Este edital tem como objetivo selecionar estudantes de graduação do IFMS interessados em desempenhar as funções de tutor no âmbito da Rede Estadual de Ensino do estado de Mato Grosso do Sul matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e nos 3º anos do Ensino Médio, nas aulas de recomposição da matemática das escolas estaduais, e de forma não-presencial, por meio de acompanhamento utilizando as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação).

Os estudantes selecionados para atuarem como tutor, serão concedidas 2 (duas) bolsas, referente aos meses de outubro e novembro, repassadas pela Fundação de Apoio e de Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul - Fundect conforme portaria Fundect n. 01/2023, de 3 de março de 2023, de modalidade: Capacitação e Transferência de Tecnologia (ACTT).

Serão concedidas bolsas em duas categorias:

Categoria F: No valor de R$ 800,00 (oitocentos reais), para estudantes que assumirem lotação com carga horária entre 10 e 20h semanais, atendendo, pelo menos, seis turmas presencialmente. Em localidades onde o quantitativo de aulas de Recomposição das Aprendizagens em Matemática de turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio é superior a cinco e inferior a dez, o(a) tutor(a) deverá complementar a carga horária com turma de outras séries escolares, até o máximo de 20h semanais.

Categoria G: No valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), para estudantes que assumirem lotação com carga horária até 10h semanais. Em localidades onde o quantitativo de aulas de Recomposição das Aprendizagens em Matemática de turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio é inferior a cinco, o tutor deverá complementar a carga horária com turma de outras séries escolares, até o máximo de 10h semanais.

As lotações dos estudantes selecionados serão realizadas pela Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul - FADEB-MS e Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED-MS.

São requisitos para o estudante se inscrever no processo de seleção e exercer as atividades de tutoria:

a) esteja regularmente matriculado em Curso de Graduação no IFMS, preferencialmente em cursos das áreas de exatas ou licenciaturas;

b) não ter reprovações na unidade curricular de matemática nos últimos 4 semestres; e

c) tenha disponibilidade de 10 horas/semana ou 20 horas/semana para o exercício das atividades de tutoria.

d) Preencher e responder todas as perguntas do formulário de inscrição.

As inscrições deverão ser realizadas online no período entre às 07h do 20/09/2023 até às 23h59 min do dia 25/09/2023, exclusivamente pelo link eletrônico:  Formulário de inscrição

Para inscreverem-se, o candidato deverá se enquadrar nos requisitos previstos no item 3 do Edital de abertura e deverão, em uma única etapa:

Enviar digitalmente, no formato PDF, ou de imagem (JPEG ou PNG), os seguintes documentos:

a) cópia do RG (frente e verso) e Comprovante de Situação Cadastral no CPF;

b) cópia do comprovante de residência recente;

c) foto do cartão ou comprovante com os dados bancários em nome do estudante para pagamento da bolsa; (Exclusivamente do Banco do Brasil)

d) declaração de Disponibilidade (Anexo I) preenchida e assinada.

e) Comprovante de Matrícula, com identificação do curso e período letivo; e

É de responsabilidade exclusiva do estudante a realização do upload da documentação exigida deste edital. Não serão aceitos documentos após o período de inscrição.

Os documentos digitais devem estar legíveis, possibilitando a leitura de todo o seu conteúdo, e apresentar de forma completa as informações solicitadas, sob risco de indeferimento da inscrição

Aquidauana

Campo Grande

Corumbá

Coxim

Dourados

Jardim

Nova Andradina

Naviraí

Ponta Porã

Três Lagoas

A seleção será realizada de forma, exclusivamente, on-line, mediante o envio de documentação via formulário eletrônico, conforme item 4.1 do Edital de abertura.

O candidato deverá preencher todos os pré-requisitos exigidos para candidatar-se a vaga de tutor e enviar via formulário eletrônico toda a documentação exigida.

A classificação e seleção dos candidatos dar-se-á de acordo com a ordem de preenchimento e envio da documentação via formulário eletrônico.

Os candidatos que se classificarem fora do número das vagas ofertadas para a cidade escolhida no formulário, permanecerão em lista de espera, e caso surjam novas vagas poderão ser chamados.

DESCRIÇÃO

DATAS

Publicação do Edital

19/09/2023