O Doutorado Interinstitucional (Dinter) em associações com o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação (PPGEC) tem por objetivo qualificar docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), com vistas a:

a) viabilizar a formação de doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa, com igual padrão de qualidade;

b) explorar o potencial dos programas de pós-graduação já consolidados para apoiar a capacitação de docentes para os diferentes níveis de ensino; subsidiar a nucleação e o fortalecimento de grupos de ensino e pesquisa; fortalecer e estabelecer as condições para a criação de novos cursos de pós-graduação.

c) contribuir para a criação e fortalecimento, nas instituições atendidas, de temas de pesquisa que respondam às necessidades regionais e ampliem o comprometimento institucional com o desenvolvimento da região;

d) contribuir para o estabelecimento de parcerias duradouras entre programas de pós-graduação ou grupos de ensino e pesquisa em estágios diferentes de desenvolvimento, tendo em vista a disseminação da competência nacional em ciência e tecnologia.

Serão concedidas cinco vagas.

Para participar, os servidores deverão atender aos seguintes requisitos:

I – pertencer ao quadro efetivo de docente do IFMS;

II – possuir o título de mestre.

As inscrições são gratuitas e deverão observar o cronograma previsto no item 8 do edital.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem protocolar na Central de Relacionamento (Cerel) do câmpus, os documentos relacionados no item 5.2 do edital de abertura.

A avalição do projeto de tese terá caráter eliminatório (não será pontuado) e será realizada por banca composta por três membros ad hoc indicados pelo Colegiado de Curso do PPGEC, os quais emitirão parecer “aprovado” ou “reprovado”. O candidato que obtiver dois ou três pareceres “reprovado” será eliminado.

Os candidatos cujos projetos de tese forem aprovados serão então classificados em ordem decrescente de pontuação,segundo os critérios estabelecidos no Anexo III deste Edital.

A avaliação da documentação e a homologação da pontuação final será realizada por uma comissão composta por dois representantes da Pró-Reitoria de Ensino e Pós-Graduação (PROEN), um representante da CPPD, um representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI) e um representante da DIGEP.

Caso haja empate na pontuação final, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nessa ordem:

a) maior tempo de serviço no IFMS;

b) candidato mais idoso.

Serão selecionados os cinco primeiros colocados, conforme previsto no item 3.1 do edital.

Será publicada uma lista classificatória dos candidatos.

O resultado preliminar deve ser divulgado no dia 11 de maio de 2015. Já a publicação do resultado final está prevista para 19 de maio.

23/03 à 15/04/2015

Resultado Preliminar