Este edital visa a selecionar propostas de Atividades de Extensão, desenvolvidas por meio de Programa, Projeto, Curso, Eventos ou Prestação de Serviços Tecnológicos, a serem desenvolvidas no período de 1º de abril até 31 de dezembro de 2024, com vistas à concessão de bolsas de extensão aos estudantes, por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex) e auxílio financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi).

Este edital apoiará Atividades de Extensão propostas de acordo com as definições adotadas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que se seguem:

• Extensão no IFMS: transferência do conhecimento produzido, desenvolvido ou instalado, no âmbito da instituição à comunidade externa;
  • Comunidade externa: público principal e majoritário das atividades de extensão, no qual não se incluem os estudantes e servidores do IFMS;
  • Atividades de Extensão: modalidades de atividades desenvolvidas por meio de Programa, Projeto, Curso, Evento ou Prestação de Serviços Tecnológicos, que visam à transferência do conhecimento produzido, desenvolvido ou instalado no âmbito da Instituição à comunidade externa;

O valor total previsto neste edital é de R$ 390.400,00 (Trezentos e noventa mil e quatrocentos reais), sendo R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais) destinados à concessão de auxílios financeiros de custeio, via recursos do Piepi e R$ 374.400,00 (trezentos e setenta e quatro mil e quatrocentos reais) destinados ao pagamento de bolsas com recursos do Pibaex.