Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;

Contribuir para a valorização do magistério;

elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica;

Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

Incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

São oferecidas 24 (vinte e quatro) vagas para estudante bolsista de iniciação à docência para atuação no Subprojeto Química do campus Coxim.

Os candidatos aprovados que excederem o número de vagas ofertadas irão compor lista de espera válida por 1 (um) ano a partir da data de divulgação do resultado final deste edital.

A bolsa tem caráter transitório, não gera vínculo empregatício e não pode ser acumulada com qualquer modalidade de bolsa concedida pela Capes ou por qualquer agência de fomento pública, nacional ou internacional, ou outra instituição pública ou privada.

O valor da bolsa é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais, concedida pela Capes diretamente aos beneficiários.

O bolsista poderá ter seu desempenho no projeto avaliado periodicamente para fins de manutenção da bolsa.

O candidato deverá entregar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a) Formulário de Inscrição (ANEXO A) preenchido e assinado;

b) Carta de intenções (ANEXO B);

c) Comprovante de matrícula;

d) Cópia do CPF;

e) Cópia do RG;

f) Cópia do visto de permanência no país (para estrangeiros);

A inscrição deverá ser feita pessoalmente ou por procurador.

No caso de inscrição por procuração, o procurador deverá entregar, além dos documentos exigidos ao candidato, a procuração e cópia da sua Carteira de Identidade.

O ingresso de estudante bolsista ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência dar-se-á mediante aprovação em processo seletivo realizado através de entrevista, análise do Histórico Escolar da graduação e Carta de Intenções.

As entrevistas serão realizadas no dia 06/08/2018, conforme os horários previamente divulgados.

O resultado preliminar será divulgado a partir do dia 08/08/2018 no site do IFMS.

O resultado final será publicado no dia 13/08/2018 no site do IFMS.

O candidato que não comparecer ao local da entrevista em horário e local determinados estará automaticamente desclassificado.

Os candidatos poderão apresentar recursos contra os resultados da seleção. Para isso, devem dirigir-se, nos períodos previstos no cronograma deste Edital, ao local das inscrições e entregar requerimento devidamente fundamentado (Anexo C).

Será aceito apenas um recurso por candidato para cada situação, observando-se o prazo para tal, devendo este conter toda a argumentação que o candidato deseja apresentar.

Os resultados dos recursos serão divulgados no site do IFMS.

Havendo alteração de resultado em função do deferimento de qualquer recurso, haverá nova publicação dos resultados no site do IFMS.