Processo de seleção de projetos de pesquisa e de indicação dos estudantes que participarão do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (PITEC) nas categorias estudante bolsista e estudante voluntário, para o período de agosto de 2020 a julho de 2021.

O presente edital tem por objetivo fomentar a pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico do IFMS, por meio da seleção de projetos de pesquisa e indicação de estudantes a serem vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica do IFMS (Pitec)

Este Edital prevê a concessão de Bolsas CNPq, Bolsas IFMS e Apoio e Incentivo a Pesquisa e Inovação conforme tipo de programa indicado para o plano de trabalho no ato de submissão do projeto de pesquisa.

As Bolsas CNPq serão concedidas em conformidade com as diretrizes do CNPq e do Pitec/IFMS e Tabela de Valores de Bolsas no País do CNPq, conforme tipo de programa e bolsas.

As Bolsas IFMS serão concedidas em conformidade com as diretrizes do Pitec/IFMS e seus valores terão como referência aqueles estabelecidos pelo CNPq em sua Tabela de Valores de Bolsas no País, conforme tipo de programa e bolsas.

Os projetos de pesquisa não contemplados com bolsas serão considerados aprovados na categoria voluntário.

Este Edital prevê a concessão de Apoio e Incentivo a Pesquisa e Inovação, proveniente do Auxílio de Acesso a Inovação, Ciência e Tecnologia para o custeio de despesas com o desenvolvimento do projeto de pesquisa.

O coordenador do projeto de pesquisa poderá solicitar o Apoio, observando o que dispõe o item 3 do edital.

Os projetos beneficiados com o Apoio e Incentivo a Pesquisa e Inovação serão aqueles com conceito na avaliação final “Recomendado” e que tiverem melhor classificação no resultado final, independente da categoria do estudante indicado para desenvolver a pesquisa (bolsista ou voluntário) e conforme disponibilidade de recursos.

Para participar da seleção e indicação previstos neste edital, os interessados devem atender aos requisitos previstos nos itens 5 e 6 do edital no que diz respeito ao Coordenador de Projeto, Pesquisador (Orientador) e Estudante (Bolsista ou Voluntário).

 

A submissão dos projetos deve ser realizada pelo Coordenador de Projeto, EXCLUSIVAMENTE, via Internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos disponivel no SUAP do IFMS, no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br/, conforme período previsto para esta etapa no cronograma apresentado no item 4 deste Edital.

Os Projetos de pesquisa submetidos com ausência de informações e/ou documentos obrigatórios descritos na item 8 deste Edital, não serão homologados.