Processo seletivo para cursos técnicos de nível médio subsequente na modalidade educação a distância, da Rede e-Tec Brasil, destinado ao preenchimento das vagas oferecidas para o 1º período de 2014.

Os cursos são destinados aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou concluirão até a data da matrícula.

São semipresenciais, com aulas desenvolvidas via ambiente virtual de aprendizagem e exigência de presença do estudante uma vez por semana no polo de ensino. O cronograma será publicado posteriormente.

Serão ofertadas 465 vagas, distribuídas por câmpus, polos e cursos, de acordo com o quadro a seguir:

Polo

(Encontro presencial)

Total de vagas para ampla concor-rência

Vagas para Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações afirmativas, conforme Lei 12.711 de 29/08/2012

Total de vagas do curso

Câmpus Três Lagoas

(Terça-Feira / Noturno)

(Sexta-Feira / Noturno)

É gratuita e deveser realizada no período de 02 a 17 de janeiro de 2014, pela Página do Candidato.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão, no período de 02 a 17 de janeiro de 2014, realizar sua inscrição nos seguintes endereços e horários, de segunda à sexta-feira, exceto recessos do IFMS e feriados:

CÂMPUS

HORÁRIOS

Aquidauana

Rua Cinco s/n, Vila Ycaraí
CEP 79200-000 - Aquidauana – MS

19h às 20h

Campo Grande

Avenida Júlio de Castilho, 4960
Jardim Panamá
CEP 79113-000 - Campo Grande/MS

14h às 17h
18h às 20h

Corumbá

Espaço Educacional
Rua Delamare, 1557 – Bairro Dom Bosco
CEP 79331-040 - Corumbá/MS.

19h às 20h

Ponta Porã

Rodovia BR 463, Km 14 s/n
Ponta Porã – MS

Três Lagoas

Colégio Unitrês – Objetivo
Rua Urias Ribeiro (Estrada Boiadeira), 2327 -  Alto da Boa Vista
CEP: 79.640-280
Três Lagoas – MS

18h às 20h

O IFMS não se responsabilizará por inscrição não recebida por motivo de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou demais fatores que impeçam a transferência de dados.

Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro desse percentual, pelo menos 50% das vagas são destinadas a estudantes que comprovarem renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. O restante é para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou superior a 1,5 salário mínimo ou aos que não comprovarem renda per capita, e ainda aos autodeclarados pretos, pardos e indígenas.

A opção como Beneficiário de Ação Afirmativa deverá ser informada no ato da inscrição.

Não será considerado beneficiário de ações afirmativas o candidato que estudou qualquer período, ano ou série do Ensino Médio em escolas particulares, mesmo que tenha sido beneficiado com bolsa de estudo parcial ou integral.

Será feita por meio de sorteio eletrônico, no dia 22 de janeiro de 2014.

No dia 21 de janeiro, o IFMS irá divulgar pela internet os números de sorteio dos candidatos inscritos.

O resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos, será divulgado no dia 24 de janeiro de 2014.

Já a classificação final do processo seletivo será disponibilizada no dia 31 de janeiro.

A convocação em 1ª chamada será publicada no dia 31 de janeiro de 2014.

O candidato convocado deverá realizar a matrícula nos dias 05, 06 e 07 de fevereiro de 2014, nos locais e endereços indicados no Edital 020/2013 - PROEN/IFMS.

Para a realização da matrícula o candidato deverá apresentar os originais e fotocópias dos seguintes documentos:

a) Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado;

b) CPF;

c) Cédula de Identidade para candidatos brasileiros natos ou naturalizados;

d) Para candidatos estrangeiros, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;

e) Uma foto 3x4 recente;

f) Certidão de Registro Civil de nascimento ou casamento;

g) documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, no caso de candidato do sexo masculino e maior de 18 anos;

h) documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais, para os candidatos maiores de 18 anos;

i) Histórico Escolar e/ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou curso equivalente;

Obs.: Para todos os candidatos beneficiários das ações afirmativas deverão ficar comprovados, por meio do Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio, que cada uma das séries, períodos e/ou anos do ensino médio foi cursada com aprovação em escola pública;

j) Declaração de Conclusão do Ensino Médio (2º grau) ou de equivalência de cursos concluídos no exterior, expedida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), nos casos necessários;

k) Para candidatos beneficiários de ações afirmativas com renda menor ou igual a 1,5 salários-mínimos, deverão ser entregues o formulário para cálculo da renda per capita familiar e os documentos exigidos para comprovação, conforme anexos II e III do edital de abertura.