A inscrição neste processo seletivo possibilitará ao candidato concorrer a uma das vagas nos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente na modalidade a distância, ofertados pelo IFMS e terá validade para o 1º semestre do ano letivo de 2022.

Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente possibilitam ao estudante cursar a formação técnica.

O diploma dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional na área do curso concluído.

Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente destinam-se a candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente e àqueles que o concluirão até a data da matrícula.

A conclusão dos cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subsequente dar-se-á no prazo mínimo de 1 (um) ano.

Os cursos ofertados terão encontros presenciais, cuja presença é obrigatória, observados os percentuais de faltas permitidos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

ENDEREÇOS E HORÁRIOS PARA ATENDIMENTO

CAMPUS/POLO

ENDEREÇO

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO OU E-MAIL PARA AGENDAR ATENDIMENTO

E-MAIL DA COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Água Clara

Escola Márcia Fioratti

Rua Osmar Cardoso da Silva, 244

Jardim das Palmeiras

Água Clara, MS

CEP: 79680-000

Segunda-feira a sexta-feira

08h às 11h

19h às 21h

coead.tl@ifms.edu.br

Aquidauana

IFMS Campus Aquidauana

Rua Tadao Arima, 222

Vila Ycaraí

CEP: 79200-000

Segunda-feira a sexta-feira

8h às 11h

14h às 17h

19h às 21h

E-mail: cerel.aq@ifms.edu.br

coead.aq@ifms.edu.br

Camapuã

Polo UAB de Camapuã/MS

Rua: Ferreira da Cunha, 200

Bairro: Vila Diamantina

Fone: (67) 3286-3333/99621-8499

Segunda-feira a sexta-feira

07h às 11h

13h às 15h

19h às 21h

coead.cx@ifms.edu.br

Campo Grande

IFMS Campus Campo Grande

Rua Taquari, 831

Bairro Santo Antônio

CEP: 79100-510

E-mail: cogea.cg@ifms.edu.br

coead.cg@ifms.edu.br

Corumbá

IFMS Campus Corumbá

Rua Pedro de Medeiros, s/n

Bairro Popular Velha

CEP: 79.310-110

Segunda-feira a sexta-feira

8h às 11h

14h às 17h

19h às 21h

E-mail: cerel.cb@ifms.edu.br

coead.cb@ifms.edu.br

Costa Rica

Escola Municipal Prof. Adenocre Alexandre de Morais

Rua José da Silva Calazans, 172

Centro

CEP: 79550-000

Segunda-feira a sexta-feira

07h30 às 10h30

13h às 16h

coead.tl@ifms.edu.br

Coxim

IFMS Campus Coxim

Rua Salime Tanure, s/n
Bairro Santa Tereza

CEP: 79400-000

E-mail: cerel.cx@ifms.edu.br

coead.cx@ifms.edu.br

Dourados

IFMS Campus Dourados

Rua Filinto Müller, nº 1790
Jardim Canaã I
CEP: 79833-520

Segunda-feira a sexta-feira

13h às 19h

E-mail: cerel.dr@ifms.edu.br

coead.dr@ifms.edu.br

Figueirão

Secretária Municipal de Educação

Avenida Moisés de Araújo Galvão, nº 591

Centro

CEP 79428-000

Segunda-feira a sexta-feira

7h às 11h

13h às 17h

coead.cx@ifms.edu.br

Jardim

IFMS Campus Jardim

Rodovia BR 060, s/n (Saída para Bela Vista)

CEP: 79240-000

E-mail: cerel.jd@ifms.edu.br

coead.jd@ifms.edu.br

Naviraí

Centro Estadual de Educação Profissional Senador Ramez Tebet

Rua Hilda, 203

Bairro Boa Vista

CEP: 79950-000

Segunda-feira a sexta-feira

08h00 às 11h00

13h00 às 17h00

19h00 às 21h00

WhatsApp: (67) 3409-2500

E-mail: cerel.nv@ifms.edu.br

WhatsApp: (67) 9866-0233

 

coead.nv@ifms.edu.br

Nova Alvorada do Sul

Escola Leonor de Souza Araújo

Avenida Jofre de Araújo, n° 111

E-mail: cogea.cg@ifms.edu.br

coead.cg@ifms.edu.br

Nova Andradina

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Av. Rosilene Lima Oliveira, 64

Jardim Universitário

CEP: 79750-000

Telefones: (67) 3441-9670/3441-9614

WhatsApp: (67) 3441-9670

E-mail: cerel.na@ifms.edu.br

coead.na@ifms.edu.br

Ponta Porã

IFMS Campus Ponta Porã

Rodovia BR 463, Km 14, s/n.

CEP 79909-000

Segunda-feira a sexta-feira

08h00 a 12h00

13h00 às 17h00
Telefone Fixo: (67) 3437-9612
WhatsApp: (67) 99848-8753

E-mail: cerel.pp@ifms.edu.br

coead.pp@ifms.edu.br

Ribas do Rio Pardo

Biblioteca do SESI

Avenida Nelson Lírio, n.º 3042

Centro

CEP: 79180-000

cogea.cg@ifms.edu.br

coead.cg@ifms.edu.br

São Gabriel do Oeste

Secretária Municipal de Educação

Rua Pernambuco, nº 1008

Centro

CEP 79490-000

cerel.cx@ifms.edu.br

coead.cx@ifms.edu.br

Sonora

SED

Rua da Alegria, nº 46

Bairro: Centro

CEP 79415-000

Segunda-feira a sexta-feira

07h às 13h

coead.cx@ifms.edu.br


As inscrições para este Processo Seletivo são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, via internet, no período de 07/12/2021 a 09/01/2022, por meio do endereço eletrônico http://selecao.ifms.edu.br/login.

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada Campus/Polo do IFMS para realizar sua inscrição.

No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma das opções de cursos oferecidos pelo IFMS neste edital.

Os dados preenchidos no cadastro da Central de Seleção e na inscrição do curso na Página do Candidato são de total responsabilidade do candidato ou, no caso de candidato menor de idade, de seu representante.

Caso o candidato necessite alterar a opção de curso, deverá fazer uma nova inscrição, pois será considerada válida somente a última inscrição realizada.

A distribuição das vagas oferecidas para cada curso será feita entre os candidatos de ampla concorrência e os que optarem por concorrer pela reserva de vagas para ação afirmativa (cotas), sendo que todo candidato concorre, inicialmente, pelo sistema de ingresso por ampla concorrência.

O IFMS, em concordância com o disposto na Lei nº 12.711 de 29/08/2012, no Decreto nº 7.824, de 11/10/2012, na Portaria Normativa/MEC nº 18, de 11/10/2012 e Portaria Normativa/MEC nº 9, de 5 de maio de 2017, determina que os candidatos que cursaram todos os anos do ENSINO MÉDIO ou equivalente em ESCOLA PÚBLICA terão direito a, no mínimo, 50% das vagas disponíveis neste edital, se optarem por concorrer na qualidade de beneficiário de uma das opções de ação afirmativa no ato da inscrição.

As vagas destinadas aos candidatos de escola pública estão subdivididas em:

AC – Ampla concorrência;

C1 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C2 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

C3– Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C4 – Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

C5 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C6 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

C7 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que sejam pessoas com deficiência.

C8 - Candidatos egressos de escola pública, com renda familiar bruta igual ou superior a 1,5 salário-mínimo per capita, que não se autodeclararam pretos, pardos e indígenas e que não sejam pessoas com deficiência.

CRONOGRAMA 

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

06/12/2021

Período de inscrições

07/12/2021 a 09/01/2022

Divulgação das inscrições homologadas

11/01/2022

Recurso das inscrições homologadas

12/01/2022 e 13/01/2022

Divulgação das inscrições homologadas após recurso e número do candidato para sorteio

14/01/2022

Realização do sorteio

17/01/2022

Divulgação do resultado preliminar do sorteio

19/01/2022

Período de recurso contra resultado preliminar do sorteio

20/01/2022 e 21/01/2022

Divulgação do resultado do sorteio após recursos

24/01/2022

Convocação para banca de heteroidentificação

25/01/2022

Período para envio da documentação para banca de heteroidentificação

26/01/2022 a 02/02/2022

Período de análise da banca de heteroidentificação

07/02/2022 a 09/02/2022

Publicação do resultado preliminar após a heteroidentificação

11/02/2022

Período de recurso contra o resultado da heteroidentificação

14/02/2022 e 15/02/2022

Publicação do Resultado final e divulgação da Primeira Chamada

16/02/2022

Matrícula da primeira chamada

17/02/2022 a 21/02/2022

Divulgação da segunda chamada

23/02/2022

Matrícula da segunda chamada

24/02/2022 e 25/02/2022

Divulgação da terceira chamada

03/03/2022

Matrícula da terceira chamada

04/03/2021

Início das aulas

07/03/2021 a 12/03/2021

Todos os candidatos inscritos em cotas raciais (C1, C2, C5 e C6) que se autodeclararam negros (pretos e/ou pardos) serão submetidos a uma Banca de Heteroidentificação, a fim de confirmar a veracidade da autodeclaração.

O procedimento de heteroidentificação será realizado por uma banca criada única e especificamente para esse fim, não sendo emitido nenhum histórico ou registro para utilização posterior, tendo validade apenas para o processo ao qual se destina.

A Banca de Heteroidentificação será composta por até 5 (cinco) membros, respeitando a diversidade, garantindo que tais membros sejam distribuídos por gênero, cor e, preferencialmente, naturalidade.

A convocação para a Banca de Heteroidentificação será divulgada na Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma. 

O candidato convocado para Banca de Heteroidentificação deverá apresentar a Autodeclaração de pessoa preta e/ou parda, devidamente preenchida e assinada, e uma fotografia.

Em função da pandemia da covid-19, a avaliação da condição de pessoa preta ou parda pelas Bancas de Heteroidentificação ocorrerá de forma on-line, por meio da análise dos documentos dispostos no item 4.4 deste Edital.

Não serão consideradas as avaliações de heteroidentificação realizadas por outras instituições ou quaisquer registros ou documentos pretéritos eventualmente apresentados, inclusive imagem e certidões referentes à confirmação em procedimentos de verificação de autodeclaração realizados em processos seletivos e/ou concursos públicos federais, estaduais, distritais ou municipais.

O Processo Seletivo ocorrerá por meio de sorteio eletrônico, às 10h, no dia 17/01/2022, transmitido pelo Youtube, com endereço eletrônico a ser divulgado na Central de Seleção do IFMS.

O sorteio eletrônico visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições efetivadas e será realizado apenas para os cursos em que a quantidade de candidatos for maior que o número de vagas.

O candidato não será obrigado a acompanhar o sorteio, porém, será responsável por tomar conhecimento do resultado.

A classificação do candidato em qualquer colocação na lista de sorteados não garante a convocação para matrícula, pois devem ser observados os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas. 

O sorteio será aberto ao público para acompanhamento dos procedimentos de auditoria e conferência.

Cada candidato receberá um número de participação no sorteio que será divulgado no endereço eletrônico http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao, conforme cronograma.

O resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos será divulgado no dia 19 de janeiro de 2022.

O resultado final do sorteio será disponibilizado no dia 24 de janeiro de 2022.

A divulgação das chamadas para matrícula, considerando o resultado final deste processo seletivo, será feita da seguinte forma:

PRIMEIRA CHAMADA (16/02/2022): os candidatos serão convocados até o preenchimento total das vagas ofertadas para cada curso/Campus ou polo/turno, observando-se os critérios de reserva de vagas para ações afirmativas (cotas) e ordem de classificação;

SEGUNDA CHAMADA (23/02/2022): havendo vagas remanescentes, será realizada uma nova convocação para preenchimento dessas vagas, respeitando os critérios mencionados no subitem anterior.

TERCEIRA CHAMADA (03/03/2022): após a matrícula da segunda chamada, caso ainda haja vagas remanescentes, serão convocados todos os candidatos da lista de espera para preenchimento das vagas obedecendo-se à ordem de matrícula.

Publicada a primeira chamada, o candidato classificado deverá solicitar a matrícula, de forma online no endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/.

O candidato que não conseguir acessar o endereço eletrônico acima deverá enviar um e-mail para cread@ifms.edu.br.

O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula. Caso ainda não o tenha preenchido, o candidato será redirecionado para essa etapa. Para acesso ao questionário, o candidato deve digitar o próprio CPF, no campo login e senha. Em seguida, modifique a senha. 

Para realizar a matrícula, o candidato deverá enviar os seguintes documentos digitalizados:

a)    Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato.

b)    Carteira de Identidade – RG ou outro documento oficial de identificação com foto como carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros Militar; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação (somente o modelo com foto);

c)    Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso não conste no documento oficial de identificação.

d)    Histórico Escolar do Ensino Médio ou de declaração de conclusão do ensino médio ou equivalente (Obs.: Para o candidato beneficiário de ação afirmativa, tanto na apresentação do Histórico Escolar, quanto na do Certificado de Conclusão, deverá ficar comprovado que cada uma das séries e/ou anos foi cursada com aprovação em escola pública no Brasil);

e)    Documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 (dezenove) e 45 (quarenta e cinco) anos de idade completos ou a serem completados até 31 de dezembro do ano corrente;

f)     Uma foto atual digital 3x4 ou selfie em postura frontal, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares);

g)    Carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro – RNE e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil, somente para candidatos estrangeiros;

h)    Documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original), somente para os candidatos que concluíram o Ensino Fundamental ou Médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do Mercosul;

i)      Documentos exigidos para comprovação de renda familiar bruta mensal per capita, que estão descritos no Anexo IV deste edital, para os candidatos beneficiários de ação afirmativa (cotas), com renda menor ou igual a 1,5 (um vírgula cinco) salário mínimo per capita;

j)      Anexo VII preenchido e laudo médico, no caso de candidatos beneficiários da ação afirmativa (cotas) para pessoa com deficiência;

Edital nº 088.12/2021 - Divulgação da Terceira Chamada - 03/03/2022

Edital nº 088.11/2021 - Divulgação da Segunda Chamada - 23/02/2022

Edital nº 088.10/2021 - Resultado Final e Primeira Chamada - 16/02/2022

Requerimento de matrícula - 16/02/2022

Edital nº 088.9/2021 - Resultado Preliminar da Banca de Heteroidentificação - 11/02/2022

Edital nº 088.8/2021 - Retificação do Cronograma - 02/02/2022

Edital nº 088.7/2021 - Convocação para a banca de heteroidentificação - 25/01/2022

Edital nº 088.6/2021 - Resultado Final do Sorteio - 24/01/2022

Edital nº 088.5/2021 - Resultado preliminar do sorteio eletrônico - 19/01/2022

Edital nº 088.4/2021 - Inscrições homologadas e número para sorteio - 14/01/2022

Edital nº 088.3/2021 - Lista preliminar das inscrições homologadas - 11/01/2022

Edital nº 088.2/2021 - Retificação do Anexo II - Cursos e Vagas - 23/12/2021

Edital nº 088.1/2021 - Retificação do Anexo II - Cursos e Vagas - 07/12/2021

Anexo VIII - Autodeclaração Preto ou Pardo - 06/12/2021

Anexo VII - Formulário para entrega de laudo médico - 06/12/2021

Anexo VI - Formulário para o cálculo de renda familiar bruta mensal per capita - 06/12/2021

Anexo V - Declarações de atividades e/ou rendimentos mensais médios - 06/12/2021

Anexo IV - Procedimento para o cálculo de renda familiar - 06/12/2021

Anexo III - Endereços e horários para atendimento - 06/12/2021

Anexo II - Cursos e Vagas - 06/12/2021

Anexo I - Cronograma - 06/12/2021

Edital nº 088/2021 - Técnico Subsequente EaD 2022.1 - 06/12/2021