Será concedido o Auxílio Permanência aos estudantes dos Cursos presenciais Técnicos Integrados de Nível Médio, Técnicos Subsequentes, do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e dos Cursos Superiores do IFMS, dos Campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, conforme distribuição abaixo:

CAMPUS

QUANTIDADE DE AUXÍLIOS-PERMANÊNCIA (NOVAS VAGAS)

Aquidauana

Campo Grande

Corumbá

Coxim

Dourados

Jardim

Naviraí

Nova Andradina

Ponta Porã

O Auxílio-Permanência terá o valor de R$ 280,00 mensais, ofertado em cinco parcelas, e terá vigência de agosto a dezembro de 2020.

Estar matriculado em, no mínimo, três unidades curriculares presenciais de cursos técnicos integrados de nível médio, técnicos subsequentes, técnicos do Proeja ou superiores dos campi do IFMS, no período de vigência do auxílio;

Não estar cursando apenas Estágio, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e/ou Atividade Complementar;

Não apresentar no seu histórico escolar mais do que duas Reprovações por Falta (RF) em unidades curriculares no semestre 2019.2; e

Comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio (1,5) vigente — a renda per capita é obtida mediante divisão do total da renda mensal bruta familiar pelo número de pessoas integrantes do grupo familiar.

Somente deverão se inscrever neste edital os estudantes que não receberam os auxílios: Emergencial (Edital nº 020/2020), Eventual (Edital nº 021/2020) e Eventual vagas remanescentes (IN nº 04/2020), uma vez que estão contemplados automaticamente;

Os demais estudantes deverão realizar a inscrição para o Auxílio-Permanência em uma única etapa, na qual deverão ser cumpridas  as seguintes orientações:

a) inscrição online;

b) preenchimento e/ou atualização do Questionário Socioeconômico (http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico/);

c) enviar a documentação no ato da inscrição online.

d) estudantes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial do governo federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e que residam em comunidades quilombolas ou indígenas deverão enviar comprovantes no ato da inscrição.

A inscrição será online e deverá ser feita entre os dias 23 de julho a 10 de agosto de 2020 na Central de Seleção do IFMS (http://selecao.ifms.edu.br/), mediante o preenchimento do respectivo formulário, disponível na Página do Candidato(http://selecao.ifms.edu.br/login), e anexação da documentação comprobatória, sempre que necessária.

Preenchimento e/ou atualização do Questionário Socioeconômico (http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico/).

Se o estudante ou membro do grupo familiar for beneficiário de Programa de Transferência de Renda como Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial do governo federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) ou residir em comunidades quilombolas ou indígenas, deverá anexar, no momento da inscrição, um comprovante atual de recebimento do benefício em questão ou de pertencimento à comunidade quilombola ou indígena (Anexo 1 deste Edital).

O estudante que já possui conta bancária deverá anexar, no ato da inscrição online, foto do cartão do banco ou comprovante com os dados bancários em seu nome.

Caso o estudante ainda não possua conta bancária terão o prazo de quatro dias úteis, após o resultado final, para enviar os dados bancários ao endereço o eletrônico da assistente social do campus no qual está matriculado:

CAMPUS

camila.eduardo@ifms.edu.br

Ponta Porã

maria.costa@ifms.edu.br

Os estudantes serão classificados por ordem crescente de renda per capita tendo prioridade:

a)    estudantes pertencentes a núcleos familiares beneficiários do Programa de Transferência de Renda Bolsa Família, Vale Renda, Auxílio Emergencial do governo federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

b)    estudantes que residam em comunidades quilombolas ou indígenas.

Em caso de empate, serão utilizados os seguintes critérios para o desempate:

a)    Ser beneficiário de Programa de Transferência de Renda;

b)    Possuir maior número de integrantes do grupo familiar;

c)     Ter crianças com até seis anos incompletos no mesmo grupo familiar;

d)    Ter a maior idade; e

e)    Não possuir outras modalidades de bolsas acadêmicas.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 19 de agosto de 2020.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 24 de agosto de 2020.

Faça sua inscrição acessando este link: http://selecao.ifms.edu.br/login