Este processo seletivo destina-se a selecionar estudantes para ingresso no Curso de Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza, na modalidade Educação a Distância, via Sistema Universidade Aberta do Brasil, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O curso tem como objetivo formar especialistas em estratégias para conservação e proteção da natureza, capacitados para analisar e intervir no território nacional de forma conjunta com diferentes atores e organizações, promovendo uma gestão integrada da biodiversidade, com base nos conhecimentos científicos e legais e nos princípios da educação ambiental.

O curso será ofertado pelo Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD), com carga horária de 400 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado na modalidade de Educação à Distância (EaD), no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA), através da plataforma Moodle.

O Curso será realizado no prazo de 18 a 24 meses

CRONOGRAMA

 

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

28/2/2023

Período de inscrições

3/3/2023 a 26/3/2023

3/3/2023 a 16/4/2023

Divulgação do número dos candidatos para sorteio

28/3/2023

18/4/2023

Realização do sorteio

30/3/2023

20/4/2023

Divulgação do resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

4/4/2023

26/4/2023

Período de recurso contra resultado preliminar do sorteio

5/4/2023 e 6/4/2023

27/4/2023 a 28/4/2023

Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada

7/4/2023

2/5/2023

Matrícula da Primeira Chamada

10/4/2023 a 14/4/2023

3/5/2023 a 12/5/2023

Divulgação da Segunda Chamada

19/4/2023

18/5/2023

Matrícula da Segunda Chamada

20/4/2023 a 22/4/2023

19/5/2023 a 26/5/2023

Início das aulas

26/4/2023

29/5/2023 a 3/6/2023


POLO

QUANTIDADE DE VAGAS

Aparecida do Taboado

28

Bataguassu

26

Camapuã

26

Campo Grande

50

Chapadão do Sul

26

Costa Rica

26

Dourados

50

Jardim

50

Miranda

26

Porto Murtinho

26

Rio Brilhante

26

  
As vagas serão destinadas, prioritariamente, a docentes da educação básica. Caso haja vagas remanescentes, elas poderão ser ocupadas pelos demais profissionais da educação básica que atuem nas funções administrativas ou do ensino superior.

As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, via internet, na Central de Seleção do IFMS, no período de 03/03/2023 a 16/04/2023

As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do candidato.

A relação final das inscrições homologadas será divulgada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no item 5 deste edital.

A efetivação da inscrição pelo candidato implica conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste Edital e demais instrumentos reguladores, dos quais o candidato não poderá alegar desconhecimento.

Situações imprevistas deverão ser comunicadas, imediatamente, ao Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD), pelo e-mail cread@ifms.edu.br, visando ao atendimento adequado em tempo hábil.

Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo estabelecido no cronograma deste edital. Assim, recomenda-se que as inscrições sejam efetivadas com antecedência, uma vez que o IFMS não se responsabilizará por inscrições não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos do sistema eletrônico.

O Processo Seletivo ocorrerá por meio de SORTEIO ELETRÔNICO, que visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições homologadas.

O sorteio ocorrerá de forma on-line e será transmitido ao vivo pelo Youtube, às 10h, no dia 20/04/2023, no seguinte endereço eletrônico: https://youtu.be/6WwOpjPVP7I. 

Cada candidato(a) receberá um número de participação no sorteio que será divulgado na data prevista no cronograma (item 5 do Edital), na Central de Seleção do IFMS.

Para os cursos cujo número de inscrições homologadas seja menor que o número de vagas ofertadas, não haverá sorteio, visto que todos os candidatos serão convocados para matrícula na Primeira Chamada.


VÍDEO DO SORTEIO


A solicitação de matrícula é ato obrigatório para todos os candidatos convocados e deve ser realizada on-line observando-se as instruções abaixo:

a)    Acesse o site: http://matricula.ifms.edu.br/;

b)   Caso seja seu primeiro acesso, deverá ativá-lo, clicando na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso”;

c)    Em seguida, será solicitado o número do CPF do(a) candidato(a), a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção. Após digitar os dados solicitados, clique em “Ativar Acesso”;

d)   Após ativar o acesso, você receberá um e-mail com a confirmação de que seu perfil foi ativado e a senha de acesso. Leia atentamente as orientações constantes no e-mail recebido, para evitar qualquer inconsistência no seu acesso ao sistema;

e)    Em seguida, acesse novamente o endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/ e informe seu CPF e a senha que você recebeu por e-mail. É responsabilidade dos candidatos modificar a senha no primeiro acesso e guardá-la sob sigilo;

f)     Ao acessar o sistema, você será informado(a) sobre a chamada, curso e campus/polo para o qual está apto(a) a solicitar matrícula;

g)    Caso alguma informação esteja incorreta, envie um e-mail para cread@ifms.edu.br;

h)   Estando corretas as informações apresentadas, clique em “SOLICITAR MATRÍCULA”;

i)      Caso ainda não tenha preenchido o Questionário Socioeconômico, você será redirecionado(a) para essa etapa. Acesse o questionário, digitando suas informações de login (CPF e senha). Caso seja seu primeiro acesso, clique em "Não tenho usuário, criar usuário";

j)      Após a validação do Questionário Socioeconômico, os dados pessoais do(a) candidato(a) serão apresentados para atualização e possíveis correções. Confira e salve as respostas;

k)    Na sequência, deverá realizar o upload dos documentos listados neste edital. Para isso deverá anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em ENVIAR COMPROVANTE para efetivar o carregamento de cada arquivo, observando a confirmação de que o arquivo foi salvo.

l)      Finalizando o upload de todos os documentos, clicar em SALVAR E FINALIZAR para encerrar o processo de solicitação de matrícula. Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

Para a matrícula, o candidato deverá providenciar os documentos listados abaixo:

a)    Documento oficial de identificação, com foto: Carteira de Identidade – RG, carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); Passaporte Brasileiro; Certificado de Reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação – CNH – (somente o modelo com foto) e Carteira de Registro Nacional Migratório - CRMN (dentro da validade);

b)   Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

c)    Uma foto atual digital 3x4 ou selfie em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

d)   Documento que comprove a atuação como docente na educação básica ou como profissional que atue nas funções administrativas da educação básica ou do ensino superior.

Em caso de dúvidas com relação aos procedimentos para solicitação de matrícula ou, caso encontre algum erro no sistema, os candidatos poderão encaminhar e-mail para cread@ifms.edu.br (para isso, utilize o mesmo e-mail cadastrado na Central deSeleção).

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo.

O Curso de Pós-graduação lato sensu em Estratégias para Conservação da Natureza será realizado na modalidade Educação a distância (EaD), porém, contará com uma disciplina presencial obrigatória, conforme consta no Projeto Pedagógico do Curso.

A Unidade Curricular presencial, Tópicos Especiais, de natureza interdisciplinar está programada para ocorrer no Módulo V do curso, promovendo o encontro de todos os estudantes em um momento para reflexões, práticas, socializações e troca de saberes. Essa etapa será essencial para o desenvolvimento dos estudantes que, já embasados pelas disciplinas anteriores, conseguirão aproveitar ao máximo os conhecimentos dos profissionais convidados, reforçando o processo de ensino-aprendizagem. 

As vagas serão destinadas, prioritariamente, a docentes da educação básica. Caso haja vagas remanescentes, elas poderão ser ocupadas pelos demais profissionais da educação básica que atuem nas funções administrativas ou do ensino superior