Para os cursos FIC de idiomas (Inglês Básico I e II; Espanhol Básico I e II) haverá encontros presenciais nos dias e turnos descritos no Anexo II deste edital.

A inscrição neste processo seletivo dará ao(à) candidato(a) o direito de concorrer a uma das vagas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), na modalidade a distância, que serão ofertadas no 2º (segundo) semestre do ano letivo de 2024

Os cursos de Formação Inicial e Continuada do IFMS conduzem os estudantes à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional.

Para concorrer a uma das vagas disponíveis neste edital, os(as) candidatos(as) deverão possuir a escolaridade mínima para o curso escolhido, devendo comprová-la na data da matrícula, caso sejam contemplados.

ENDEREÇOS E HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO

As inscrições para o Processo Seletivo FIC 2024/2 são gratuitas e deverão ser realizadas, exclusivamente, via internet, por meio da Página do Candidato, na Central de Seleção do IFMS, no período de 14/05/2024 a 02/06/2024

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus do IFMS ou nos polos e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando o endereço e o horário de atendimento, dispostos no Anexo III.

Para realizar a inscrição pela Internet, os candidatos deverão observar as duas etapas descritas abaixo:

Primeira etapa:

a) Acessar a Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS;

b) Realizar o cadastro no sistema, informando os dados pessoais do(a) candidato(a).

c) Antes de ENVIAR O CADASTRO, confirmar se o nome completo está escrito conforme o documento de identificação e se a data de nascimento do(a) candidato(a) informada no sistema está correta.

d) Caso já tenha cadastro, o(a) candidato(a) deve entrar na aba ATUALIZAR MEUS DADOS para conferência e atualização, se necessário. Para salvar a atualização, é preciso clicar em ENVIAR CADASTRO na parte inferior da página.

Segunda etapa:

a) Selecionar a aba INSCRIÇÕES ABERTAS e localizar o título Formação Inicial e Continuada EaD – 2024/2 - Edital nº 026/2024. Clicar em EFETUAR INSCRIÇÃO, na mesma linha do título;

b) Escolher o campus/polo de oferta e o curso/turno;

c) Conferir se as opções selecionadas estão corretas e clicar em ENVIAR A INSCRIÇÃO;

d) Verificar a confirmação da inscrição no e-mail cadastrado ou na Página do Candidato na Central de Seleção do IFMS

O Processo Seletivo ocorrerá por meio de SORTEIO ELETRÔNICO, que visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições homologadas.

O sorteio ocorrerá de forma on-line e será transmitido ao vivo pelo Youtube, às 10h, no dia 07/06/2024, no seguinte endereço eletrônico: https://youtube.com/live/s9RSaZozEdk?feature=share

Cada candidato(a) receberá um número de participação no sorteio que será divulgado na data prevista no cronograma (Anexo I), na Central de Seleção do IFMS.

Para os cursos cujo número de inscrições homologadas seja menor que o número de vagas ofertadas, não haverá sorteio, visto que todos os candidatos serão convocados para matrícula na Primeira Chamada.