Este edital se destina a selecionar técnicos administrativos do IFMS com interesse no afastamento para participação em programa de pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado, com base no Regulamento de Desenvolvimento de Pessoas do IFMS.

Poderão se inscrever no processo seletivo de afastamento para pós-graduação ou pós-doutorado, os servidores técnico-administrativos que:

I - sejam titulares de cargo efetivo no IFMS há pelo menos:

a) três anos, para mestrado; e

b) quatro anos, para doutorado ou pós-doutorado.

II - não estejam em gozo de qualquer tipo de licença, exceto para tratamento de saúde, licença-maternidade ou para acompanhamento de tratamento de saúde em pessoa da família;

III - não tenham se afastado:

a) por licença para tratar de assuntos particulares, licença para capacitação e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos dois anos anteriores à data da solicitação, caso pretenda se afastar para mestrado ou doutorado; ou

b) por licença para tratar de assuntos particulares e/ou pós-graduação stricto sensu ou pós-doutorado nos quatro anos anteriores à data de solicitação, caso pretenda se afastar para pós-doutorado;

IV - tenham obtido resultado favorável na Avaliação de Desempenho 2024; e

V - não excedam o tempo legalmente fixado para a aposentadoria compulsória, quando somados os períodos de afastamento requerido e o de permanência no IFMS, após o efetivo retorno às atribuições do cargo.

Somente serão admitidas inscrições efetuadas de acordo com o Cronograma (Anexo I).

A inscrição deverá ser efetuada, exclusivamente, pela internet, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br.

1. Acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS;

2. Realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do(a) candidato(a);

3. Caso já tenha cadastro, o(a) candidato(a) deve conferir os dados registrados no Portal e entrar na aba ATUALIZAR MEUS DADOS para atualização, se necessário. Para salvar a atualização, é preciso clicar em ENVIAR CADASTRO na parte inferior da página;

4. Selecionar a aba INSCRIÇÕES ABERTAS e localizar o título do edital. Clicar em EFETUAR INSCRIÇÃO, na mesma linha do título;

5. Escolher o campus pelo qual concorrerá ao afastamento, considerando o item 6.4 deste edital;

6. Anexar os documentos exigidos neste edital, preencher as informações solicitadas e clicar em ENVIAR A INSCRIÇÃO

Os candidatos deverão, no ato da inscrição, anexar cópia do Título de maior grau acadêmico de sua formação (frente e verso) no formato PDF.

Caso o(a) candidato(a) possua matrícula ativa em programa de pós-graduação stricto sensu, ou carta de aceite em estágio pós-doutoral, deverá anexar, em formato PDF, no ato da inscrição, o comprovante emitido pelo programa de pós graduação com o prazo de expectativa de conclusão do curso.

As informações constantes na inscrição são de responsabilidade do(a) servidor(a). Erros e omissões no preenchimento do formulário, assim como divergências entre as informações prestadas e os dados obtidos nos canais oficiais, acarretará o indeferimento da inscrição.

A quantidade de vagas disponibilizadas está disposta no quadro a seguir:

Unidade Vagas
Aquidauana 01 + cadastro de reserva
Campo Grande 03 + cadastro de reserva
Corumbá 01 + cadastro de reserva
Coxim cadastro de reserva
Dourados cadastro de reserva
Jardim 01 + cadastro de reserva
Naviraí 01 + cadastro de reserva
Nova Andradina 0
Ponta Porã 01 + cadastro de reserva
Reitoria 02 + cadastro de reserva
Três Lagoas cadastro de reserva

 

Todos os inscritos que atenderem aos requisitos deste edital serão classificados por ordem decrescente de pontuação, conforme a planilha de pontuação do Anexo III.

A pontuação do candidato será obtida a partir da soma dos critérios contidos na tabela de pontuação (Anexo III), que compreendem o tempo de efetivo exercício em cargo efetivo no IFMS, a titulação, tempo de afastamento anterior para o mesmo fim, tempo para conclusão do curso de pós-graduação stricto sensu e nota na avaliação de desempenho 2024.

A pontuação dos candidatos será obtida pela extração de dados do Suap/Sigepe e da documentação exigida para a inscrição.

Em caso de empate, serão observados, pela ordem, os seguintes critérios de desempate:

a) maior tempo de efetivo exercício no cargo atual no IFMS;

b) maior idade (Lei nº 10.741/2003).

Havendo candidatos com 60 anos ou mais, a idade será considerada primeiro critério de desempate no presente edital.

Os procedimentos de avaliação e a classificação final deste edital serão de responsabilidade de cada comissão local de avaliação.

Item

Atividade

Período

Local/Meio

Competência

01

Publicação do edital

20/08/2025

selecao.ifms.edu.br

Dipes

02

Impugnação do edital

21 a 22/08/2025

https://forms.gle/MCZm2TUJLJRgPQ8v5

Interessado

03

Inscrições

25/08/2025 a 22/09/2025

selecao.ifms.edu.br

Interessado

04

Resultado preliminar

30/09/2025

selecao.ifms.edu.br

Comissão designada

05

Interposição de recursos

01 a 02/10/2025

selecao.ifms.edu.br

Interessado

06

Homologação do resultado final

10/10/2025

selecao.ifms.edu.br

Comissão designada