Trata-se de edital interno para apresentação e seleção de propostas de projetos de extensão voltadospara inclusão, diversidade e grupos sociais vulneráveis, a serem desenvolvidas no período de 01 de abril a 31 de outubro de 2019, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de atividades que serão contempladas com Bolsas de Extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (PIBAEX) e Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (PIEPI).

As propostas deverão atender aos seguintes requisitos mínimos (item 3 do edital):

- envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público alvo;

- envolver no mínimo 01 (um) e no máximo 02 (dois) estudantes bolsistas regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do IFMS;

- obedecer às diretrizes previstas no item 8.4 (preenchimento correto da Unidade Geral e da Unidade de Origem);

- estarem enquadradas em uma das Áreas Temáticas e em uma das Linhas de Extensão estabelecidas no Edital  (linha 1 e/ou linha 2) e descritas no Anexo I do Edital;

- estarem enquadradas na modalidade projeto de extensão;

- no caso do servidor técnico-administrativo, envolver um ou mais docentes na equipe de execução da atividade de extensão;

- atender à carga horária dos bolsistas, conforme os itens 4.2.2.1 e 4.2.2.2;

- o coordenador da proposta não deve possuir pendências junto à Proex até a fase de avaliação quanto às condições de habilitação da proposta;

- atender às demais condições estabelecidas no edital.

Os projetos de extensão deverão ser submetidos no prazo estabelecido no calendário do edital e prever o período de execução entre 01 de abril e 31 de outubro de 2019, exclusivamente no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj.mec.gov.br, conforme prazos previstos no item 15 do dital.

Antes da submissão da proposta, o respectivo coordenador deverá realizar um cadastro prévio no SigProj para a obtenção de senha de acesso.

A primeira fase de avaliação das propostas consistirá na verificação quanto ao atendimento às Condições de Habilitação (item 3) e demais itens eliminatórios, cujo parecer será emitido pela Diretoria responsável pela extensão na Unidade Geral (UG), via Sigproj.

A Diretoria responsável pela extensão na Unidade Geral (UG) deverá ainda observar se existem propostas com objetos idênticos ou semelhantes. Nesse caso, observadas as demais condições de habilitação (item 3), deverá recomendar a primeira proposta submetida.

Cabe à Diretoria responsável pela extensão na Unidade Geral (UG) a verificação e deferimento da carga horária semanal estipulada pelo proponente, apresentada na proposta.

As propostas recomendadas pela Unidade Geral serão avaliadas quanto ao mérito por avaliadores.

Os resultados da seleção serão divulgados no endereço eletrônico do IFMS http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Os proponentes poderão interpor recurso ao resultado preliminar no prazo previsto no calendário do Edital (item 15) por meio de formulário (Anexo V), que deverá ser escaneado em formato PDF e enviado à PROEX pelo correio eletrônico do SigProj, conforme especificações constantes no item 11.

O valor total previsto neste edital é de até R$ 31.000,00 (trinta e um mil reais), sendo:

a) R$ 10.000,00 (dez mil reais) destinados à concessão de Auxílio Financeiro para desenvolvimento das atividades de extensão, em cota única aos servidores, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Inovação (PIEPI);

- Cada proposta poderá receber até R$ 2.000,00 (dois mil reais).

b) R$ 21.000,00 (vinte e um mil reais) destinados à concessão de Bolsas de Extensão aos estudantes, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (PIBAEX). As bolsas terão o valor de:

- R$ 400,00 (quatrocentos reais) para estudantes do Ensino Superior.

- R$ 200,00 (duzentos reais) para estudantes do Ensino Técnico de Nível Médio.

O auxílio financeiro visa, exclusivamente, subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas nos projetos de extensão aprovados neste edital.

ETAPAS

Publicação do edital

01.10.2018

Prazo para impugnação ao edital

02 e 03.10.2018

Período de submissão da proposta de atividade de extensão.

08.10.2018 a 30.10.2018

até às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Parecer técnico da Unidade Geral (DIREN/DIRER ou DIREX)