Este processo seletivo destina-se a selecionar estudantes para ingresso nos seguintes cursos:

- Pós-graduação Lato Sensu em Estratégias para Conservação da Natureza;

- Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica;

- Pós-graduação Lato Sensu Educação em Diversidade e Inclusão Social.

Todos são na modalidade Educação a Distância, via Sistema Universidade Aberta do Brasil, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Estratégias para Conservação da Natureza tem como objetivo formar especialistas em estratégias para conservação e proteção da natureza, capacitados para analisar e intervir no território nacional de forma conjunta com diferentes atores e organizações, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base nos conhecimentos científicos e legais e nos princípios da educação ambiental.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica tem como objetivo promover a formação continuada em docência na Educação Profissional e Tecnológica de profissionais graduados/as em diferentes áreas do conhecimento, solidamente estruturada em bases científicas, críticas e éticas e articulada a propostas criativas de intervenção educacional, tendo em vista a formação humana integral, a emancipação social e a consolidação do Brasil como um país soberano e democrático.

O curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação, Diversidade e Inclusão Social tem como objetivo oferecer uma formação voltada à educação em diversidade e inclusão social, objetivando a promoção efetiva da inclusão e a consolidação de relações democráticas e de convívio fraterno com as diferenças, entre elas, a étnico-racial, de orientação sexual, de identidade de gênero, da pessoa com deficiência e demais diversidades presentes em diferentes contextos sociais, especialmente no ambiente escolar.

Os cursos serão ofertados pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD), com carga horária de 400 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizados na modalidade de Educação à Distância (EaD), no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), através da plataforma Moodle.

Os Cursos serão realizados no prazo de 18 a 24 meses.

CRONOGRAMA

VAGAS

As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, via internet, na Central de Seleção do IFMS, no período de 23/10/2024 a 05/11/2024

As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato.

A relação final das inscrições homologadas será divulgada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no item 7 deste edital.

A efetivação da inscrição pelo candidato implica conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Situações imprevistas deverão ser comunicadas, imediatamente, ao Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD), pelo e-mail cread@ifms.edu.br, visando ao atendimento adequado em tempo hábil.

Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo estabelecido no cronograma deste edital. Assim, recomenda-se que as inscrições sejam efetivadas com antecedência, uma vez que o IFMS não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos do sistema eletrônico.

O Processo Seletivo ocorrerá por meio de SORTEIO ELETRÔNICO, que visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições homologadas.

O sorteio ocorrerá de forma on-line e será transmitido ao vivo pelo Youtube, às 10h, no dia 12/11/2024.

Cada candidato(a) receberá um número de participação no sorteio que será divulgado na data prevista no cronograma (item 5 do Edital), na Central de Seleção do IFMS.

Para os cursos cujo número de inscrições homologadas seja menor que o número de vagas ofertadas, não haverá sorteio, visto que todos os candidatos serão convocados para matrícula na Primeira Chamada.

A solicitação de matrícula é ato obrigatório para todos os candidatos convocados e deve ser realizada on-line observando-se as instruções abaixo:

a)   Acessar o site: http://matricula.ifms.edu.br/;

b)   Caso seja o primeiro acesso, deverá ativá-lo, clicando na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”;

c)    Em seguida, será solicitado o número do CPF do(a) candidato(a), a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção. Após digitar os dados solicitados, clicar em “Ativar Acesso”;

d)   Após ativar o acesso, será enviado um e-mail com a confirmação de que o perfil foi ativado e a senha de acesso. Ler, atentamente, as orientações constantes no e-mail recebido, para evitar qualquer inconsistência no acesso ao sistema;

e)   Em seguida, acessar novamente o endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/ e informar o CPF e a senha recebida por e-mail. É responsabilidade dos candidatos modificar a senha no primeiro acesso e guardá-la sob sigilo;

f)     Ao acessar o sistema, será informado(a) sobre a chamada, curso e campus/polo para o qual está apto(a) a solicitar matrícula;

g)    Caso alguma informação esteja incorreta, enviar um e-mail para cread@ifms.edu.br;

h)   Estando corretas as informações apresentadas, clicar em “SOLICITAR MATRÍCULA”;

i)     Caso ainda não tenha preenchido o Questionário Socioeconômico, você será redirecionado(a) para essa etapa. Acesse o questionário, digitando suas informações de login (CPF e senha). Caso seja seu primeiro acesso, clique em "Não tenho usuário, criar usuário";

j)     Após a validação do Questionário Socioeconômico, os dados pessoais do(a) candidato(a) serão apresentados para atualização e possíveis correções. Confira e salve as respostas;

k)    Na sequência, deverá realizar o upload dos documentos listados neste edital. Para isso deverá anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em ENVIAR COMPROVANTE para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o arquivo foi salvo;

l)     Finalizando o upload de todos os documentos, clicar em SALVAR E FINALIZAR para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

Para a matrícula, o candidato deverá providenciar os documentos listados abaixo:

a)   Documento oficial de identificação, com foto: Carteira de Identidade – RG, carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); Passaporte Brasileiro; Certificado de Reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação – CNH – (somente o modelo com foto) e Carteira de Registro Nacional Migratório - CRMN (dentro da validade);

b)   Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial de identificação.

c)    Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

d)   Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

e)   Uma foto atual digital 3x4 ou selfie em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

f)      Documento que comprove a atuação como docente na educação básica ou como gestor ou profissional da educação, se necessário;

g)     Documento que comprove a atuação como agente público federal, estadual e municipal, se necessário.


No caso de candidatos estrangeiros, os seguintes documentos também deverão ser providenciados:

a)  Documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original), somente para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do Mercosul;

b)  Carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.

Para o curso de Pós-graduação Lato Sensu em Estratégias para Conservação da Natureza, as vagas serão destinadas, prioritariamente, a agentes públicos federais, estaduais e municipais. Caso haja vagas remanescentes, estas poderão ser ocupadas pelos demais públicos desde que 50% das vagas tenham sido ocupadas pelo público-alvo.

Para os cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica e Pós-graduação Lato Sensu em Educação, Diversidade e Inclusão Social, as vagas serão destinadas, prioritariamente, a professores da educação básica. Caso haja vagas remanescentes, elas poderão ser ocupadas pelos gestores e demais profissionais da educação.

Em caso de não preenchimento das vagas, demais públicos poderão ocupá-las, desde que 50% das vagas sejam de professores e demais profissionais da educação básica.