Processo seletivo do curso de Especialização em Estratégias para Conservação da Natureza – 2021/2º Semestre, do campus Corumbá.

Este edital estabelece a regras para a oferta de vagas que serão distribuídas entre dois públicos distintos:

a) Policiais militares florestais de todo o território nacional;

b) Civis residentes nos municípios de Corumbá ou Ladário.

O curso será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 400 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no campus.

A duração do curso será de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 5 do edital de abertura.

São ofertadas, ao todo, 35 vagas para o curso de Especialização em Estratégias para a Conservação da Natureza, do campus Corumbá, divididas da seguinte maneira:

1) 35 vagas a serem preenchidas por policiais militares florestais portadores de diploma de ensino superior e conforme critérios estabelecidos pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul juntamente com o Instituto Homem Pantaneiro - IHP, em consonância com o item 2.2 do edital de abertura;

2) 5 vagas para público civil residente nos municípios de Corumbá ou Ladário portadores de diploma de ensino superior.

A inscrição deverá ser feita, exclusivamente, pelos candidatos que concorrerão às vagas destinadas ao público civil (5 vagas), por meio da internet, na Página do Candidato, no período de 21/07 a 01/08/2021.

No ato da inscrição, o candidato deve anexar os seguintes documentos:

a) Comprovante de residência nos municípios de Corumbá ou Ladário, no nome do candidato, expedido nos últimos 60 dias, podendo ser conta de água, luz, telefone ou internet; e

b) Diploma de graduação (ou documento equivalente).

Já a definição dos candidatos militares ocorrerá no âmbito dos comandos regionais da polícia militar segundo critérios pré-estabelecidos pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul juntamente com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), conforme o Acordo de Cooperação Técnica nº 031/2019 celebrado entre este e o IFMS.

As inscrições serão homologadas em data prevista no cronograma apresentado no item 5 do Edital de abertura.

A seleção para a definição das vagas destinadas ao público civil (5 vagas) será feita em duas etapas:

a) Conferência da documentação exigida para as inscrições, conforme item 3.2.1 do edital de abertura;

b) Sorteio eletrônico, conforme previsto no item 4 do edital de abertura, para o estabelecimento da classificação dos candidatos que obtiverem sua inscrição deferida.

O sorteio eletrônico será transmitido via internet por meio de canais oficiais do IFMS em data e horário a ser confirmado, confrome disposto no item 5 (Cronograma) do edital de abertura.

Já a definição da lista dos candidatos militares ocorrerá internamente, no âmbito corporativo da Polícia Militar, e observará critérios estabelecidos pelo Comando Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul e Instituto Homem Pantaneiro - IHP, conforme prevê o item 2.2 de edital de abertura.

Na homologação do resultado será publicada uma chamada com os candidatos aprovados, tanto militares quanto civis, para a realizarem as matrículas no período de 23 a 28/08/2021.

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/

A documentação para a realização da matrícula deverá ser apresentada como descrito abaixo:

a) Requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo 1);

b) Diploma de graduação, ou documento que comprove sua conclusão (condicionada a apresentação do diploma até o término do primeiro módulo do curso);

c) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

d) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;

e) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f) Foto 3x4;

h) Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Além da apresentação da documentação arrolada no item 9.2, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

Para a matrícula dos candidatos militares, conforme lista apresentada pelo IHP, além dos documentos arrolados acima, deve-se apresentar documento que comprove vínculo profissional como policial militar florestal.

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo.

Caso haja vagas remanescentes até a segunda semana após o início das aulas, as mesmas serão ocupadas por candidatos militares, mediante a publicação de chamada, conforme nova lista que será encaminhada pelo IHP ao IFMS.

ETAPA

DATA/PERÍODO

OBSERVAÇÃO

Lançamento do Edital