As Feiras de Ciência e Tecnologia são eventos que integram extensão, pesquisa e inovação dos campi do IFMS, assim organizadas de forma virtual:

Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq), organizada pelo Campus Aquidauana, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec), organizada pelo Campus Campo Grande, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan), organizada pelo Campus Corumbá, será realizada nos dias 19/10, e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx), organizada pelo Campus Coxim, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran), organizada pelo campus Dourados, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste), organizada pelo Campus Jardim, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi), organizada pelo Campus Naviraí, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), organizada pelo Campus Nova Andradina, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron), organizada pelo Campus Ponta Porã, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

.Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel), organizada pelo Campus Três Lagoas, será realizada nos dias 19/10 e 20/10/2020.

Os trabalhos de pesquisa deverão ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (categoria Nível Fundamental), e do Ensino Médio ou do Técnico Integrado de Nível Médio (categoria Nível Médio), das instituições de ensino públicas ou privadas dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS, no Estado de Mato Grosso do Sul, conforme relação apresentada no Anexo 1 deste edital.

Os egressos dos cursos Técnicos Integrados de Nível Médio do IFMS, que tenham concluído seus cursos após novembro de 2019 podem inscrever seus trabalhos.

Cada trabalho deve ter no mínimo um orientador e um estudante e no máximo um orientador, um coorientador e três estudantes, do ensino médio, do técnico integrado de nível médio ou do ensino fundamental.

O orientador deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

Aos estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, cabe a participação como co-orientador, caso haja interesse.

Os elementos do trabalho a serem avaliados na inscrição e apresentação, itens 4 e 7, respectivamente, devem atender às normas de formatação descritas no item 6 deste edital.

A escola, a qual o estudante está devidamente matriculado, deve estar contida na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido; no Anexo 1 apresenta-se a relação dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS.

Os trabalhos deverão estar inseridos em uma das áreas/subáreas listadas abaixo:

  1. CBS - Ciências Biológicas e da Saúde: Biologia Geral; Genética; Botânica; Zoologia; Ecologia; Morfologia; Fisiologia; Bioquímica; Biofísica; Farmacologia; Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Medicina; Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Nutrição; Saúde Coletiva; Fonoaudiologia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação Física.
  2. CET - Ciências Exatas e da Terra: Matemática; Probabilidade e Estatística; Ciência da Computação; Astronomia; Física; Química; GeoCiências; Oceanografia.
  3. CHSAL - Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística: Direito; Administração; Economia; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Demografia; Ciência da Informação; Museologia; Comunicação; Serviço Social; Economia Doméstica; Desenho Industrial; Turismo; Filosofia; Sociologia; Antropologia; Arqueologia; História; Geografia; Psicologia; Educação; Ciência Política; Teologia; Lingüística; Letras; Artes.
  4. CAE - Ciências Agrárias e Engenharias: Agronomia; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola; Zootecnia; Medicina Veterinária; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia de Minas; Engenharia de Materiais e Metalúrgica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia Sanitária; Engenharia de Produção; Engenharia Nuclear; Engenharia de Transportes; Engenharia Naval e Oceânica; Engenharia Aeroespacial; Engenharia Biomédica.
  5. MDIS - Multidisciplinar: Projetos com mais de uma área de conhecimento predominante.

A inscrição do trabalho de pesquisa é gratuita e deve ser realizada pelo orientador, exclusivamente via Internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, cujo acesso será disponibilizado na área das respectivas feiras no portal da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS no endereço eletrônico (http://www.ifms.edu.br/semanact), no período previsto no item 9deste Edital.

O processo de inscrição envolve o cadastro das informações sobre o trabalho, bem como do orientador e demais autores, além das submissões do Resumo Expandido, elaborado de acordo com o modelo disponibilizado no Anexo 2, conforme orientações contidas no item 6 deste edital e do vídeo do projeto apresentado pelo (s) estudante (s).

O processo de inscrição envolve a gravação e envio do vídeo do projeto, apresentado pelos estudantes participantes da proposta.

As inscrições: com dados inconsistentes, documentação incompleta; entregues fora do prazo; com arquivos digitais corrompidos; em municípios não pertencentes à área de abrangência dos campi; ou que não atendam aos padrões descritos nos itens 5 e 6 deste edital, serão desclassificadas.

As pesquisas que envolvam experimentação com seres humanos ou animais, ou que utilizem técnicas de engenharia genética ou organismos geneticamente modificados, devem ser devidamente respaldadas por um Comitê de Ética Pertinente, conforme legislação vigente, sendo esta providência de responsabilidade do orientador do Projeto, antes da realização da pesquisa.

Não há limites de inscrição de trabalhos por orientador.

A análise da documentação e homologação das inscrições serão realizadas pela Comissão Organizadora de cada feira. A avaliação do Resumo Expandido será realizada por servidores do IFMS e pesquisadores credenciados pela Comissão Organizadora.

Todos os projetos serão submetidos a uma pré-avaliação de caráter eliminatório; os projetos vinculados ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica - Pibic dos Campi onde ocorrem as Feiras, também deverão passar pela pré-avaliação e seguir as sugestões por ela feitas, sendo isentos, no entanto, do caráter eliminatório.

A Comissão Organizadora selecionará os projetos submetidos para participação em cada Feira com base nas avaliações, na quantidade de projetos submetidos por categoria e na distribuição de estudantes por nível de escolaridade.

Na avaliação dos Resumos Expandidos serão considerados: aspectos de criatividade e inovação; conhecimento científico do tema; organização e clareza de ideias; uso adequado do método científico e adequação à norma culta de linguagem.

Caso seja constatado plágio, a qualquer momento, o trabalho será desclassificado.

O resultado da seleção será divulgado por meio de edital publicado no portal da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS no endereço eletrônico (http://www.ifms.edu.br/semanact), na Central de Seleção do IFMS (http//www.ifms.edu.br/centraldeselecao), conforme cronograma previsto no item 9 deste edital.

Os trabalhos selecionados nesta etapa deverão providenciar os itens necessários para apresentação nas Feiras de Ciência e Tecnologia organizadas pelo IFMS: Resumo expandido; Relatório, Vídeo, Apresentação Oral, Caderno de Campo, Maquete/Protótipo (quando previsto no projeto), conforme orientações contidas no item 6 deste edital.

A Comissão Avaliadora será composta por professores e pesquisadores oriundos de universidades, institutos federais, escolas públicas e privadas, instituições de pesquisa e demais órgãos públicos afins, sendo de responsabilidade de cada feira elaborar seu quadro de avaliadores ad hoc. As áreas de conhecimento dos avaliadores serão as mais diversas para atestar a qualidade dos trabalhos.

O avaliador pode participar somente da avaliação dos projetos que não tenha nenhum tipo de vínculo, como forma de manter a lisura do processo.

Todos os estudantes devem apresentar seus trabalhos atendendo o que dispõe o item 6 deste edital.