Este edital apoiará o desenvolvimento de projetos de extensão voltados ao Programa Despertando Vocações para as Ciências Agrárias - PDVAgro, a serem realizados no período de 13 de agosto a 13 de dezembro de 2019 na área das Ciências Agrárias no âmbito dos campi Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Este edital prevê duas formas de fomento para desenvolvimento dos projetos de extensão que atendem aos princípios do PDVAgro: Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (PIEPI) e Bolsas de Extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (PIBAEX).

As propostas deverão atender aos seguintes requisitos mínimos:

- As propostas submetidas devem enquadrar-se na modalidade projeto de extensão.

- As propostas a serem apoiados pelo presente Edital deverão ser realizados no período de 13 de agosto a 13 de dezembro de 2019.

- Envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público alvo.

- O público alvo do projeto de extensão proposto deve ser composto principalmente e majoritariamente pela comunidade externa, na qual não se incluem os estudantes e servidores do IFMS.

- Envolver no mínimo 01 (um) e no máximo 02 (dois) estudantes bolsistas regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de graduação de cursos com enfoque agrícola dos campi Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã do IFMS.

- Os estudantes precisam ser relacionados nominalmente na proposta e possuir tarefas definidas.

- Atender à carga horária dos bolsistas, conforme os itens 4.2.2.1 e 4.2.2.2.

- Possuir um docente na equipe de execução, para fins de orientação dos estudantes bolsistas e/ou voluntários.

- Obedecer ao correto preenchimento da Unidade Geral (UG) e Unidade de Origem (UO), conforme descrito nos itens 2.3 e 2.4.

Os projetos de extensão deverão ser submetidos no prazo estabelecido no calendário deste edital e prever o período de execução de até 04 (quatro) meses, entre 13 de agosto  a 13 de dezembro de 2019, exclusivamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj.ufrj.br.

Cada campus do IFMS poderá apresentar apenas uma proposta neste edital.

Serão avaliados o atendimento às condições de habilitação (item 3) e o mérito da propostas.

Para fins de julgamento do mérito das propostas ficam estabelecidos os critérios apresentados na Tabela 1 do Edital.

As propostas que obtiverem nota final maior ou igual a 60% (sessenta por cento) da pontuação máxima prevista na tabela serão classificadas e receberão o status “Proposta RECOMENDADA” e as demais status “proposta NÃO RECOMENDADA” pela Proex.

Os resultados provisórios e final serão divulgados na área deste Edital na Central de Seleção do IFMS, disponível no site do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br/) nas datas estabelecidas no calendário deste Edital.

O valor total previsto neste edital é de até R$ 10.200,00 (dez mil e duzentos reais)sendo:

a) R$ 3.000,00 (três mil reais) destinados à concessão de Auxílio Financeiro para desenvolvimento das atividades de extensão, em cota única aos servidores, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Inovação (PIEPI);

- Cada proposta poderá receber até R$ 1.000,00 (um mil reais).

b) R$ 7.200,00 (sete mil e duzentos reais) destinados à concessão de Bolsas de Extensão aos estudantes, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (PIBAEX). As bolsas terão o valor de:

- R$ 400,00 (quatrocentos reais) para estudantes do Ensino Superior.

- R$ 200,00 (duzentos reais) para estudantes do Ensino Técnico de Nível Médio.

O auxílio financeiro visa, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas nos projetos de extensão aprovados neste edital.

ETAPAS

Publicação do edital

19.06.2019

Impugnação ao edital

21 e 24.06.2019

Período de submissão da proposta de projeto de extensão PDVAgro

28.06 a 29.07.2019

(horário de Brasília)

Avaliação: atendimento às condições de habilitação (item 3) e avaliação do mérito da proposta.

30.07.2019

Atendimento às diligências e nova submissão da proposta (Proponente)

31 .07.2019

(horário de Brasília)