A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul constitui um instrumento que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, buscando dirimir suas necessidades no que tange aos aspectos socioeconômicos e psicopedagógicos, por meio do desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Especialização e a Dissertação de Mestrado atividades que corroboram, significativamente, para a formação dos estudantes.

O presente edital tem como objetivo selecionar estudantes matrículados em cursos de pós-graduação do IFMS para concessão de Auxílio Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Serão ofertados, ao todo, 80 auxílios, sendo 70 destinados a estudantes matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu do IFMS, e 10 a estudantes matriculados no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Os auxílios são distribuídos conforme disposto no quadro abaixo:

Auxílios para Cursos de Especialização

Auxílios para Cursos de Mestrado

Aquidauana

Campo Grande

Corumbá

Coxim

Dourados

Jardim

Naviraí

Nova Andradina

Ponta Porã

Três Lagoas

Poderão submeter inscrição a este edital os estudantes matriculados nos Cursos de Pós-graduação do IFMS.

O estudante do curso Lato sensu deve estar em fase de elaboração de TCC, com o Termo de Compromisso/Orientação protocolado junto à Coordenação do Curso.

O estudante do curso Stricto sensu deve estar em fase de elaboração da Dissertação. No caso do Mestrado ProfEPT/IFMS, o estudante deve ter sido aprovado no exame de qualificação e estar cursando (ou já ter cursado) a disciplina de "Prática de Ensino Orientada".

Toda proposta de projeto de TCC ou de Dissertação submetida a este edital deverá conter a confirmação de Aprovação do Projeto, emitida pelo orientador e pelo coordenador do curso, conforme Anexo I.

As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas via Internet, por meio do endereço eletrônico http:// www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme datas previstas no cronograma do edital (item 13).

No ato da inscrição o estudante deverá preencher e encaminhar o questionário socioeconômico e anexar o projeto, conforme Anexo III.

Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita deverão anexar também o Anexo IV, devidamente preenchido.

A seleção e classificação das propostas serão realizadas em três etapas:

I.          pelo Coordenador de Curso e Diren/Direr do campus:

a)     análise das propostas de TCC/Dissertação em relação ao item 5.4 (V e VI) deste edital;

b)     envio da lista de estudantes habilitados e que declararam ter renda per capita até um salário mínimo e meio (1,5)  à Assistente social ou servidor designado pelo Diretor Geral e/ou Comissão da Assistência Estudantil;

II.          pela Assistente social do campus ou servidor designado pelo Diretor Geral e/ou Comissão da Assistência Estudantil:

a)     análise de renda per capita dos estudantes que declararam ter renda per capita até um salário mínimo e meio (1,5) vigente;

b)     envio da classificação dos estudantes por faixa de renda per capita ao Coordenador de Curso;

III.          pelo Coordenador de Curso e Diren/Direr do campus:

a)     classificação final das propostas.

As propostas serão selecionadas e classificadas observando-se o limite máximo de auxílios disponíveis por campus.

A classificação ocorrerá de acordo com a renda per capita, por ordem crescente, dos estudantes.

Caso o número de auxílios ofertados seja maior que o número de candidatos aptos, não haverá necessidade de classificação, sendo todos os candidatos aptos contemplados com o auxílio.

Os estudantes com renda per capita maior que um salário mínimo e meio (1,5) vigente serão classificados após o preenchimento de vagas pelos estudantes com renda per capita de até um salário mínimo e meio (1,5) vigente.

A classificação dos estudantes com renda per capita maior que um salário mínimo e meio (1,5) vigente será por ordem decrescente do coeficiente de rendimento levando-se em consideração todas as unidades curriculares cursadas pelo estudante no semestre anterior.

Será critério de desempate, a proximidade de conclusão do curso, dos estudantes.  Prevalecendo o empate terá prioridade o de maior idade.

O resultado preliminar do edital será divulgado conforme previsão no item 13 (Cronograma), no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/ com a relação por campus, dos estudantes selecionados.