QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - Edital nº 029/2016
Processo seletivo para ingresso em cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) - 80 vagas no Campus Coxim
Processo seletivo para ingresso no 2º semestre de 2016 nos cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC), ofertados no Campus Coxim.
Para concorrer a uma vaga dos cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC), o candidato deve ter a idade mínima de 14 anos (até a data da matrícula) e ter a escolaridade mínima exigida para o curso que pretende concorrer. A escolaridade mínima de cada curso consta no item 4.4 do Edital.
CAMPUS COXIM
Curso |
Escolaridade |
Turno |
Vagas |
|||||
Ampla Concorrência |
Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas |
Total |
||||||
Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada |
Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada |
|||||||
Autodeclarados pretos, pardos e indígenas |
Não autodeclarados |
Autodeclarados pretos, pardos e indígenas |
Não autodeclarados |
|||||
Piscicultor* |
Fundamental I (1º ao 5º ano) Incompleto |
Integral** |
20 |
6 |
4 |
6 |
4 |
40 |
Libras - Básico |
Fundamental II (6º ao 9º ano) Completo |
Noturno |
20 |
6 |
4 |
6 |
4 |
40 |
* As aulas do Curso de Piscicultor serão ministradas na cidade de São Gabriel do Oeste e não no Campus Coxim.
**As aulas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino todas as quartas-feiras. Contudo, poderá haver mudanças de acordo com a necessidade da Instituição e/ou turma.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Candidato, no período de 08 a 16 de setembro de 2016.
Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição nos locais indicados no quadro abaixo, de segunda à sexta-feira (exceto recessos e feriados), atentando-se para as observações constantes de cada um dos locais:
CAMPUS |
ENDEREÇO |
HORÁRIOS |
COXIM |
Local 1: IFMS Campus Coxim Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza |
09h às 11h 15h às 17h 19h às 21h |
Local 2: Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente Rua Martimiano Alves Dias, 1211, Centro CEP 79490-000 – São Gabriel do Oeste, MS. |
07h às 11h 13h às 17h |
Local 1: Os candidatos dos dois cursos ofertados neste edital poderão realizar tanto a inscrição quanto a matrícula no Campus Coxim.
Local 2: APENAS os candidatos do curso de Piscicultor poderão realizar a inscrição e a matrícula na Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste.
Há reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o tempo da escolaridade mínima exigida em escola pública, comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, também, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.
A opção deverá ser informada no ato da inscrição.
O sorteio eletrônico será realizado no dia 20 de setembro de 2016 às 14h00min. na Reitoria do IFMS: Rua Ceará, 972 – Bairro Santa Fé – Campo Grande, MS.
Cada candidato receberá um número de participação no sorteio, que será divulgado no dia 19 de setembro de 2016 no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.
O programa usado pelo IFMS é o mesmo utilizado por outros Institutos Federais e este sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.
Para fins de auditoria, o IFMS divulga, junto com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, a qual garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução do sorteio já realizado gerando resultado idêntico. A “semente” é o número de milissegundos que se passaram desde 1 de janeiro de 1970 até o momento do sorteio, sendo esta uma marca temporal, ou estampa de tempo, que garante que a semente gerada seja única, pois a cadeia de caracteres que compõe indica o horário que o sorteio ocorreu.
Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador, bastando realizar os seguintes procedimentos:
a) Efetuar o download do programa usado para o sorteio no endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria;
b) Abrir o programa do sorteio;
c) No campo “total de inscritos” e no campo “vagas”, colocar o número de candidatos inscritos e assinalar o campo "Inserir semente manualmente";
d) Preencha o campo “semente” com o número divulgado no sorteio;
e) Clicar no botão “Gerar Lista”, e;
f) Efetuar a comparação da lista gerada com resultado publicado.
Caso o número de candidatos inscritos para uma determinada oferta seja menor do que a quantidade de vagas oferecidas, o IFMS resguarda para si o direito de não realizar o sorteio.
O candidato não é obrigado a comparecer ao sorteio, porém é responsável por tomar conhecimento do resultado.
A previsão é que o resultado do sorteio seja publicado no dia 20 de setembro de 2016, sendo o resultado final divulgado no dia 23 de setembro de 2016.
O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (CEREL) do campus para o qual se inscreveu.
A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).
Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado em calendário perderão direito à vaga.
A matrícula da PRIMEIRA CHAMADA deverá ser realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2016, no local e horários constantes no quadro abaixo:
CAMPUS |
ENDEREÇO |
HORÁRIOS |
COXIM |
IFMS Campus Coxim Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza |
09h às 11h 15h às 17h 19h às 21h |
No ato da matrícula o candidato, quando menor de 18 anos, acompanhado de seu representante, deverá entregar pessoalmente à Cerel do campus cópia dos seguintes documentos:
a) Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado;
b) Fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente (Obs.: para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);
c) Fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;
d) Fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;
e) Fotocópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
f) Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais (http://www.tse.jus.br), para os candidatos maiores de 18 anos;
g) Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos;
h) Uma (01) foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico;
i) Os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do MERCOSUL, além dos itens a, b, c, d, e, f e g, apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);
j) Os candidatos estrangeiros devem apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;
k) Documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita que estão descritos no Anexo II deste edital;
Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.
Os documentos relacionados acima deverão ser apresentados:
I – em um envelope;
II – na ordem que são listados
III – rubricados pelo candidato;
IV – acompanhados de seus respectivos originais ou estarem autenticados.
A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II do Edital.
Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.
O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida não terá direito à matrícula.
Os candidatos que, por qualquer motivo, não conseguirem comprovar a escolaridade no ato da matrícula poderão apresentar uma declaração de escolaridade redigida de próprio punho, ficando estes candidatos obrigados a comprovar a escolaridade declarada, mediante a apresentação de algum documento oficial de comprovação de escolaridade, emitido por uma Instituição de Ensino oficial, até o final do curso, observando as seguintes condições:
a) Se o candidato estudou em alguma instituição de ensino no município em que reside, ele deverá apresentar o comprovante oficial de escolaridade em até 30 dias, após o início das aulas, sob pena de ter sua matrícula cancelada se não o fizer dentro deste prazo;
b) Se o candidato estudou em alguma instituição de ensino em um município diferente do município que reside, mas dentro dos limites do Estado de Mato Grosso do Sul, ele deverá apresentar o comprovante oficial de escolaridade em até 60 dias, após o início das aulas, sob pena de ter sua matrícula cancelada se não o fizer dentro deste prazo;
c) Se o candidato estudou em alguma instituição de ensino em qualquer outro Estado brasileiro, ele poderá apresentar o comprovante oficial de escolaridade a qualquer momento, antes do término do curso para o qual se matriculou, sob pena de não receber o certificado de conclusão do curso se não o fizer dentro deste prazo.
EVENTO |
DATA |
Publicação do Edital |
31 de agosto de 2016 |
Período de inscrições |
08 a 16 de setembro |
Divulgação do número do candidato para o sorteio |
19 de setembro de 2016 |
Realização do sorteio |
20 de setembro de 2016 |
Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos |
20 de setembro de 2016 |
Período de Recurso |
21 e 22 de setembro de 2016 |
Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada |
23 de setembro de 2016 |
Período de matrícula |
26 e 27 de setembro de 2016 |
Divulgação das chamadas subsequentes |
Após 29 de setembro de 2016 |
Início das aulas |
04 de outubro de 2016 (Libras) |
05 de outubro de 2016 (Piscicultor) |
Edital 029.9/2016 - Quarta Chamada - 24/10/2016
Edital 029.8/2016 - Terceira Chamada - 13/10/2016
Edital 029.7/2016 - Segunda Chamada - 03/10/2016
Edital 029.6/2016 - Primeira Chamada - 23/09/2016
Edital 029.5/2016 - Resultado do Sorteio - 21/09/2016
Edital 029.4/2016 - Números para o Sorteio - 20/09/2016
Edital 029.2/2016 - Retificação do Horário do Sorteio - 15/09/2016
Edital 029.1/2016 - Retificação do Local de Oferta e Matrículas do Curso de Piscicultor - 05/09/2016
Requerimento de Matrícula - 31/08/2016
Formulário de Recurso - 31/08/2016
Anexo IV - Declaração de atividades e/ou rendimentos - 31/08/2016
Anexo III - Formulário para o cálculo de renda - 31/08/2016
Anexo II - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 31/08/2016
Anexo I - Cronograma - 31/08/2016
Edital 029/2016 - Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC) - 31/08/2016