O Programa de Monitoria é uma das iniciativas do Programa de Acesso, Permanência e Êxito dos Cursos Técnicos e de Graduação, cujo objetivo principal é apoiar as atividades que contribuam para o fortalecimento dos cursos ofertados no IFMS.

Destina-se à seleção de estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFMS para concessão de auxílios ao exercerem a função de monitor.

O estudante monitor selecionado desenvolverá as atividades de monitoria em período de 8h semanais.

O estudante do curso técnico receberá auxílio no valor de R$ 150,00 mensais e o estudante do curso superior receberá auxílio no valor de R$ 200,00 mensais e terá vigência no primeiro semestre de 2018, com a primeira parcela referente a abril de 2018.

Serão ofertadas 195 (cento e noventa e cinco) vagas, distribuídas por campus, turno e áreas, conforme quadros a seguir:

Somente poderão candidatar-se a uma vaga no Programa de Monitoria do IFMS, os estudantes regularmente matriculados nos cursos que:

- Estejam cursando, no mínimo, o 2º (segundo) período;

- Tenham sido aprovados nas unidades curriculares que caracterizam a área da monitoria pretendida;

- Declarem haver compatibilidade entre os horários de suas atividades acadêmicas e os propostos para o desenvolvimento da monitora;

- Não tenham sido monitores nos últimos 4 (quatro) semestres consecutivos;

- Não tenham desistido da atividade de monitoria anteriormente;

- Não estejam respondendo a Processo Disciplinar Discente.

As inscrições para o processo de seleção do Programa de Monitoria do IFMS serão realizadas no período de 13 a 16 de março de 2018, na cerel dos respectivos campi do IFMS.

Para a inscrição, o estudante deverá apresentar os seguintes documentos:

1. Requerimento de inscrição (disponível no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/);
  2. Histórico escolar parcial (para calcular o Coeficiente de Rendimento do estudante);
  3. Original e cópia de documento de identificação com foto;
  4. Original e cópia do CPF.

O estudante poderá se candidatar apenas para uma área.

Caso o candidato efetue sua inscrição em mais de uma área, será considerada válida apenas a última inscrição em ordem cronológica.

É necessário que o candidato entregue duas cópias da ficha de inscrição, com a finalidade de receber um protocolo de confirmação da inscrição.

A seleção dos monitores será realizada pelo Diretor de Ensino (ou servidor por ele indicado), pelo Coordenador de Curso/Eixo e por docente das áreas contempladas, preferencialmente o professor orientador da monitoria.

A entrevista individual com cada candidato inscrito será realizada entre os dias 20 a  23 de março de 2018, ocasião em que será pontuada de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) a disponibilidade do candidato, o interesse pela área, o perfil para a atividade de monitor, a desenvoltura, entre outros.

Para a seleção dos monitores, será considerada a média da nota da entrevista e o Coeficiente de Rendimento do estudante, considerando apenas as unidades curriculares da área em que o estudante está concorrendo.

Caso ocorra empate entre estudantes o desempate será feito com base na maior idade.

Os estudantes serão classificados em ordem decrescente de pontuação.

O resultado preliminar do edital com todos os estudantes selecionados por campus será divulgado no dia 26 de março de 2018, no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/.

A Divulgação do resultado final dos monitores selecionados será no dia 29 de março de 2018, no endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/.