES/IFMS Nº 068/2025 - Afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado - Técnicos
Processo seletivo de afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado de servidores técnicos administrativos do IFMS
Este edital se destina a selecionar técnicos administrativos do IFMS com interesse no afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado, com base no Regulamento de Desenvolvimento de Pessoas do IFMS.
Poderão se inscrever no processo seletivo de afastamento para pós-graduação ou pós-doutorado, os servidores técnico-administrativos que:
I - sejam titulares de cargo efetivo no IFMS há pelo menos:
a) três anos, para mestrado; e
b) quatro anos, para doutorado ou pós-doutorado.
II - não estejam em gozo de qualquer tipo de licença, exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família;
III - não tenham se afastado:
a) por licença para tratar de assuntos particulares, licença para capacitação e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos dois anos anteriores à data da solicitação, caso pretenda se afastar para mestrado ou doutorado; ou
b) por licença para tratar de assuntos particulares e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos quatro anos anteriores à data de solicitação, caso pretenda se afastar para pós-doutorado;
IV - tenham obtido resultado favorável na Avaliação de Desempenho 2024; e
V - não excedam o tempo legalmente fixado para a aposentadoria compulsória, quando somados os períodos de afastamento requerido e o de permanência no IFMS, após o efetivo retorno às atribuições do cargo.
Somente serão admitidas inscrições efetuadas de acordo com o Cronograma (Anexo I).
A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br.
1. Acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS;
2. Realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do(a) candidato(a);
3. Caso já tenha cadastro, o(a) candidato(a) deve conferir os dados registrados no Portal e entrar na aba ATUALIZAR MEUS DADOS para atualização, se necessário. Para salvar a atualização, é preciso clicar em ENVIAR CADASTRO na parte inferior da página;
4. Selecionar a aba INSCRIÇÕES ABERTAS e localizar o título do edital. Clicar em EFETUAR INSCRIÇÃO, na mesma linha do título;
5. Escolher o campus pelo qual concorrerá ao afastamento, considerando o item 6.4 deste edital;
6. Anexar os documentos exigidos neste edital, preencher as informações solicitadas e clicar em ENVIAR A INSCRIÇÃO
Os candidatos deverão, no ato da inscrição, anexar cópia do Título de maior grau acadêmico de sua formação (frente e verso) no formato PDF.
Caso o(a) candidato(a) possua matrícula ativa em programa de pós-graduação stricto sensu, ou carta de aceite em estágio pós-doutoral, deverá anexar, em formato PDF, no ato da inscrição, o comprovante emitido pelo programa de pós graduação com o prazo de expectativa de conclusão do curso.
As informações constantes na inscrição são de responsabilidade do(a) servidor(a). Erros e omissões no preenchimento do formulário, assim como divergências entre as informações prestadas e os dados obtidos nos canais oficiais, acarretará o indeferimento da inscrição.
A quantidade de vagas disponibilizadas está disposta no quadro a seguir:
Unidade | Vagas |
Aquidauana | 01 + cadastro de reserva |
Campo Grande | 03 + cadastro de reserva |
Corumbá | 01 + cadastro de reserva |
Coxim | cadastro de reserva |
Dourados | cadastro de reserva |
Jardim | 01 + cadastro de reserva |
Naviraí | 01 + cadastro de reserva |
Nova Andradina | 0 |
Ponta Porã | 01 + cadastro de reserva |
Reitoria | 02 + cadastro de reserva |
Três Lagoas | cadastro de reserva |
Todos os inscritos que atenderem aos requisitos deste edital serão classificados por ordem decrescente de pontuação, conforme a planilha de pontuação do Anexo III.
A pontuação do candidato será obtida a partir da soma dos critérios contidos na tabela de pontuação (Anexo III), que compreendem o tempo de efetivo exercício em cargo efetivo no IFMS, a titulação, tempo de afastamento anterior para o mesmo fim, tempo para conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu e nota na avaliação de desempenho 2024.
A pontuação dos candidatos será obtida pela extração de dados do Suap/Sigepe e da documentação exigida para a inscrição.
Em caso de empate, serão observados, pela ordem, os seguintes critérios de desempate:
a) maior tempo de efetivo exercício no cargo atual no IFMS;
b) maior idade (Lei nº 10.741/2003).
Havendo candidatos com 60 anos ou mais, a idade será considerada primeiro critério de desempate no presente edital.
Os procedimentos de avaliação e a classificação final deste edital serão de responsabilidade de cada comissão local de avaliação.
Item |
Atividade |
Período |
Local/Meio |
Competência |
01 |
Publicação do edital |
20/08/2025 |
Dipes |
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02 |
Impugnação do edital |
21 a 22/08/2025 |
Interessado |
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03 |
Inscrições |
25/08/2025 a 22/09/2025 |
Interessado |
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04 |
Resultado preliminar |
30/09/2025 |
Comissão designada |
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05 |
Interposição de recursos |
01 a 02/10/2025 |
Interessado |
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06 |
Homologação do resultado final |
10/10/2025 |
Comissão designada |