O Curso destina-se a portadores de diploma de Ensino Superior (Licenciatura) nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens (tais como História, Geografia, Filosofia, Sociologia,  Letras, Pedagogia, Normal Superior, Artes, Ciência Sociais, Linguagens, Educação Intercultural Teko Arandu, entre outras que se enquadrem nessas áreas do conhecimento)observando a seguinte ordem de prioridade:

  1. Prioridade 1: Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens (conforme especificado no item 1.1)que estejam atuando como docentes na Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS - SEMED (conforme o Acordo de Cooperação Técnica n° 011/2022 - SEMED);
  2. Prioridade 2: Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens (conforme especificado no item 1.1), que estejam atuando como docentes na Educação Básica;
  3. Prioridade 3: Licenciados em Ciências Humanas e Linguagens (conforme especificado no item 1.1), que não estejam atuando como docentes na Educação Básica.

O curso será desenvolvido em regime modular, na modalidade de Educação a Distância (EaD), organizado e ofertado pelo Campus Dourados do IFMS, no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (Avea), por meio da plataforma Moodle, Com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deverá ser produzido no formato de artigo científico.

O Curso será realizado no prazo de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 8 deste edital.

Aos estudantes concluintes da Especialização em Ensino de Humanidades e Linguagens, aprovado em todas as etapas, conforme Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMS, será conferido o Certificado de Especialista em Ensino de Humanidades e Linguagens.

A inscrição é gratuita e será efetuada, exclusivamente, por meio da internet, conforme período previsto para esta etapa no cronograma apresentado no item 8.

Para se inscreverem, os candidatos deverão acessar a Central de Seleção do IFMS, no endereço eletrônico https://selecao.ifms.edu.br e preencher o formulário de inscrição cujo acesso será disponibilizado na página correspondente a este edital.

No formulário de inscrição, os candidatos devem informar a que público se enquadram, conforme disposto no item 1.1:

  1. Prioridade 1 (para licenciados em Ciências Humanas ou Linguagens - História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Artes -,, que estejam atuando na atividade docente na Rede Municipal de Ensino de Dourados-MS - SEMED Educação Básica);
  2. Prioridade 2 (para licenciados em Ciências Humanas ou Linguagens - História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Artes -, que estejam atuando na atividade docente na Educação Básica);
  3. Prioridade 3 (para licenciados em Ciências Humanas ou Linguagens - História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia e Artes -, que não estejam atuando na Educação Básica);

Os candidatos deverão comprovar, no ato da inscrição, o enquadramento nas situações previstas para a categoria de público para a qual pretendem se inscrever, anexando os seguintes documentos:

a. Para se inscreverem na categoria de público Prioridade 1, os candidatos devem  anexar cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências Humanas ou Linguagens (História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras ou Artes) e comprovante atualizado de atuação docente na Reme Municipal de Ensino de Dourados - SEMED, podendo ser uma declaração da escola em que atua, ou cópia atualizada do contracheque.

b. Para se inscreverem na categoria de público Prioridade 2, os candidatos devem  anexar cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências Humanas ou Linguagens (História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras ou Artes) e comprovante atualizado de atuação docente na educação básica, podendo ser uma declaração da escola em que atua, ou cópia atualizada do contracheque.

c. Para se inscreverem na categoria Prioridade 3, deve ser anexada a cópia do diploma de graduação, licenciatura, na área de Ciências Humanas ou Linguagens (História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Pedagogia, Letras ou Artes).

Os candidatos que não anexarem os documentos exigidos para comprovação do enquadramento nas categorias de público de Prioridade 1, 2 ou 3 serão desclassificados.

Na conclusão da inscrição, será gerado um comprovante que deverá ser guardado pelo candidato.

A seleção será realizada em duas etapas:

  1. - Análise dos documentos exigidos para o enquadramento na categoria de público em que os candidatos se inscreveram, conforme exigido no item 3.3.1; e
  2. - Sorteio eletrônico para classificação dos candidatos que tiverem sua inscrição deferida após a análise documental.

A etapa de análise dos documentos possui caráter eliminatório e terá como resultado a publicação da lista de inscrições deferidas, que será divulgada em data definida no cronograma apresentado no item 8.

Caso o candidato, no formulário de inscrição, optar por uma faixa de prioridade, mas, na documentação anexada, ficar evidente o enquadramento em outra faixa, a categoria de público dele será alterada para aquela cujo enquadramento for evidenciado pela comissão de avaliação.

Os candidatos aprovados na etapa de análise documental serão classificados mediante sorteio eletrônico.

Caso o número de candidatos aprovados na etapa de análise documental, seja menor ou igual à quantidade de vagas ofertadas, não será necessário realizar o sorteio eletrônico, e proceder-se-á diretamente à publicação da homologação do resultado e chamada para as matrículas dos candidatos aptos.

O sorteio eletrônico ocorrerá sob a responsabilidade da Comissão de Realização do Sorteio, composta por servidores do IFMS designados pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propi).

Considera-se impedido de participar da Comissão de Avaliação  o servidor do IFMS que seja candidato ou tenha parente até o 3º grau inscrito para este edital.

O sorteio eletrônico será realizado em local e horário a ser divulgado conforme cronograma apresentado no item 8 e será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência.

Para o sorteio eletrônico, será atribuída, a cada candidato(a), numeração específica que será publicada juntamente com a lista de inscrições deferidas.

Para o sorteio eletrônico, será gerado um número específico a partir da lista de inscrições deferidas. A lista com os números que serão utilizados no sorteio será publicada conforme o cronograma apresentado no item 8.

Será realizado um único sorteio eletrônico com todos os candidatos, independentemente da categoria de vagas, porém, no resultado final serão consideradas a categoria e o número de vagas, conforme item 2.4 e a ordem de prioridade, dando preferência ao público que se enquadra na faixa de Prioridade 1.

Caso o número de candidatos de Prioridade 1 seja inferior às vagas de cada categoria, serão classificados, para as vagas remanescentes, os de Prioridade 2, e, se ainda houver disponibilidade de vaga, os de Prioridade 3, observando-se a ordem de classificação no sorteio.

ETAPA

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital

26/06/2024

Período de esclarecimentos/ impugnação

27 a 30/06/2024

Período de inscrições

01 a 16/07/2024

Período da análise documental (1ª etapa da seleção)

17 a 19/07/2024

Divulgação preliminar das inscrições deferidas

Até 23/07/2024

Recurso à Propi (inscrições deferidas)

Até 25/07/2024

Divulgação das inscrições deferidas - após recurso

Até 26/07/2024

Divulgação do Local e Horário do Sorteio eletrônico

Até 29/07/2024

Sorteio eletrônico

Até 30/07/2024

Divulgação do resultado do Sorteio Eletrônico

Até 30/07/2024

Convocação dos candidatos autodeclarados pretos para o procedimento de heteroidentificação

30/07/2024

Realização dos procedimentos de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados convocados

31/07 a 02/08/2024

Publicação do Resultado Preliminar do processo seletivo

05/08/2024

Recurso à Propi (Resultado Preliminar)

06 a 07/08/2024

Publicação do Resultado Final e Primeira Chamada para as Matrículas

08/08/2024

Período de matrículas da primeira chamada

09 a 19/08/2024

Início das aulas

A partir de 21/08/2024

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 8, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo, em duas vias (cópia e original para a conferência e autenticação no local):

a) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

b) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

c) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;

d) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

e) Foto 3x4;

f) Comprovante  de  preenchimento  do  Questionário  Socioeconômico  disponível  no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

g) Formulário para Entrega de Laudo Médico constante no Anexo 1, para os candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), conforme disposto no item 7.

Além da apresentação da documentação arrolada acima, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados por sorteio.

Caso haja desistências de vagas até a segunda semana após o início das aulas, serão convocados para realizar matrícula os próximos da lista de candidatos classificados por sorteio, até o preenchimento do número de vagas ofertadas.