O Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino que tem como objetivo apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados pelo IFMS. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para a integralização dos cursos, pois contribui significativamente para a formação dos estudantes.

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes, COM PROPOSTAS JÁ APROVADAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), a serem apoiados com auxílios tendo como referência a Política de Apoio ao Ensino do IFMS por meio do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação no âmbito do IFMS para o segundo semestre de 2016.

Os recursos destinados à Política de Apoio ao Ensino são oriundos do orçamento geral do IFMS e seu montante é definido no planejamento orçamentário.

O processo seletivo de concessão de auxílio para TCC destina-se a fornecer auxílios no montante de até R$ 41.550 (quarenta e um mil e quinhentos e cinquenta reais), a serem distribuídos entre estudantes do IFMS, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), em parcela única, para os estudantes dos Cursos Técnicos e R$ 300,00 (trezentos reais), em parcela única, para os estudantes dos Cursos de Graduação do IFMS, que estejam com projetos de TCC aprovados.

O auxílio será depositado (pela Diretoria de administração - DIRAD do campus) na conta corrente do estudante, para isso, o mesmo deve possuir, em seu nome, conta corrente no Banco do Brasil, não podendo ser conta-conjunta nem conta-poupança. Nos casos em que o estudante já receba algum tipo de Auxílio do IFMS, em conta corrente na Caixa Econômica Federal, esta também poderá ser utilizada para receber o auxílio.

Serão ofertados para o primeiro semestre de 2016, até 163 (cento e sessenta e três) auxílios para estudantes dos cursos técnicos e até 57 (cinquenta e sete) auxílios para estudantes dos cursos superiores distribuídos entre os campi, a partir do percentual de estudantes matriculados, conforme o quadro abaixo:

Auxílios para Cursos Técnicos*

Auxílios para Cursos de Graduação*

Aquidauana

Campo Grande

Corumbá

Coxim

Nova Andradina

Ponta Porã

Três Lagoas

*Caso o número de auxílios ofertados seja maior que o número de candidatos aptos, de acordo com os critérios previstos neste edital, poderá ser remanejado entre os cursos técnicos e de graduação do mesmo campus.

Poderão submeter-se a este edital os estudantes dos Cursos Técnicos e dos Cursos de Graduação, que tenham propostas aprovadas de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Toda proposta de projeto de TCC submetida a este edital deverá:

I. conter a Declaração de aprovação da proposta de TCC (Anexo II);

II. possuir aceite do professor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho, conforme Anexo II;

III. ter aprovação prévia da Coordenação de Curso/Eixo, de acordo como os procedimentos definidos no âmbito do curso, conforme Anexo II;

IV. atender ao Regulamento de TCC dos Cursos Técnicos ou dos Cursos de Graduação;

V. estar formatada de acordo com a estrutura do Anexo IV para os Cursos Integrados, ou Anexo V, para os Cursos de Graduação

As inscrições para o processo seletivo para concessão de auxílio para TCC dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação do IFMS serão realizadas no período de 12 e 16 de setembro de 2016.

O candidato deverá dirigir-se à Central de Relacionamento (CEREL) do campus em que deseja se inscrever.

A seleção das propostas será realizada pelo Coordenador de Curso/Eixo e Direção de Ensino (DIREN) de cada campus.

Serão selecionadas propostas observando-se a ordem de inscrição e o limite máximo de auxílios disponíveis, o atendimento aos requisitos previstos no item 5.1 e 5.2 do edital de abertura.

Para a seleção das propostas será considerado o atendimento aos anexos do edital de abertura.

A classificação dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição.

Será critério de desempate a data e horário constante na ficha de inscrição, prevalecendo a ordem cronológica em que ocorrerem as inscrições.

O resultado preliminar do edital será divulgado no dia 26 de outubro de 2016, no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/ com a relação por campus, dos estudantes selecionados.

Será divulgada dia 30 de setembro de 2016, no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/, a relação, por campus, dos estudantes contemplados com a concessão de auxílio de TCC