Processo seletivo do curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica – 2021/1º Semestre, do campus Campo Grande.

Este edital destina-se a selecionar candidatos para as vagas que serão ofertadas para três públicos distintos:

a) Servidor do IFMS;

b) Professor da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - REME-CG - que não possuam título em curso de pós-graduação;

c) Público externo.

O curso será desenvolvido em regime modular, com carga horária de 360 horas, acrescidas de 60 horas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), organizado em encontros presenciais no campus.

A duração do curso será de 18 a 24 meses, tendo como início a data prevista no cronograma apresentado no item 5 do edital de abertura.

A inscrição é gratuita e será efetuada exclusivamente pela internet, conforme período previsto para esta etapa no cronograma apresentado no item 5.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o endereço eletrônico https://forms.gle/Nnq3FXhCDZEZXpVP8, preencher o formulário de inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deve informar a que público se enquadra: (1) servidor do IFMS; (2) professor da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – REME; ou (3) público externo.

São ofertada, ao todo, 40 vagas para o curso do campus Campo Grande, divididas da seguinte maneira:

1) quinze (15) vagas destinadas a servidores do IFMS ou em exercício provisório nesta instituição;

2) dez (10) vagas destinadas a Professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande - Reme - que não possuam título em curso de pós-graduação;

3) quinze (15) vagas ao público externo.

Para participar do processo seletivo, o candidato deve possuir de curso superior, em qualquer área de formação.

A seleção será feita mediante sorteio eletrônico, observando-se o limite máximo de vagas previstas no item 2.2

O sorteio eletrônico visa classificar todos os candidatos com inscrições homologadas, respeitando o número de vagas destinado a cada categoria de público, conforme disposto abaixo:

a) 15 vagas para servidores do IFMS;

b) 10 vagas para professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande; e

c) 15 vagas para o público externo.

No caso de não preenchimento das vagas destinadas a servidores do IFMS ou a professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, as mesmas serão remanejadas para os inscritos na categoria de público externo.

O sorteio eletrônico será transmitido via internet por meio de canais oficiais do IFMS em data e horário a ser confirmado, confrome disposto no item 5 (Cronograma) do edital de abertura.

Os candidatos contemplados com a vaga deverão realizar suas matrículas conforme cronograma apresentado no item 5, exclusivamente pelo sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/.

Documentos necessários à efetivação da matrícula::

a) Requerimento de matrícula, preenchido e assinado (Anexo 2);

b) Diploma de graduação;

c) Comprovante de quitação com as obrigações militares (para candidatos do sexo masculino);

d) Documento comprobatório de que o candidato está em efetivo exercício da docência na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande – REME, assinado pela direção da escola em que exerce a atividade (obrigatório apenas para professores da REME);

e) Cópia do holerite (obrigatório apenas para professores da REME);

f) Carteira de Identidade ou outro documento oficial de identificação com foto;

g) Cadastro de Pessoa Física (CPF);

h) Foto 3x4;

i) Comprovante  de  preenchimento  do  Questionário  Socioeconômico  disponível  no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Além da apresentação da documentação arrolada acima, o candidato deve estar quite com a justiça eleitoral, para a efetivação da matrícula.

O candidato selecionado que não apresentar todos os documentos exigidos no ato da matrícula será eliminado do processo seletivo, sendo convocado o próximo da lista de candidatos classificados por sorteio.

Caso haja desistências de vagas até a segunda semana após o início das aulas, serão convocados para realizar matrícula os próximos da lista de candidatos classificados por sorteio, até o preenchimento do número de vagas ofertadas.

A Escola de Governo ficará responsável por informar se os candidatos sorteados para as vagas destinadas a professores da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande são servidores públicos municipais e estão em efetivo exercício da atividade docente.

ETAPA

DATA/PERÍODO

OBSERVAÇÃO

Lançamento do Edital