Observação: A leitura das informações aqui apresentadas não substitui a leitura do Edital nº 052/2023, bem como o acompanhamento e conhecimento da publicação de seus resultados e de eventuais notas informativas ou de retificação em seu âmbito.


O processo seletivo de propostas para as Feiras de Ciência e Tecnologia, a serem realizadas durante a Semana de Ciência e Tecnologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, edição 2023.

 As Feiras de Ciência e Tecnologia são eventos que integram extensão, pesquisa e inovação dos campi do IFMS, assim organizadas:

      1. Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq), organizada pelo Campus Aquidauana, será realizada de 2/10 a 3/10/2023.

      2. Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec), organizada pelo Campus Campo Grande, será realizada de 5/10 a 7/10/2023.

      3. Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan), organizada pelo Campus Corumbá, será realizada de 5/10 a 6/10/2023.

      4. Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx)organizada pelo Campus Coxim, será realizada de 3/10 a 6/10/2023.

      5. Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran), organizada pelo Campus Dourados, será realizada de 3/10 a 7/10/2023.

      6. Feira de Ciência e Tecnologia da Região Sudoeste em Jardim (Fecioeste), organizada pelo Campus Jardim, será realizada de 2/10 a 3/10/2023.

      7. Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí (Fecinavi), organizada pelo Campus Naviraí, será realizada de 4/10 a 6/10/2023.

      8. Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), organizada pelo Campus Nova Andradina, será realizada de 3/10 a 4/10/2023.

      9. Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron), organizada pelo CampusPonta Porã, será realizada de 3/10 a 4/10/2023.

      10. Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel), organizada pelo Campus Três Lagoas, será realizada nos dias de 4/10 a 6/10/2023.


Observação: A leitura das informações aqui apresentadas não substitui a leitura do Edital nº 052/2023, bem como o acompanhamento e conhecimento da publicação de seus resultados e de eventuais notas informativas ou de retificação em seu âmbito.


3. REQUISITOS

3.1 Os trabalhos de pesquisa deverão ser produzidos por estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental (categoria Nível Fundamental) e por estudantes do Ensino Médio ou do ensino Técnico Integrado de Nível Médio (categoria Nível Médio), das instituições de ensino públicas ou privadas dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS.

3.1.1. As Feiras de Ciência e Tecnologia poderão aceitar trabalhos de outros estados Brasileiros e de outros países.

3.1.2. Os critérios de distribuição de premiações ficarão a cargo das comissões organizadoras de cada campus desde que obedecidos os critérios do item 8 do presente edital.

3.1.3. Os projetos premiados com credenciamento para outros eventos não terão garantia alguma de fomento para participar dos eventos para os quais tiverem sido credenciados.

3.1.4. Os egressos dos cursos Técnicos Integrados de Nível Médio do IFMS, que tenham concluído seus cursos após novembro de 2022 podem inscrever seus trabalhos.

3.2 Os trabalhos deverão obedecer às etapas de submissão e avaliação contidas no cronograma item 9 deste edital.

3.2.1 Os trabalhos só poderão ser apresentados nas Feiras de Ciência e Tecnologia se cumprirem as etapas de submissão contidas no item 4.2 deste edital.

3.3 Cada trabalho deve ter:

a) no mínimo, um(a) orientador(a) e um(a) estudante; e

b) no máximo, um(a) orientador(a), um(a) coorientador(a) (que pode ser: aluno(a) da graduação, aluno(a) da pós-graduação, técnico(a)-administrativo(a) ou docente); e cinco estudantes, se for trabalho do ensino fundamental, e três estudantes para os trabalhos do ensino médio e do técnico integrado de nível médio.

3.4 O(A) orientador(a) deve ter vínculo empregatício com instituições de ensino ou ser servidor público.

3.4.1 Aos estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid, cabe a participação como coorientadores, caso haja interesse.

3.5 Os elementos do trabalho a serem avaliados na inscrição e apresentação, itens 4 e 7, respectivamente, devem atender às normas de formatação descritas no item 6 deste edital.

3.6 A escola na qual o(a) estudante está devidamente matriculado(a) deve estar contida na área de abrangência do campus onde o trabalho está sendo submetido; no Anexo I, apresenta-se a relação dos municípios da área de abrangência dos campi do IFMS.

3.7 Os trabalhos deverão estar inseridos no primeiro Nível – Colégios: Ciências da Vida; Humanidade; e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar - e/ou Segundo Nível: Grandes Áreas - conforme indicação da Capes listadas abaixo (ver em: Sobre as áreas de avaliação, Capes):

  1. CBS - Ciências Biológicas e da Saúde: Biologia Geral; Genética; Botânica; Zoologia; Ecologia; Morfologia; Fisiologia; Bioquímica; Biofísica; Farmacologia; Imunologia; Microbiologia; Parasitologia; Medicina; Odontologia; Farmácia; Enfermagem; Nutrição; Saúde Coletiva; Fonoaudiologia; Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Educação Física.

  2. CET - Ciências Exatas e da Terra: Matemática; Probabilidade e Estatística; Ciência da Computação; Astronomia; Física; Química; GeoCiências; Oceanografia.

  3. CHSAL - Ciências Humanas; Sociais Aplicadas e Linguística e Artes: Direito; Administração; Economia; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Demografia; Ciência da Informação; Museologia; Comunicação; Serviço Social; Economia Doméstica; Desenho Industrial; Turismo; Filosofia; Sociologia; Antropologia; Arqueologia; História; Geografia; Psicologia; Educação; Ciência Política; Teologia; Linguística; Letras; Artes.

  4.  CAE - Ciências Agrárias e Engenharias: Agronomia; Recursos Florestais e Engenharia Florestal; Engenharia Agrícola; Zootecnia; Medicina Veterinária; Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca; Ciência e Tecnologia de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia de Minas; Engenharia de Materiais e Metalúrgica; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia Sanitária; Engenharia de Produção; Engenharia Nuclear; Engenharia de Transportes; Engenharia Naval e Oceânica; Engenharia Aeroespacial; Engenharia Biomédica.

  5. MDIS - Multidisciplinar: Projetos com mais de uma área de conhecimento predominante.

Observação: A leitura das informações aqui apresentadas não substitui a leitura do Edital nº 052/2023, bem como o acompanhamento e conhecimento da publicação de seus resultados e de eventuais notas informativas ou de retificação em seu âmbito.

4. INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição do trabalho de pesquisa é gratuita e deve ser realizada pelo orientador, exclusivamente via Internet, por meio do Sistema de Submissão e Avaliação de Projetos do IFMS, cujo acesso será disponibilizado na área das respectivas feiras no portal da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS no endereço eletrônico (http://sistemas.ifms.edu.br/feiradecienciaetecnologia/2023/), no período previsto conforme cronograma deste Edital.

4.2 O processo de inscrição envolve as seguintes etapas obrigatórias nas Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS de acordo com o sistema disponibilizado.

Etapa 1 - Cadastro das informações sobre o trabalho:

  1. Cadastro do(a) orientador(a) e demais autores (obrigatório),

  2. Submissão do Resumo Expandido, elaborado de acordo com o modelo contido no item 6.1.1. deste Edital (obrigatório);

  3. A submissão do Resumo Expandido deverá ser realizada pelo sistema da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS (http://sistemas.ifms.edu.br/feiradecienciaetecnologia/2023/).

Etapa 2 - Correção e Aprovação dos trabalhos;

  1. Os trabalhos serão avaliados e receberão o conceito “Aprovado, Aprovado com correções ou Reprovado”;

  2. Os trabalhos (resumos expandidos) serão devolvidos aos seus autores para correções e adequações sugeridas;

Etapa 3 - Submissão da documentação do Trabalho após correções:

  1. Submissão do Resumo Expandido, elaborado de acordo com o modelo contido no item 6.1.1. deste Edital (obrigatório) corrigido de acordo com as sugestões dos avaliadores;

  2. Relatório do trabalho (obrigatório)

  3. A submissão da documentação da Etapa 3 deverá ser realizada pelo sistema da Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS (http://sistemas.ifms.edu.br/feiradecienciaetecnologia/2023/).

Observação - Os trabalhos somente serão publicados na página das Feiras  do IFMS se todos os itens obrigatórios estiverem inseridos no sistema de submissão das Feiras (http://sistemas.ifms.edu.br/feiradecienciaetecnologia/2023/), respeitando o cronograma deste edital.

4.2.1 Serão desclassificadas as inscrições:

  1. com dados inconsistentes e/ou documentação incompleta;

  2. entregues fora do prazo;

  3. com arquivos digitais corrompidos;

  4. que pertencerem a estudantes de municípios de fora da área de abrangência dos campi no estado de Mato Grosso do Sul (exceto de outros estados); ou

  5. que não atendam aos padrões descritos nos itens 5 e 6 deste edital.

4.3 As pesquisas que envolvam direta ou indiretamente seres humanos e/ou animais ou que utilizem técnicas de engenharia genética ou organismos geneticamente modificados deverão, obrigatoriamente, ser respaldadas por um Comitê de Ética na Pesquisa, sendo essa providência responsabilidade do(a) coordenador(a) do trabalho antes do início das atividades previstas no projeto de pesquisa e seus planos de trabalho.

4.3.1 No caso de pesquisas envolvendo seres humanos, o envio poderá ser realizado via Plataforma Brasil (http://plataformabrasil.saude.gov.br/login.jsf).

4.3.2 No caso de pesquisas envolvendo animais, o envio deverá ser realizado à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) do IFMS, por meio do e-mailceua@ifms.edu.br.

4.3.3 Pesquisas que envolvam acesso ao patrimônio genético ou conhecimento tradicional associado deverão ser cadastradas no Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado (Sisgen), por meio do sitehttp://www.sisgen.gov.br/.

4.3.4 Os pareceres descritos acima deverão estar anexados no final do projeto (resumo expandido) como anexo, mas em um arquivo único, no ato da submissão para as devidas comprovações.

10.1 O contato com a Comissão Organizadora do evento poderá ser realizado pelo e-mail de cada feira, conforme tabela apresentada a seguir:

Nome da feira

E-mail

Feira de Ciência e Tecnologia de Aquidauana (Feciaq)

feciaq@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande (Fecintec)

fecintec@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia do Pantanal em Corumbá (Fecipan)

fecipan@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia de Coxim (Fecitecx)

fecitecx@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia da Grande Dourados (Fecigran) 

fecigran@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia de de Jardim (Fecioeste)

fecioeste@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia de Naviraí  (Fecinavi)

fecinavi@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova)

fecinova@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia da Fronteira de Ponta Porã (Fecifron)

fecifron@ifms.edu.br

Feira de Ciência e Tecnologia de Três Lagoas (Fecitel)

fecitel@ifms.edu.br

9. CRONOGRAMA

Etapas

Período/Data

Observações

Publicação

29/6/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Período para Impugnação/ Esclarecimentos

30/6 a 4/7/2023

propi@ifms.edu.br

Resposta às impugnações/ esclarecimentos

5/7/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Disponibilização dos modelos de resumo expandido (Anexos 2.1 a 2.10)

2/8/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Etapa 1 -  Cadastro das informações sobre o trabalho

2/8/2023 à 11/9/2023

 Conforme Item 4.2 deste edital.

Etapa 2 - Correção e Aprovação dos trabalhos

até 16/9/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Divulgação dos Trabalhos Aprovados

26/9/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Etapa 3 - Submissão da documentação do trabalho

26/9/2023

Observar o item 4.2 

Apresentação /Exposição dos trabalhos

3 a 7/10/2023

Conforme Programação de cada uma das Feiras, no item 1 deste edital.

Divulgação dos Trabalhos Premiados

20/10/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Divulgação dos Anais do Evento

até 7/11/2023

http://selecao.ifms.edu.br/

Edital 052.5/2023 – lista final de trabalhos aprovados para apresentação nas Feiras de Ciências dos campi do IFMS. - 28/09/2023

Edital 052.4/2023 - Lista preliminar de trabalhos do ensino fundamental aprovados para apresentação na Fecintec, campus Campo Grande - 27/09/2023

Edital 052.3/2023 - lista preliminar de trabalhos aprovados, pendentes de correção e em avaliação, para apresentação nas Feiras de Ciências dos campi do IFMS - 26/09/2023

Retificação Edital 052.2/2023 - Ferias de Ciência e Tecnologia do IFMS - 11/09/2023

TL-banner-90x120cm-fecitel-2023.LibreOffice - 28/08/2023

PP-banner-90x120cm-fecifron-2023.LibreOffice - 28/08/2023

NV-banner-90x120cm-fecinavi-2023.LibreOffice - 28/08/2023

NA-banner-90x120cm-fecinova-2023.LibreOffice - 28/08/2023

JD-banner-90x120cm-fecioeste-2023.LibreOffice - 28/08/2023

DR-banner-90x120cm-fecigran-2023.LibreOffice - 28/08/2023

CX-banner-90x120cm-fecitecx-2023.LibreOffice - 28/08/2023

CG-banner-90x120cm-fecintec-2023.LibreOffice - 28/08/2023

CB-banner-90x120cm-fecipan-2023.LibreOffice - 28/08/2023

AQ-banner-90x120cm-feciaq-2023.LibreOffice - 28/08/2023

Tutorial - Passo a passo para inscrição - 08/08/2023

Edital PROPI/IFMS N°052.1/2023 - Retificação da data da Feira (Fecioeste) de Ciência e Tecnologia do IFMS - 02/08/2023

TL-banner-90x120cm-fecitel-2023 - 02/08/2023

PP-banner-90x120cm-fecifron-2023 - 02/08/2023

NV-banner-90x120cm-fecinavi-2023 - 02/08/2023

NA-banner-90x120cm-fecinova-2023 - 02/08/2023

JD-banner-90x120cm-fecioeste-2023 - 02/08/2023

DR-banner-90x120cm-fecigran-2023 - 02/08/2023

CX-banner-90x120cm-fecitecx-2023 - 02/08/2023

CG-banner-90x120cm-fecintec-2023 - 02/08/2023

CB-banner-90x120cm-fecipan-2023 - 02/08/2023

AQ-banner-90x120cm-feciaq-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-TL-fecitel-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-PP-fecifron-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-NV-fecinavi-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-NA-fecinova-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-JD-fecioeste-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-DR-fecigran-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-CX-fecitecx-2023 - 02/08/2023

modelo-resumo-CG-fecintec-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-AQ-feciaq-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-CB-fecipan-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-TL-Fecitel-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-NV-Fecinavi-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-NA-Fecinova-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-JD-Fecioeste-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-DR-Fecigran-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-PP-Fecifron-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-CX-Fecitecx-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-CG-Fecintec-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo -CB- Fecipan-2023 - 02/08/2023

Modelo-resumo-AQ-Feciaq-2023 - 02/08/2023

Anexo I - MUNICÍPIOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DOS CAMPI - 18/07/2023

Edital Propi/IFMS 052/2023 - Feiras de Ciência e Tecnologia do IFMS - 29/06/2023