O Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS possui a finalidade de formação de cadastro reserva para fornecimento, disponibilização e monitoramento de SIM Card (ou chip) com pacote mensal de dados de telefonia móvel a estudantes em situação de vulnerabilidade social matriculados em cursos presenciais do IFMS, a fim de promover o acesso e contribuir com a equidade entre os alunos da rede pública da educação profissional por meio do fornecimento desse equipamento para acesso à internet e, consequentemente, às Atividades não Presenciais (ANPs).

O Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS é destinado aos estudantes em situação de vulnerabilidade social devidamente matriculados em cursos presenciais do IFMS no período letivo do ano de 2020, com renda mensal per capita de até um salário mínimo e meio (1,5), enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da covid- 19.

3.1 São requisitos para o estudante matriculado em cursos presenciais do IFMS aderir ao Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS:

I - possuir renda per capita de até um salário mínimo e meio (1,5) declarada no Questionário Socioeconômico (QSE) 2020 do IFMS.

3.2 - A seleção será realizada pelo campus no qual o candidato se inscreveu e para adesão ao Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS, os estudantes serão classificados por ordem crescente de renda per capita, tendo prioridade aquele com:

a) menor renda, conforme Questionário Socioeconômico IFMS 2020;

b) menor tempo para concluir o curso;

c) menor idade.

4.1. O processo de adesão ao Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS ocorrerá em fluxo contínuo, a contar da data de publicação deste Edital, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da covid- 19, podendo o estudante solicitá-lo a qualquer tempo, desde que atenda ao perfil socioeconômico estabelecido neste certame, ficando a concessão condicionada à disponibilidade dos equipamentos pelo MEC/RNP.

4.2 A inscrição ocorrerá por meio do formulário, disponível na Central de Seleção, no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc5EvnoXpDnEV-4F2mbejOm2Zn9rxjRn0wRDXkwkf9xflOXJQ/viewform , a partir de 16 de outubro de 2020, enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da covid-19.

4.4. Após a inscrição, o estudante deverá, obrigatoriamente, preencher ou atualizar o QSE do IFMS caso tenha ocorrido alguma mudança na renda familiar. Não devem ser incluídos os valores recebidos em auxílios pelo IFMS ou Governo Federal (Bolsa Família ou Auxílio Emergencial) do valor total da renda.

Parágrafo único: Os estudantes do Edital IFMS nº 16/2020, que trata do Auxílio Emergencial para Acesso Digital, ao aderirem ao Edital Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS, terão revogados os auxílios concedidos pelo Edital 016/2020.

5.1. A Pró-Reitoria de Ensino divulgará, a partir de 26 de outubro de 2020, a lista dos estudantes homologados, por ordem alfabética e por campus, na Central de Seleção do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br/).

5.1.2 Terão automaticamente revogadas as concessões do Auxílio Emergencial para Acesso Digital sete dias após a confirmação do recebimento do chip quaisquer estudantes contemplados pelo Edital 016/2020.

5.2.  A lista dos estudantes contemplados com o Projeto Alunos Conectados do MEC/RNP/IFMS será atualizada quinzenalmente na Central de Seleção do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br/), a contar de 26 de outubro de 2020, ou enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da covid - 19.

6.1 O Projeto Alunos Conectados MEC/RNP/IFMS terá vigência de três meses, a contar da data de publicação deste Edital, ou enquanto durar a suspensão das atividades presenciais em virtude da covid - 19 e estará vinculado ao limite orçamentário destinado a este fim pelo MEC/RNP.