Seleção de ideias e/ou projetos de negócios para integrar a TecnoIF – Incubadora de Empresas do IFMS, por meio do seu Sistema de Incubação, em sua Modalidade de Pré-Incubação, nas Unidades TecnoIF implantadas.

A TecnoIF - Incubadora de Empresas do IFMS é um agente facilitador do processo de geração e consolidação de empreendimentos inovadores, por meio da formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFMS em seus aspectos técnicos e gerenciais.

O Sistema de Incubação da TecnoIF possui três modalidades: Pré-Incubação (ideias/projetos de negócios), Incubação (empresas formadas) e Empresa Associada (empresas mentoras, mas que também utilizam os serviços oferecidos pela TecnoIF). Para fins deste edital, consideraremos apenas a Pré-Incubação.

Esta modalidade visa apoiar ideias, propostas ou projetos apresentados por estudantes do IFMS, individualmente ou em grupo. O empreendedor pré-incubado receberá suporte técnico, gerencial e capacitação, visando à formação do seu perfil empreendedor e orientação para a elaboração do Modelo de Negócios - Canvas e Plano de Negócios do seu empreendimento. Dessa forma, a proposta deverá amadurecer a ponto de se tornar um empreendimento com indicadores suficientes nas áreas de Gestão, Tecnologia, Mercado, Capital e Empreendedor.

Poderão concorrer projetos de estudantes regularmente matriculados no IFMS e cursando a partir do 1º semestre, em qualquer um dos cursos oferecidos nos campi participantes deste edital.

Apenas estudantes dos campi com as unidades da TecnoIF já implementadas poderão participar deste edital.

No caso de formação de equipes, compostas por mais de um estudante, ficará a cargo da própria equipe definir o seu representante. Este representante ficará responsável pelo recebimento da bolsa prevista neste edital.

É importante se informar na Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) do campus para verificar se o campus está participando deste edital, ou seja, se o campus já possui uma Unidade da TecnoIF implantada.

Os candidatos às vagas de Pré-Incubação deverão realizar a inscrição via web, por meio do seu cadastro e da ideia/projeto de negócio, preenchendo uma Ficha de Inscrição Online.

A Ficha de Inscrição Online ficará disponível no seguinte endereço https://goo.gl/forms/SSn29YzBw0Zlg1dq2

Será admitida a inscrição somente por meio eletrônico no endereço disponibilizado acima.

Além do cadastro mencionado, para a inscrição no processo de seleção deste edital, são necessários os seguintes documentos relacionados apenas ao representante do projeto:

a) Comprovante de matrícula; e
b) Termo de Compromisso do Empreendedor Bolsista (Anexo II).

Os documentos solicitados deverão ser assinados, digitalizados em arquivo único, no formato PDF, e encaminhados para o e-mail da Coordenação de Empreendedorismo Inovador – Coemi, coemi@ifms.edu.br. No campo assunto do e-mail, deve-se identificar com o título “[Edital de Pré-Incubação 2017] Inscrição de candidatos”. Este envio deverá estar dentro do período previsto para inscrições, conforme cronograma deste edital.

O estudante empreendedor, representante da equipe (se for o caso), selecionado por este edital, receberá uma Bolsa Fomento ao Empreendedorismo Inovador no valor total de R$ 600,00 (seiscentos reais) durante o período de Pré-Incubação. A concessão desta Bolsa visa apoiar o estudante no custeio das despesas com as capacitações previstas neste edital. A Bolsa será concedida em 6 parcelas mensais de R$ 100,00 cada.

Serão concedidas 40 (quarenta) Bolsas para este edital, sendo divididas entre os 10 campi do IFMS. Com isso, serão disponibilizadas 4 (quatro) Bolsas, por campus, sendo 1 (uma) Bolsa por ideia/projeto submetido que atenda aos requisitos de seleção do presente edital.