Processo seletivo de propostas para a participação de meninas e mulheres, estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), em pesquisas científicas.

Este Edital tem como objetivos:

1. apoiar projetos voltados à pesquisa aplicada que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação, por meio do estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres na ciência, em especial nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação;

2. apoiar projetos que visem estimular a formação de meninas e mulheres nas várias áreas da pesquisa aplicada, em especial nas ciências exatas, engenharias e computação, despertando o interesse vocacional das estudantes do ensino médio técnico e do ensino superior para profissões vinculadas a essas áreas e para a pesquisa científica e tecnológica; e

3. combater a evasão, que ocorre principalmente nos primeiros anos, das estudantes dos cursos de ensino médio técnico e de graduação nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação.

São requisitos necessários ao coordenador:

• ser servidor docente do quadro de pessoal permanente do IFMS;
  • possuir, pelo menos, o título de mestre;
  • não estar licenciado/afastado do IFMS;
  • possuir currículo cadastrado e atualizado no mínimo há 6 (seis) meses na Plataforma Lattes do CNPq, contemplando sua produção acadêmico-científica dos últimos 3 (três) anos (http://lattes.cnpq.br);
  • participar, preferencialmente, de Grupo de Pesquisa cadastrado e certificado pelo IFMS no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq (DGP/CNPq); e
  • não estar em pendência com programas geridos pela Propi ou por outras instâncias do IFMS.

A avaliação do mérito científico e/ou tecnológico e de execução dos projetos será realizada por avaliadores ad hoc do Banco de Avaliadores Externos e Internos do IFMS.

Os critérios para classificação das propostas quanto ao mérito técnico-científico e sua adequação orçamentária estão dispostos no item 9.7 deste edital.

As propostas aprovadas neste Edital poderão ser financiadas com recursos no valor global de R$ 57.000,00 (cinquenta e sete mil reais), sendo destinados R$ 9.000,00 (nove mil reais) para itens de custeio e R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais) para bolsas de pesquisa.

Cada proposta poderá indicar até 2 (duas) estudantes bolsistas, podendo ser 1 (uma) Pibic e 1 (uma) Pibic-EM ou 2 (duas) Pibic-EM.

A quantidade de bolsas oferecidas neste Edital será de:

Nº de Bolsas

Pibic EM

Pibic

Pibic AF

A submissão de propostas de que trata este Edital deverá ser realizada pelo coordenador, exclusivamente, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) do IFMS (http://suap.ifms.edu.br/), conforme item 15 (Cronograma) deste Edital.

Período/data

Lançamento do Edital

11/02/2021

Prazo para impugnação do Edital