Processo seletivo para ingresso no 2º semestre de 2016 nos cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC), ofertados no Campus Coxim.

Para concorrer a uma vaga dos cursos de Formação Inicial e Continuada e Qualificação Profissional (FIC), o candidato deve ter a idade mínima de 14 anos (até a data da matrícula) e ter a escolaridade mínima exigida para o curso que pretende concorrer. A escolaridade mínima de cada curso consta no item 4.4 do Edital.

CAMPUS COXIM

Curso

Escolaridade

Turno

Vagas

Ampla Concorrência

Estudantes de Escola Pública Beneficiários de Ações Afirmativas

Total

Renda < ou = 1,5 salários mínimos per capita devidamente comprovada

Renda > 1,5 salários mínimos per capita ou renda não comprovada

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Autodeclarados pretos, pardos e indígenas

Não autodeclarados

Piscicultor*

Fundamental I

(1º ao 5º ano) Incompleto

Integral**

20

6

4

6

4

40

Libras - Básico

Fundamental II

(6º ao 9º ano) Completo

Noturno

20

6

4

6

4

40

* As aulas do Curso de Piscicultor serão ministradas na cidade de São Gabriel do Oeste e não no Campus Coxim.

**As aulas ocorrerão nos períodos matutino e vespertino todas as quartas-feiras. Contudo, poderá haver mudanças de acordo com a necessidade da Instituição e/ou turma.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Candidato, no período de 08 a 16 de setembro de 2016.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão realizar sua inscrição nos locais indicados no quadro abaixo, de segunda à sexta-feira (exceto recessos e feriados), atentando-se para as observações constantes de cada um dos locais:

CAMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

COXIM

Local 1: IFMS Campus Coxim

Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza
CEP 79400-000 – Coxim, MS.

09h às 11h

15h às 17h

19h às 21h

Local 2: Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente

Rua Martimiano Alves Dias, 1211, Centro

CEP 79490-000 – São Gabriel do Oeste, MS.

07h às 11h

13h às 17h

Local 1: Os candidatos dos dois cursos ofertados neste edital poderão realizar tanto a inscrição quanto a matrícula no Campus Coxim.

Local 2: APENAS os candidatos do curso de Piscicultor poderão realizar a inscrição e a matrícula na Secretaria de Agricultura Pecuária e Meio Ambiente de São Gabriel do Oeste.

Há reserva de vagas para candidatos que cursaram todo o tempo da escolaridade mínima exigida em escola pública, comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e, também, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção deverá ser informada no ato da inscrição.

O sorteio eletrônico será realizado no dia 20 de setembro de 2016 às 14h00min. na Reitoria do IFMS: Rua Ceará, 972 – Bairro Santa Fé – Campo Grande, MS.

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio, que será divulgado no dia 19 de setembro de 2016 no endereço eletrônico www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O programa usado pelo IFMS é o mesmo utilizado por outros Institutos Federais e este sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

Para fins de auditoria, o IFMS divulga, junto com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, a qual garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução do sorteio já realizado gerando resultado idêntico. A “semente” é o número de milissegundos que se passaram desde 1 de janeiro de 1970 até o momento do sorteio, sendo esta uma marca temporal, ou estampa de tempo, que garante que a semente gerada seja única, pois a cadeia de caracteres que compõe indica o horário que o sorteio ocorreu.

Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador, bastando realizar os seguintes procedimentos:

a)  Efetuar o download do programa usado para o sorteio no endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria;

b)  Abrir o programa do sorteio;

c) No campo “total de inscritos” e no campo “vagas”, colocar o número de candidatos inscritos e assinalar o campo "Inserir semente manualmente";

d) Preencha o campo “semente” com o número divulgado no sorteio;

e) Clicar no botão “Gerar Lista”, e;

f)  Efetuar a comparação da lista gerada com resultado publicado.

Caso o número de candidatos inscritos para uma determinada oferta seja menor do que a quantidade de vagas oferecidas, o IFMS resguarda para si o direito de não realizar o sorteio.

O candidato não é obrigado a comparecer ao sorteio, porém é responsável por tomar conhecimento do resultado.

A previsão é que o resultado do sorteio seja publicado no dia 20 de setembro de 2016, sendo o resultado final divulgado no dia 23 de setembro de 2016.

O candidato classificado deverá fazer a matrícula na Central de Relacionamento (CEREL) do campus para o qual se inscreveu.

A matrícula poderá ser feita presencialmente ou por outra pessoa, caso o candidato esteja impedido de efetuá-la, com a apresentação de procuração simples (de próprio punho).

Os candidatos que não efetivarem a respectiva matrícula no período estipulado em calendário perderão direito à vaga.

A matrícula da PRIMEIRA CHAMADA deverá ser realizada nos dias 26 e 27 de setembro de 2016, no local e horários constantes no quadro abaixo:

CAMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIOS

COXIM

IFMS Campus Coxim

Rua Salime Tanure, s/n, Bairro Santa Tereza
CEP 79400-000 – Coxim, MS.

09h às 11h

15h às 17h

19h às 21h

No ato da matrícula o candidato, quando menor de 18 anos, acompanhado de seu representante, deverá entregar pessoalmente à Cerel do campus cópia dos seguintes documentos:

a)     Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado;

b)     Fotocópia e original do Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou equivalente (Obs.: para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);

c)     Fotocópia e original da Certidão de Nascimento ou de Casamento;

d)     Fotocópia e original da Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto;

e)     Fotocópia e original do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

f)      Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com as obrigações eleitorais (http://www.tse.jus.br), para os candidatos maiores de 18 anos;

g)     Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos;

h)     Uma (01) foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico;

i)       Os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do MERCOSUL, além dos itens a, b, c, d, e, f e g, apresentar fotocópia e original do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original);

j)       Os candidatos estrangeiros devem apresentar também fotocópia e original da carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil;

k)     Documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita que estão descritos no Anexo II deste edital;

Comprovante de preenchimento do Questionário Socioeconômico disponível no endereço eletrônico http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico.

Os documentos relacionados acima deverão ser apresentados:

I – em um envelope;

II – na ordem que são listados

III – rubricados pelo candidato;

IV – acompanhados de seus respectivos originais ou estarem autenticados.

A documentação exigida para comprovação de renda familiar bruta mensal está descrita no Anexo II do Edital.

Os candidatos aprovados, beneficiários de ação afirmativa, deverão comprovar esta condição documentalmente no momento da matrícula, bem como aqueles que vierem a ser convocados em chamadas subsequentes e que tenham indicado esta condição.

O candidato aprovado ou seu representante que não apresentar toda documentação exigida não terá direito à matrícula.

Os candidatos que, por qualquer motivo, não conseguirem comprovar a escolaridade no ato da matrícula poderão apresentar uma declaração de escolaridade redigida de próprio punho, ficando estes candidatos obrigados a comprovar a escolaridade declarada, mediante a apresentação de algum documento oficial de comprovação de escolaridade, emitido por uma Instituição de Ensino oficial, até o final do curso, observando as seguintes condições:

a) Se o candidato estudou em alguma instituição de ensino no município em que reside, ele deverá apresentar o comprovante oficial de escolaridade em até 30 dias, após o início das aulas, sob pena de ter sua matrícula cancelada se não o fizer dentro deste prazo;

b) Se o candidato estudou em alguma instituição de ensino em um município diferente do município que reside, mas dentro dos limites do Estado de Mato Grosso do Sul, ele deverá apresentar o comprovante oficial de escolaridade em até 60 dias, após o início das aulas, sob pena de ter sua matrícula cancelada se não o fizer dentro deste prazo;

c) Se o candidato estudou em alguma instituição de ensino em qualquer outro Estado brasileiro, ele poderá apresentar o comprovante oficial de escolaridade a qualquer momento, antes do término do curso para o qual se matriculou, sob pena de não receber o certificado de conclusão do curso se não o fizer dentro deste prazo.

 

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

31 de agosto de 2016

Período de inscrições

08 a 16 de setembro

Divulgação do número do candidato para o sorteio

19 de setembro de 2016

Realização do sorteio

20 de setembro de 2016

Divulgação do resultado do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

20 de setembro de 2016

Período de Recurso

21 e 22 de setembro de 2016

Classificação final do Processo Seletivo e divulgação da Primeira Chamada

23 de setembro de 2016

Período de matrícula

26 e 27 de setembro de 2016

Divulgação das chamadas subsequentes

Após 29 de setembro de 2016

Início das aulas

04 de outubro de 2016 (Libras)

05 de outubro de 2016 (Piscicultor)