Seleção de candidatos para preenchimento de vagas nos cursos de graduação oferecidos pelo IFMS para ingresso no 2º semestre de 2018, para candidatos com curso superior concluído (portador de diploma) ou que estejam cursando em outra instituição pública ou privada (transferência externa), ou estudante regularmente matriculado no IFMS que deseja transferir-se para outro curso dentro da mesma área de conhecimento ou para outro campus (transferência interna).

Todos os cursos ofertados pelo IFMS são gratuitos e não será cobrada taxa de inscrição para os cursos objeto deste edital.

Os candidatos deverão comparecer à Central de Relacionamento – CEREL do campus para o qual deseja se inscrever, entre os dias 11/07/2018 e 23/07/2018, nos seguintes endereços e horários de segunda a sexta-feira, exceto recessos e feriados:

CAMPUS

ENDEREÇO

HORÁRIO

AQUIDAUANA

Rua José Tadao Arima, 222 – Vila Ycaraí

CEP: 79.200-000 – Aquidauana/MS.

08h às11h

14h às 17h

18h às 20h

CAMPO GRANDE

Rua Taquari, 831 – Bairro Santo Antônio

CEP 79.100-510 – Campo Grande/MS.

09h às 11h

14h às 16h

18h às 20h

CORUMBÁ

Rua Pedro de Medeiros, s/n — Bairro Popular Velha

CEP: 79.310-110 — Corumbá/MS

08h às 11h

14h às 17h

19h às 21h

COXIM

Rua Salime Tanure s/n – Bairro Santa Tereza

CEP: 79400-000 – Coxim, MS.

07h30 às 11h

13h30 às 17h

DOURADOS

Rua Filinto Müller, 1.790 – Jardim Canaã I.

CEP 79833-520 – Dourados/MS.

07h30 às 20h

JARDIM

Rodovia BR 060, s/n (Saída para Bela Vista).

CEP: 79.240-000 – Jardim/MS

09h às 12h

14h às 19h

NAVIRAÍ

Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet

Rua Hilda, 203 – Bairro Boa Vista

CEP: 79950-000 – Naviraí, MS.

08h às 11h

13h às 18h

NOVA ANDRADINA

Local 1: IFMS Campus Nova Andradina:

Rodovia MS – 473, KM 23 – Fazenda Santa Bárbara, s/n

CEP: 79750-000 – Nova Andradina, MS.

08h às 11h

14h às 17h

Local 2:  Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Av.Reitor Peró, 64 – Jardim Universitário

CEP 79750-000 – Nova Andradina, MS.

08h às 11h

14h às 17h00

19h às 21h

PONTA PORÃ

Rodovia BR 463, Km 14 s/n, Caixa Postal 287

CEP 79900-000 – Ponta Porã, MS.

14h às 17h45

18h45 às 21h

TRÊS LAGOAS

Rua Ângelo Melão, 790 – Bairro Jardim das Paineiras

CEP 79641-162 – Três Lagoas, MS.

9h às 11h

14h às 16h

18h às 20h

Para efetuar a inscrição, o candidato à vaga como portador de diploma e transferência externa deverá preencher o Requerimento de Inscrição, disponível no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, imprimir duas vias e anexar os seguintes documentos:

a)  Fotocópia e original da Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;

b)  Fotocópia e original do Diploma de conclusão de curso superior reconhecido pelo MEC aos que possuem curso superior concluído (portador de diploma);

c)  Fotocópia e original do comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC aos que estão cursando curso superior (Transferência Externa);

d)  Fotocópia e original do Histórico Acadêmico/Escolar de curso superior reconhecido ou autorizado pelo MEC, com carga horária das unidades curriculares e aproveitamento (notas);

e)  Fotocópia e original das ementas das unidades curriculares (disciplinas) cursadas para eventual aproveitamento e pontuação (não obrigatório para participar do processo, mas obrigatório para poder pontuar e definir a classificação do candidato).

Para candidatos interessados em Transferência Interna é necessária a apresentação dos respectivos documentos:

a)  Fotocópia e original da Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;

b)  Histórico Escolar;

c)  Carta pessoal informando os motivos para solicitar a Transferência Interna.

Será automaticamente indeferida a inscrição do candidato que não apresentar todos os documentos solicitados neste edital (exceto os descritos na alínea e, do item 3.3 deste edital), ou que apresentar o Requerimento de Inscrição com preenchimento incompleto ou incorreto.

As cópias de documentos recebidas dos candidatos ficarão disponíveis e poderão ser retiradas pelo próprio candidato na respectiva CEREL em até 60 dias após a divulgação da última chamada, a partir de quando serão automaticamente descartadas.

Serão ofertados os cursos e vagas de acordo com o quadro a seguir: 

Campus

Curso

Turno

Quantidade de Vagas*

Portador de Diploma

Transferência Interna

Transferência Externa

Aquidauana

Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet

Noturno

2

1

1

Curso de Bacharelado em Engenharia Civil

Integral

1

1

1

Curso de Tecnologia em Redes de Computadores

Noturno

1

1

1

Campo Grande

Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet

Matutino/

Noturno

5

8

8

Corumbá

Curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos

Noturno

5

2

2

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Matutino/ Noturno

2

2

2

Coxim

Curso de Licenciatura em Química

Noturno

5

5

5

Curso de Tecnologia em Sistemas para Internet

Noturno

5

5

5

Curso de Tecnologia em Alimentos

Noturno

5

5

5

Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca

Matutino/

Vespertino

10

10

10

Dourados

Curso de Tecnologia em Jogos Digitais

Noturno

4

3

3

Jardim

Licenciatura em Computação

Noturno

10

5

5

Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo

Integral

5

2

3

Naviraí

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

3

0

0

Nova Andradina

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

0

0

10

Curso de Tecnologia em Produção de Grãos 

Matutino

5

3

5

Curso de Bacharelado em Agronomia

Integral

2

0

2

Ponta Porã

Curso de Tecnologia em Agronegócio

Noturno

10

5

5

Curso de Bacharelado em Agronomia

Vespertino

2

1

2

Três Lagoas

Curso de Tecnologia em Automação Industrial

Noturno

15

4

4

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Noturno

10

10

10

Curso de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

Integral

6

3

3

 

*O número de vagas poderá ser ampliado em casos de desistências posteriores à publicação deste edital.

A análise das solicitações de ingresso será realizada por meio da avaliação da documentação entregue pelo candidato.

A avalição será realizada por uma comissão formada por três servidores que será nomeada pelo Diretor Geral – DIRGE do campus para o qual o candidato se inscreveu.

Da avaliação da documentação entregue resultará o deferimento ou indeferimento da solicitação de ingresso do candidato.

As solicitações de ingresso deferidas serão avaliadas por meio do histórico escolar e ementas apresentadas.

A avaliação constará da verificação se as unidades curriculares cursadas na instituição de origem ou o curso atendem ao conteúdo programático das unidades curriculares do curso que o candidato deseja ingressar no IFMS, podendo ser aproveitadas, sendo observados os seguintes critérios:

I.       Similaridade de conteúdos e de carga horária entre as unidades curriculares analisadas;

II.       Não serão considerados o estágio, atividades complementares ou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na avaliação, cada unidade curricular aproveitada valerá um (1) ponto.

Nos casos em que mais de uma unidade curricular do currículo de origem for utilizada para o aproveitamento de uma unidade curricular do curso desejado, será computado apenas um ponto.

As inscrições serão classificadas em ordem decrescente considerando-se a seguinte ordem:

I.        Maior pontuação conforme as unidades curriculares aproveitadas;

II.       Menor número de unidades curriculares a serem cursadas nos períodos anteriores ao que o candidato foi enquadrado;

III.      Maior média aritmética de todas as unidades curriculares aproveitadas;

IV.      Maior idade.

Será atribuída nota zero ao candidato que não apresentar os documentos da alínea “f” do item 3.3, porém o candidato continuará concorrendo nos critérios de desempate.

A classificação final dos candidatos obedecerá a ordem decrescente da pontuação final de cada candidato e será divulgada no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme o cronograma do item 6.

A classificação final incluirá o deferimento ou não das solicitações, bem como a relação dos candidatos convocados em primeira chamada.

Os candidatos que tiverem sua inscrição deferida e que não forem convocados na primeira chamada comporão uma lista de espera, que poderá ser utilizada para o preenchimento de possíveis vagas remanescentes.

É responsabilidade do candidato acompanhar todas as chamadas e prazos no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, não podendo alegar desconhecimento da publicação das mesmas.

O candidato poderá interpor recurso por meio de formulário (Anexo I), que deverá ser impresso, preenchido, indicando com precisão os itens a serem examinados, e protocolado na CEREL, dentro do prazo estabelecido no cronograma deste edital.

Os candidatos convocados deverão comparecer à CEREL do campus para o qual foi selecionado e realizar sua matrícula durante o período informado no cronograma do item 6 deste edital, atentando-se aos horários constantes no item 3.2.

Para a matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a)  Requerimento de Matrícula que estará disponível no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, devidamente preenchido e assinado;

b)  Fotocópia e original da Carteira de Identidade (RG) ou outro documento oficial de identificação com foto;

c)  1 (uma) foto 3x4 recente, impressa em papel fotográfico;

d)  Fotocópia e original da Certidão de Registro Civil de nascimento ou casamento;

e)  Fotocópia e original de documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino e maiores de 18 anos;

f)   Fotocópia e original do Diploma de Curso Superior reconhecido pelo MEC, para candidatos portadores de diploma;

g)  Comprovante de matrícula recente de curso superior autorizado ou reconhecido pelo MEC, aos que estão cursando curso superior (Transferência externa);

h)  Fotocópia e original do Histórico Acadêmico/Escolar, com carga horária, notas ou menções das unidades curriculares;

i)    Os candidatos estrangeiros, em substituição ao item e, deverão apresentar a carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o mesmo estude no Brasil.

A falta de qualquer documento solicitado no ato da matrícula impedirá sua efetivação.

Poderão ser utilizadas as cópias dos documentos apresentados no ato da inscrição, disponibilizados conforme o item 3.3 e 3.4.

A não efetivação da matrícula dentro do prazo estipulado implicará em desistência, e a vaga será destinada ao próximo classificado em possíveis chamadas subsequentes realizadas pelo IFMS.

Para atender à Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009, candidatos que estejam matriculados em instituição pública de ensino superior só poderão solicitar matrícula em curso do IFMS mediante comprovação de desistência no referido curso.

O período e as unidades curriculares que o estudante poderá se matricular é uma prerrogativa da Coordenação do Curso, a partir da análise da documentação apresentada.