Seleção de propostas de projetos de extensão como forma de fomento às ações extensionistas do IFMS, articuladas com o ensino e a pesquisa, a serem desenvolvidas no período de março a outubro de 2016, no âmbito dos dez câmpus do IFMS.

Os projetos de extensão selecionados serão contemplados com Bolsas de Extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (PIBAEX), e Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (PIEPI).

Para inscrição, as propostas de projetos de extensão devem:

- Envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público alvo;

- Envolver estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e ensino superior do IFMS;

- Obedecer às diretrizes previstas no item 7.1 do edital de abertura;

- Estar inseridas em uma das Áreas Temáticas em uma das Linhas de Extensão estabelecidas pela Política Nacional de Extensão e descritas no anexo I do edital;

- Ter como coordenadores docentes do IFMS;

- Envolver no mínimo um e, no máximo,  três estudantes bolsistas;

- Prever cronograma de execução com até oito meses, no período de 7 de março a 14 de outubro de 2016;

- Atender às demais condições estabelecidas nos itens 3.1 a 3.8, do edital.

Os projetos podem ser inscritos entre os dias 8 e 22 de setembro de 2015 e deverão seguir as instruções do Manual do Sigproj (Anexo VII).

Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente, sendo obrigatório o encaminhamento do formulário exclusivamente pelo Sigproj.

Propostas apresentadas após a data limite definida no Calendário deste Edital serão invalidadas.

O atendimento às condições de participação previstas no item 3 do edital será verificado pelo DIRER/DIRER em conjunto com o COERI.

As propostas aceitas pelas DIRENs/DIRERs serão avaliadas por avaliadores do Banco de Avaliadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, conforme critérios estabelecidos na tabela 1, item 9.4 do edital.

O resultado preliminar deve ser divulgado em 14 de outubro de 2015, e o resultado final está previsto para 23 de outubro de 2015.

Serão concedidas duas modalidades de bolsas de extensão aos estudantes do IFMS, em conformidade com as diretrizes do PIBAEX:

- Bolsa de Extensão do Ensino Superior: destinada aos estudantes do nível superior do IFMS no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais.

- Bolsa de Extensão do Ensino Técnico de Nível Médio: destinada aos estudantes de cursos técnicos de nível médio do IFMS no valor de R$ 100,00 (cem reais) mensais.

Serão concedidas 100 (cem) bolsas de extensão sendo: 75 (setenta e cinco) bolsas de nível médio e 25 (vinte e cinco) bolsas de nível superior.

O auxílio financeiro visa, exclusivamente, a subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas no projeto de extensão e serão concedidos em parcela única diretamente na conta corrente dos coordenadores (docentes), de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Inovação (PIEPI), respeitando a classificação geral das propostas (item 3.13) e após a divulgação do resultado final, considerando disponibilidade financeira do IFMS.

Cada projeto de extensão poderá receber auxílio financeiro de até R$ 2.500,00.

Publicação do edital

31.08.2015

Período de inscrições e submissão da proposta de projeto de extensão.

08 a 27.09.2015
(horário de Brasília)

Parecer do campus de origem

28 a 30.09.2015
(horário de Brasília)

Adequações necessárias e nova submissão da proposta

até 02.10.2015
às 23 horas e 59 minutos

Avaliação das propostas

05 a 19.10.2015

Divulgação do resultado preliminar

20.10.2015

Pedidos de interposição de recursos

21 e 22.10.2015

Divulgação do resultado final

26.10.2015

Entrega da documentação (item 11)

até 29.10.2015

Execução dos projetos de extensão

de 07.03.2016 até 14.10.2016

Entrega do Relatório Parcial/Prestação de parcial

até 15.06.2016 *

Entrega do Relatório Final/Prestação de Contas

até 20.10.2016

Entrega do artigo do tipo Relato de Experiência

até 04.11.2016

* data limite de 15.06.2016 ou data referente à execução de 50% do cronograma do projeto, o que ocorrer primeiro.