Processo seletivo para ingresso como estudante no curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica – 2019/2º Semestre, dos campi Aquidauana, Campo Grande e Corumbá.

O Curso destina-se à formação de professores e/ou especialistas da Educação Profissional, Científica e Tecnológica, para servidores não licenciados do IFMS ou em exercício provisório na Instituição, e para o público externo (ambos portadores de diploma de Ensino Superior).

Será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais nos campi do IFMS. 

O Curso será realizado no prazo de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 5 do edital de abertura.

A inscrição é gratuita e deverá ser efetuada em duas etapas:

1. efetivação da inscrição por meio da Página do Candidato, no período de 25/06/2019 a 10/07/2019. 

2. confirmação da inscrição feita pessoalmente pelo candidato na Central de Relacionamentos (Cerel) do campus a que se pretende concorrer a vaga, mediante apresentação do comprovante de inscrição gerada por meio da Página do Candidato e documento de identificação com foto. O prazo para a confirmação da inscrição expira em 11/07/2019.

No ato da inscrição, o candidato deve informar se é servidor ou público externo, bem como o campus a que se pretende concorrer a vaga.

Na efetivação da inscrição, será gerado um número que deverá ser guardado pelo candidato.

As informações prestadas são de inteira responsabilidade do candidato.

As inscrições serão homologadas em data prevista no cronograma apresentado no item 5 do Edital de abertura.

São ofertadas vagas nos campi AquidauanaCampo Grande e Corumbá, 50% destas destinadas aos servidores permanentes não licenciados do IFMS ou em exercício provisório na instituição e 50% destinadas ao público externo, portadores de diploma de Ensino Superior, que pretendam obter certificação como Especialista em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

CAMPUS

ENDEREÇO

VAGAS

HORÁRIO DE AULAS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA CEREL*

Aquidauana

Rua José Tadao Arima, 222, Bairro Ycaraí – Aquidauana/MS – CEP: 79200-000

30

Terças e Quartas-feiras das 18h50 às 22h45

07h às 12h

 

13h às 17h

 

   18h às 22h

Campo Grande

Rua Taquari, 831, Bairro Santo Antônio – Campo Grande/MS – CEP: 79100-510

20

Terças e quintas-feiras, das 19h às 22h

09h às 12h

 

14h às 16h

 

18h às 20h

Corumbá

Rua Pedro de Medeiros, s/n, Bairro Popular Velha – Corumbá/MS – CEP: CEP 79310-110

40

Quartas e Quintas-feiras, das 18h às 23h

07h30 às 21h30

A seleção será feita mediante sorteio eletrônico, observando-se o limite máximo de vagas previstas no item 2.2 do Edital de abertura.

O sorteio eletrônico visa classificar todos os candidatos com inscrições homologadas e será realizado para dois públicos:

a) servidores do IFMS ou em exercício provisório na Instituição, portadores de diploma de Ensino Superior.

b) público externo, portadores de diploma de Ensino Superior.

O sorteio eletrônico será realizado em local e horário a ser divulgado conforme cronograma apresentado no item 5 do Edital de abertura e será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência.

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 5, presencialmente, na Central de Relacionamento (Cerel) do campus para o qual se inscreveu (endereço item 2.2).

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo, em duas vias (cópia e original para a conferência e autenticação no local):

a) Requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo 2);

b) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

c) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

d) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;

e) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f) Foto 3x4;

g) Declaração de comprovação de atual exercício na profissão docente na Educação Profissional Técnica de nível médio ou comprovante de aprovação em concurso público para exercício da docência na citada área (para os candidatos que queiram equivalência à licenciatura, como disposto no item 1.2 deste edital). Para os candidatos que não queiram equivalência à licenciatura, entregar somente o Diploma de graduação, ou documento equivalente a este, conforme alínea “b” do item 8.2;

h) Comprovante  de  preenchimento  do  Questionário  Socioeconômico  disponível  no

endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

 

Além da apresentação da documentação arrolada no item 8.1, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

 

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula (exceto alínea g do item 8.2) será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados por sorteio.

Caso haja desistências de vagas até a segunda semana após o início das aulas, serão convocados para realizar matrícula os próximos da lista de candidatos classificados por sorteio, até o preenchimento do número de vagas ofertadas.