Este edital visa selecionar propostas de atividades de extensão voltadas à comunidade externa que serão desenvolvidas no âmbito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul - IFMS.

As propostas submetidas neste processo seletivo deverão contemplar a elaboração e a execução de atividades de extensão, a serem desenvolvidas no período de 01 de abril de 2022 a 31 de dezembro de 2022, com vistas à concessão de bolsas de extensão aos estudantes, por meio do Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS - PIBAEX e auxílio financeiro, via Programa Ins􏰀tucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS - PIEPI.

O presente Edital tem por objetivos:

favorecer o processo de ensino-aprendizagem, envolvendo a comunidade externa e proporcionando a troca de saberes;

contribuir para a formação profissional, tecnológica, cultural, artística, humanista, cidadã, crítica, criativa, inovadora e empreendedora dos estudantes;

estimular a produção, o desenvolvimento e a difusão de práticas e conhecimentos voltados ao atendimento de necessidades específicas da sociedade;

possibilitar o desenvolvimento de ações que articulem a extensão com o ensino e a pesquisa com vistas ao atendimento das demandas sociais da região;

fomentar a extensão como prática acadêmica institucionalizada

motivar a participação de estudantes do IFMS no desenvolvimento de atividades de extensão; e

contribuir para o cumprimento das metas e objetivos institucionais do IFMS.

Este Edital prevê duas formas de fomento para o desenvolvimento das atividades de extensão: auxílio financeiro - PIEPI e bolsas de extensão - PIBAEX.

O valor total previsto para o fomento é de até R$ 111.000,00 (cento e onze mil reais), sendo:
R$ 11.000,00 (onze mil reais) destinados à auxílio financeiro para o desenvolvimento dos projetos de extensão, de acordo com o PIEPIi; e
R$ 100.000,00 (cem mil reais) destinados à concessão de bolsas de extensão a estudantes, de acordo com o PIBAEX;

As propostas deverão ser submetidas exclusivamente no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), conforme prazo estabelecido no cronograma deste Edital.

O proponente deverá abrir um processo no Suap com o título da proposta e a indicação do Edital n. 10/2022 – Atividades de Extensão.

No processo da proposta, no Suap, deverão ser adicionados:

1. proposta de atividade de extensão (Anexo I deste Edital);
  2. termo de adesão ao serviço voluntário, caso tenha membro voluntário na equipe (Anexo II deste Edital);
  3. termo de inscrição do coordenador (Anexo III deste Edital); e
  4. termo de compromisso do estudante bolsista (Anexo IV deste Edital).

O processo deve ser encaminhado para Proex.