O presente edital tem como público alvo estudantes matriculados nos cursos de pós-graduação do IFMS, com projetos de TCC ou de Dissertação já aprovados e, preferencialmente, que possuam renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio (1,5) vigente.

O edital visa a concessão de auxílio financeiro ao estudante, com o objetivo de contribuir para a conclusão e execução do TCC ou da dissertação de mestrado e fomentar os índices de permanência e êxito dos cursos de pós-graduação do IFMS.

Serão ofertados até 72 (setenta e dois) auxílios para estudantes dos cursos de pós-graduação Lato sensu, e até 8 (oito) para estudantes do Mestrado, no total, distribuídos conforme disposto nos quadros abaixo:

Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu

Número de Auxílios

AQ

Especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica

CB

Especialização em Informática Aplicada à Educação

CG

CX

Especialização em Ciências da Natureza e Matemática

DR

JD

NA

Especialização em Educação Sanitária e Comunicação em Defesa Agropecuária

NV

PP

TL

Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu

Número de Auxílios

CG

Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Poderão inscrever-se para este edital os estudantes dos Cursos de Pós-graduação do IFMS que se enquadrem nos seguintes requisitos:

a) estar com a matrícula ativa no curso cujo auxílio pretende concorrer.

b) estar em fase de elaboração de TCC, com o Termo de Compromisso/Orientação protocolado junto à Coordenação do Curso, em caso de estudante matriculado em curso de pós-graduação lato sensu (Especialização).

c) estar aprovado no exame de qualificação e em fase de elaboração da Dissertação, no caso de estudante matriculado no mestrado.

d) não ter recebido, do IFMS, Auxílio TCC ou o Auxílio para Capacitação, em razão do mesmo curso, por meio de editais anteriores.

As inscrições para concessão de auxílio TCC serão realizadas conforme datas previstas no cronograma do edital (item 12).

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via Internet, por meio do endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

O estudante deve anexar, no ato da inscrição, o Anexo I deste edital, devidamente preenchido e assinado, no formato PDF.

Estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio per capita devem submeter também, no ato da Inscrição, em formato PDF, o Anexo II, devidamente preenchido e assinado, juntamente com documentos comprobatórios, previstos no item 7 deste edital.

Devem ser informados, ainda, em campo próprio do formulário de inscrição, os dados bancários (banco, agência e número da conta) nominais do candidato.

Além  da submissão da inscrição, conforme descrito no item 6.2 e subitens, o estudante deve preencher, ou atualizar, caso já tenha preenchido, o questionário socioeconômico, cujo formulário pode ser acessado por meio do link: http://sistemas.ifms.edu.br/questionario_socioeconomico/ .

As informações prestadas na inscrição são de total responsabilidade do candidato.

Os candidatos serão selecionados e classificados observando-se o limite máximo de auxílios disponíveis por campus.

A classificação ocorrerá de acordo com a renda familiar per capita, por ordem crescente, dos estudantes.

Caso o número de auxílios ofertados para o curso seja maior que o número de candidatos inscritos, não haverá necessidade de classificação e todos os candidatos aptos serão contemplados com o auxílio.

Os estudantes com renda per capita maior que um salário mínimo e meio serão classificados após o preenchimento de vagas pelos estudantes que possuam renda de até esse limite.

A classificação dos estudantes com renda per capita maior que um salário mínimo e meio será estabelecida, em ordem decrescente, a partir do coeficiente de rendimento escolar, levando-se em consideração todas as unidades curriculares cursadas no semestre anterior.

Será critério de desempate a proximidade de conclusão do curso dos estudantes.

Prevalecendo o empate, terá prioridade o de maior idade.