O Prodoutoral/CAPES tem por objetivo promover, em nível de doutorado, a qualificação dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com vistas a criar e consolidar grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias, a criar e consolidar programas de pós-graduação já existentes, bem como a fomentar a cooperação acadêmica.

Será concedida 1 (uma) cota de bolsa de doutorado e auxílio moradia.

O valor mensal da bolsa de doutorado é de R$ 2.200,00 (dois mil e duzentos reais) e do auxílio moradia é de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais).

O auxílio moradia somente será concedido ao bolsista que:

a)       realizar o doutorado em instituição situada em município distinto da instituição de origem;

b)       não tenha residência fixa no município onde será realizado o doutorado;

c)       resida no mínimo a 70(setenta) km de distância de onde será realizado o doutorado.

Para participar do Programa, os docentes deverão atender aos seguintes requisitos estabelecidos pela CAPES:

I – pertencer ao quadro docente efetivo do IFMS, em regime de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral ou com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional;

II – estar regularmente matriculado como aluno regular em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, com conceito igual ou superior a 4 (quatro), e enquadrado nas seguintes áreas do conhecimento:

-          Agronomia;

-          Biologia Geral;

-          Ciência da Computação;

-          Engenharia Civil;

-          Engenharia de Materiais e Metalúrgica;

-          Engenharia Elétrica;

-          Física;

-          Matemática;

-           Química.

III – estar afastado integralmente de suas atividades no IFMS durante o período de recebimento da bolsa.

Os candidatos interessados em concorrer às bolsas deverão se inscrever no período previsto no cronograma deste Edital (item 7).

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem protocolar na Central de Relacionamento-CEREL do campus, os seguintes documentos:

a)       Requerimento de Inscrição, conforme Anexo VI em duas vias, sendo uma para protocolo do candidato.

b)      Comprovante de matrícula no segundo semestre de 2015 como aluno regular no curso declarado.

c)       Curriculum Lattes atualizado.

d)      Documentos comprobatórios conforme de Tabela de Pontuação (Anexo I).

e)      Declaração do(s) Docente(s) que assumirá(ão) as atividades de ensino durante o período inicial de  afastamento, com anuência da chefia imediata e da Direção de Ensino (DIREN) do campus (Anexo III).

Toda documentação deverá estar encadernada ou grampeada, paginada, rubricada pelo candidato e ser entregue em envelope fechado e identificado com a frase “Edital 037/2015 – Prodoutoral”, o nome e o campus/local de exercício do candidato.

A avaliação da documentação será realizada pela Pró-Reitoria de Ensino e Pós-graduação - PROEN. A pontuação e a proporção de cada um dos itens avaliados estão disponíveis no Anexo I deste Edital.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação segundo os critérios estabelecidos no Anexo I deste Edital.

Caso haja empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nessa ordem:

a) maior tempo de serviço no IFMS;

b) candidato mais idoso.

Os resultados da seleção serão divulgados no endereço eletrônico do IFMS http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao. Será publicada uma lista classificatória dos selecionados.

A divulgação do resultado preliminar está previsto para o dia 25 de janeiro de 2016. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 1 de fevereiro de 2016.