O Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino que tem como objetivo apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados pelo IFMS.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para a integralização dos cursos, pois contribui significativamente para a formação dos estudantes.

O presente edital tem por objetivo selecionar estudantes, COM PROPOSTAS JÁ APROVADAS DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC), a serem apoiados com auxílios tendo como referência a Política de Apoio ao Ensino do IFMS por meio do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e Cursos de Graduação no âmbito do IFMS para o primeiro semestre de 2018.

Os recursos destinados à Política de Apoio ao Ensino são oriundos do orçamento geral do IFMS e seu montante é definido no planejamento orçamentário.

O processo seletivo de concessão de auxílio para TCC destina-se a fornecer auxílios no montante de até R$ 20.000,00 (vinte mil reais), a serem distribuídos entre estudantes do IFMS, no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), em parcela única, para os estudantes dos Cursos Técnicos e R$ 300,00 (trezentos reais), em parcela única, para os estudantes dos Cursos de Graduação do IFMS, que estejam com projetos de TCC aprovados.

O auxílio será depositado (pela Diretoria de administração - DIRAD do campus) na conta corrente ou conta-poupança do estudante, para isso, o mesmo deve possuir, em seu nome, conta corrente ou conta-poupança.

Nos casos em que o estudante já receba algum tipo de Auxílio do IFMS, em conta corrente ou conta-poupança, esta também poderá ser utilizada para receber o auxílio.

Serão ofertados para o primeiro semestre de 2018 até 91 (noventa e um) auxílios para estudantes dos cursos técnicos, e até 21 (vinte e um) auxílios para estudantes dos cursos de graduação, prioritariamente aos de renda per capita não excedente a um salário mínimo e meio (1,5), distribuídos proporcionalmente entre os campi, a partir do percentual de estudantes matriculados no Sistec, conforme o quadro abaixo:

Auxílios para Cursos Técnicos

Auxílios para Cursos de Graduação

Aquidauana

Campo Grande

Corumbá

Coxim

Dourados

Jardim

Naviraí

Nova Andradina

Ponta Porã

Três Lagoas

*Caso o número de auxílios ofertados seja maior que o número de candidatos aptos, de acordo com os critérios previstos neste edital, poderá ser remanejado entre os cursos técnicos e de graduação do mesmo campus.

Poderão submeter-se a este edital os estudantes dos Cursos Técnicos e dos Cursos de Graduação, que tenham propostas aprovadas de trabalhos de conclusão de curso (TCC).

Toda proposta de projeto de TCC submetida a este edital deverá:

I. conter a Declaração de aprovação da proposta de TCC (Anexo II);

II. possuir aceite do professor orientador, que será responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho, conforme Anexo II;

III. ter aprovação prévia da Coordenação de Curso/Eixo, de acordo como os procedimentos definidos no âmbito do curso, conforme Anexo II;

IV. atender ao Regulamento de TCC dos Cursos Técnicos ou dos Cursos de Graduação;

V. estar formatada de acordo com a estrutura do Anexo IV para os Cursos Integrados, ou Anexo V, para os Cursos de Graduação

As inscrições para concessão de auxílio TCC para o primeiro semestre de 2018 serão realizadas entre os dias 23 e 27 de abril de 2018.

Os estudantes que concorreram ao edital do Programa de Assistência Estudantil do IFMS no ano de 2018 (Edital n°012/2018) deverão preencher e assinar o Anexo X, declarando ter a renda per capita exigida (conforme item 5.2 deste edital).

Para a inscrição presencial o candidato deverá dirigir-se à Central de Relacionamento (CEREL) do campus em que deseja se inscrever e apresentar os seguintes documentos:

1. Ficha de inscrição, conforme Anexo I;
  2. Declaração de aprovação da proposta de TCC devidamente preenchida e assinada, conforme Anexo II;
  3. Proposta de projeto de TCC de acordo os Anexos IV ou V;
  4. Cópia do cartão da conta corrente ou poupança;
  5. Anexo X preenchido e assinado;
  6. Original e cópia de documento de identificação com foto, e;
  7. Original e cópia do CPF.

Para a etapa de entrega da documentação de comprovação de renda per capita, deverá ser observado o disposto no item 8 deste edital.

A seleção e classificação das propostas serão realizadas em três etapas:

I.  pelo Coordenador de Curso/Eixo e Direção de Ensino (DIREN) do campus:

a)  análise do atendimento aos critérios de inscrição (anexo I e II),  da proposta de TCC (anexo IV ou V) e cópia da documentação exigida no item 6.3;

b)  envio de lista de estudantes que atenderam aos critérios de inscrição à Assistente social ou servidor designado pelo Diretor Geral e/ou Comissão da Assistência Estudantil;

II. pela Assistente social do campus ou servidor designado pelo Diretor Geral e/ou Comissão da Assistência Estudantil:

a)  análise de renda per capita dos estudantes (que declararam ter renda per capita até um salário mínimo e meio (1,5) vigente;

b)   envio da classificação  dos estudantes por faixa de renda per capita ao Coordenador de Curso/Eixo ;

III.  pelo Coordenador de Curso/Eixo e Direção de Ensino (DIREN) do campus:

a)   classificação final das propostas.

Os estudantes com renda per capita não excedente a um salário mínimo e meio (1,5) vigente terão prioridade na concessão dos auxílios destinados neste edital.

O resultado preliminar do edital será divulgado no dia 15 de maio de 2018, no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/ com a relação por campus, dos estudantes selecionados.

Será divulgada dia 21 de maio de 2018, no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/, a relação, por campus, dos estudantes contemplados com a concessão de auxílio de TCC