DO OBJETO

O presente edital visa selecionar estudantes para as turmas presenciaisdos cursos:

a) Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica,dos campi Aquidauana, Campo Grande e Naviraí; e

b) Especialização em Informática Aplicada à Educação, do campus Corumbá.


DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

O Curso destina-se a portadores(as) de diploma de Ensino Superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área de formação.

O objetivo do curso é contribuir com a formação e aperfeiçoamento docentes e profissionais dos ambientes educativos, para atuarem criticamente na educação a partir da ciência, tecnologia, trabalho e diversidade cultural.

Das vagas de ampla concorrência, 50% serão destinadas ao Público Externo e 50% a servidores permanentes do IFMS ou em exercício provisório na instituição.

O Curso será desenvolvido em regime modular, no prazo de 12 a 18 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 8 com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ofertado na modalidade presencial no campus do IFMS, com possibilidade de oferta de algumas disciplinas à distância.

Ao estudante concluinte da Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, aprovado em todas as etapas, conforme Regulamento da Organização Didático-pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMS, será conferido o Certificado de Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO

O Curso destina-se a portadores(as) de diploma de Ensino Superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área de formação.

O objetivo do curso é formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais da educação qualificados para utilizar as tecnologias da informação e comunicação como ferramentas no processo ensino-aprendizagem, estimulando, assim, o desenvolvimento de uma cultura educacional adequada à dinâmica social da ciência e da tecnologia.

Será desenvolvido, em regime modular, no prazo de 18 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 8, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no Campus Corumbá, com possibilidade de oferecimento de algumas disciplinas na modalidade EaD.

Aos estudantes concluintes da Especialização em Informática Aplicada à Educação e aprovados em todas as etapas, conforme Regulamento da Organização Didático-Pedagógica dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do IFMS, será conferido o Certificado de Especialista em Informática Aplicada à Educação.

A inscrição é gratuita e será efetuada, exclusivamente, por meio da internet, conforme período previsto para esta etapa no cronograma apresentado no item 8.

Para se inscreverem, os candidatos deverão acessar a Central de Seleção do IFMS, no endereço eletrônico https://selecao.ifms.edu.br e preencher o formulário de inscrição cujo acesso será disponibilizado na página correspondente a este edital.

No formulário de inscrição, os candidatos deverão selecionar a opção do curso e campus para o qual deseja concorrer à vaga e a categoria de público (servidor do IFMS ou externo).

No ato da inscrição, será gerado um comprovante e um número de inscrição, que deverá ser guardado pelo(a) candidato(a).

Se os candidatos desejarem concorrer às vagas por meio de cotas de ações afirmativas, deverão selecionar a opção correspondente e se autodeclararem como pretos, pardos ou indígenas (PPI) ou pessoas com deficiência (PCD).

Os candidatos autodeclarados PPI deverão passar por procedimento de heteroidentificação, conforme item 6.

Os candidatos inscritos como PCD deverão, no ato da matrícula, comprovar tal condição, conforme item 7.

Compete, exclusivamente, aos candidatos certificarem-se de que cumprem os requisitos estabelecidos para concorrer às vagas destinadas às políticas de cotas.

Os candidatos que optarem, no ato de sua inscrição, pelas vagas destinadas a candidatos beneficiários de cota e não comprovarem essa condição, de acordo com as exigências impostas neste edital, serão reclassificados para as vagas de ampla concorrência.

As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade dos candidatos.

As inscrições serão homologadas em data prevista no cronograma apresentado no item 8.

A efetivação da inscrição pelos candidatos implica conhecimento e tácita aceitação das condições estabelecidas neste edital e demais instrumentos reguladores, dos quais os candidatos não poderão alegar desconhecimento.

Não serão aceitas inscrições submetidas por qualquer outro meio, tampouco após o prazo estabelecido no cronograma apresentado no item 8. Assim, recomenda-se que as inscrições sejam efetivadas com antecedência, uma vez que o IFMS não se responsabilizará por inscrições nãorecebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos e congestionamentos do sistema eletrônico.

Campus

Curso

Vagas para Ampla concorrência (AC)

Vagas para Servidores do IFMS

Vagas cota PPI

Vagas cota PCD

Total

Campo Grande

Especialização em docência para a educação profissional, científica e tecnológica

15

15

8

2

40

Corumbá

Especialização em Informática Aplicada à Educação

30

0

8

2

40

Aquidauana

Especialização em docência para a educação profissional, científica e tecnológica

15

15

8

2

40

Naviraí

Especialização em docência para a educação profissional, científica e tecnológica

15

15

8

2

40

A seleção será feita mediante sorteio eletrônico, observando-se o limite máximo de vagas previstas no item 2 do Edital de abertura.

O sorteio eletrônico visa classificar todos os candidatos com inscrições homologadas e será realizado para dois públicos:

a) servidores do IFMS ou em exercício provisório na Instituição, portadores de diploma de Ensino Superior.

b) público externo, portadores de diploma de Ensino Superior.

O sorteio eletrônico será realizado em local e horário a ser divulgado conforme cronograma apresentado no item 8 do Edital.

ETAPA

DATA/PERÍODO

Lançamento do Edital

27/05/2025

Período de esclarecimentos/ impugnação

28 a 30/05/2025

Período de inscrições

01 a 22/06/2025

Divulgação preliminar das inscrições deferidas

23/06/2025

Recurso à Propi (inscrições deferidas)

Até 25/06/2025

Divulgação das inscrições deferidas - após recurso

Até 27/06/2025

Divulgação do Local e Horário do Sorteio eletrônico

Até 27/06/2025

Sorteio eletrônico

Até 30/06/2025

Divulgação do resultado do Sorteio Eletrônico

Até 30/06/2025

Convocação dos candidatos autodeclarados pretos para o procedimento de heteroidentificação

30/06/2025

Realização dos procedimentos de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados convocados

01 a 04/07/2025

Publicação do Resultado Preliminar do processo seletivo

08/07/2025

Recurso à Propi (Resultado Preliminar)

09 e 10/07/2025

Publicação do Resultado Final e Primeira Chamada para as Matrículas

11/07/2025

Período de matrículas da primeira chamada

12 a 16/07/2025

Início das aulas

A partir de 13/08/2024

 

 

Os candidatos contemplados dentro do número de vagas deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 8, exclusivamente pelo Sistema de Matrícula Online, no endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br.

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo: 

A) Diploma de curso superior de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso); 

B) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino); 

C) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto; 

D) Cadastro de Pessoa Física (CPF); 

E) Foto 3x4 atual (ou imagem digital equivalente);

F) Preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico https://qse.ifms.edu.br/.

G) Formulário para Entrega de Laudo Médico constante no Anexo 1, para os candidatos que optaram por concorrer às vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD), conforme disposto no item 7.

Além da apresentação da documentação arrolada no item acima, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

O candidato selecionado que não realizar a matrícula ou não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula perderá o direito à vaga, e será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados na lista de espera.