O Programa tem como objetivo  promover a formação continuada dos servidores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem do IFMS, dentro de uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, de modo a enfrentar os desafios no cotidiano escolar, visando à qualidade do ensino e à formação integral dos seus educandos.

O presente processo seletivo tem por objetivo selecionar servidores que desejam participar do Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação, Profissional, Científica e Tecnológica.

Será desenvolvido em regime modular, organizado em 6 módulos de 40 horas cada um, com carga horária total de 240 horas, desenvolvidos no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) do IFMS.

O Programa de Formação será realizado no prazo de 18 a 24 meses, com início no fianl de janeiro de 2017.

Serão ofertadas até 500 (quinhentas ) vagas por módulo, divididas em duas turmas de 250 (duzentos e cinquenta) servidores.

As vagas serão destinadas exclusivamente aos servidores dos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas e da reitoria do IFMS.

As vagas deste edital serão para os seguintes módulos:

Módulo

Carga horária (h)

Objetivo do módulo

I – Concepção dos Institutos Federais

Conhecer a história da Rede Federal; conhecer a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.

II- Currículo

Discutir currículo, concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para a educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade).

III- Profissão docente

Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão;  Compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.

IV- Avaliação

Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.

V- Práticas de Ensino

Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.

VI- Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional

Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos.

Para participar do Programa o candidato deverá pertencer ao quadro de servidores efetivos no IFMS.

A inscrição é gratuita e será efetuada exclusivamente pela internet de 06/12/2106 a 24/01/2017.

Para se inscrever, o candidato deve acessar a página do candidato e preencher a inscrição.

A inscrição para o Programa será aberta com confirmação apenas para o módulo I – Concepção dos Institutos Federais. Para os módulos subsequentes será necessária a confirmação ao final de cada módulo.

A seleção será feita observando-se a ordem de inscrição e o limite máximo de vagas previstas no edital.

O número gerado no ato de inscrição, será utilizado para fins de classificação dos candidatos.

O resultado do processo seletivo para participação no Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação Profissional, Científica e Tecnológica do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul será divulgado na área do Edital na Central de Seleção do IFMS, disponível no endereço eletrônico  http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O resultado final está previsto para o dia 30/01/2016.

Sendo necessária a interposição de recurso ao processo de homologação das inscrições, o interessado deverá enviá-lo por email à Pró-Reitoria de Ensino (proen@ifms.edu.br), conforme modelo apresentado no Anexo I, nos dias 26 e 27/01/2017.