Este Edital dispõe sobre o processo seletivo para concessão de auxílio-financeiro a estudantes matriculados(as) nos cursos de educação básica e ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) da instituição, para aquisição de óculos de grau e/ou lentes de contato.

A distribuição dos auxílios ocorrerá conforme o quadro abaixo:

campus

Quantidade de vagas

Aquidauana

Campo Grande

Corumbá

Coxim

Dourados

Jardim

Naviraí

Nova Andradina

Ponta Porã

Três Lagoas

Para participar deste processo seletivo, os(as) interessados(as) deverão observar os seguintes requisitos:

Estudante:

a) estar devidamente matriculado(a) e frequentando os cursos presenciais da educação básica ou superior do IFMS;

b) não apresentar, em seu histórico escolar, mais do que três Reprovações por Falta (RF) em unidades curriculares no semestre anterior à inscrição;

c) comprovar renda familiar per capita não excedente a um salário mínimo e meio (1,5) vigente; e

d) possuir receita oftalmológica contendo o número do registro do profissional oftalmologista no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Este processo seletivo é destinado a estudantes com matrícula ativa nos cursos presenciais do IFMS dos cursos:

Técnicos  de nível médio integrado;

Técnicos subsequentes;

Técnicos de nível médio na modalidade Proeja;

Graduação.

Para inscrever-se, o(a) candidato (a) deverá, em uma única etapa:

- preencher o respectivo formulário, disponível na Página do Candidato   (http://selecao.ifms.edu.br/login); e

- realizar o upload da documentação descrita no Anexo I do Edital de abertura.

Os documentos digitais deverão atender os seguintes requisitos, sob pena de indeferimento da inscrição:

estar em formato PDF ou de imagem (JPEG ou PNG);

estar legível, possibilitando a leitura de todo o seu conteúdo; e

- apresentar, de forma completa, as informações solicitadas.

Após finalizado o período de inscrições, não poderão ser efetuadas alterações no respectivo formulário on-line.

É de responsabilidade exclusiva do(a) candidato(a) o correto preenchimento do formulário de inscrição e a realização do upload da documentação exigida neste Edital.

A prioridade na concessão do auxílio-financeiro de que trata o Edital de abertura será definida considerando o seguinte ordenamento:

Estudante:

a) com a menor renda familiar per capita;

b) matriculado(a) em curso Proeja;

c) beneficiário(a) de Programas de Transferência de Renda;

d) inscrito(a) no CadÚnico; e

e) contemplado(a) no Programa de Assistência Estudantil — EditaI IFMS n. 001/2023, Edital IFMS n. 019/2023 e/ou com o auxílio-eventual regulamentado pela IN n. 004/2020.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 13 de dezembro de 2023.

A divulgação do resultado final está prevista para o dia 18 de dezembro de 2023.