1. A inscrição neste processo seletivo dará direito ao candidato de concorrer a uma das vagas dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) para o 2º (segundo) semestre de 2021.

2. Este processo seletivo terá validade para o 2º (segundo) semestre do ano letivo de 2021.

3. Os cursos FIC do IFMS conduzem o estudante à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, em todos os níveis de escolaridade.

4. Os dias e horários de oferta dos cursos estão dispostos no Anexo II do Edital.

5. O certificado terá validade nacional e habilitará o estudante egresso ao exercício profissional ao concluir o curso.

6. Para concorrer a uma das vagas disponíveis neste processo seletivo, o candidato deverá possuir a escolaridade e a idade mínima previstas no Anexo II do edital, devendo comprová-las na data da matrícula, caso seja contemplado.

 

CAMPUS NAVIRAÍ

CURSO

ESCOLARIDADE MÍNIMA

IDADE MÍNIMA

TURNO

VAGAS

Auxiliar de agropecuária

Ens. Fundamental I completo

 (1º ao 5º ano)

-

Noturno

40

 

CAMPUS NOVA ANDRADINA

CURSO

ESCOLARIDADE MÍNIMA

IDADE MÍNIMA

TURNO

VAGAS

Agente de desenvolvimento cooperativista

Ensino Médio Incompleto

-

Vespertino

30

EVENTO

DATA

Publicação do Edital

1º/6/2021

Período de inscrições

7/6 a 4/7/2021

Divulgação das inscrições homologadas e do número do candidato para o sorteio

5/7/2021

Realização do sorteio

6/7/2021

Divulgação do resultado preliminar do sorteio, com a classificação de todos os candidatos

7/7/2021

Período de recurso contra o resultado preliminar do sorteio

8 e 9/7/2021

Classificação final do processo seletivo e divulgação da 1ª chamada

12/7/2021

Matrícula da 1ª chamada (solicitação de matrícula on-line)

14/7 a 19/7/2021

Divulgação da 2ª chamada

22/7/2021

Matrícula da 2ª chamada (solicitação de matrícula on-line)

26 a 29/7/2021

Divulgação da 3ª chamada

3/8/2021

Matrícula da 3ª chamada (solicitação de matrícula on-line)

5 a 10/8/2021

Data do ínicio das aulas

4/08/2021

CAMPUS

ENDEREÇO

TELEFONE PARA CONTATO

NAVIRAÍ

Centro de Educação Profissional Senador Ramez Tebet

Rua Hilda, s/n – Bairro Boa Vista.

CEP: 79950-000 – Naviraí/MS.

e-mail: cerel.nv@ifms.edu.br

(67) 3409-2500

NOVA ANDRADINA

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Av. Reitor Peró, 64 – Jardim Universitário

CEP 79750-000 – Nova Andradina, MS.

e-mail: cerel.na@ifms.edu.br

(67) 3441-9670

 

(67) 99978-9174

* A data e o horário do atendimento presencial, se houver, serão disponibilizados no agendamento.

1.1.  As inscrições para este processo seletivo são gratuitas e deverão ser realizadas exclusivamente via internet, por meio da Central de Seleção do IFMS, conforme cronograma disposto no Anexo I do Edital.

1.1.1.             O candidato que não tem acesso à internet poderá requerer ao IFMS a disponibilização de um computador para realizar a sua inscrição no campus, devendo solicitar, por telefone (Anexo III), o agendamento para o atendimento presencial.

1.1.2.             Em função da pandemia da covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir distanciamento social.

 1.2.  No momento da inscrição, o candidato deverá informar seu número do Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 1.3.  No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção por um dos cursos constantes no Anexo II do Edital.

 1.4.  Durante o período destinado à inscrição, caso o candidato necessite alterá-la, deverá acessar a “PÁGINA DO CANDIDATO” da Central de Seleção do IFMS, selecionar “MINHAS INSCRIÇÕES” e depois o ícone “EDITAR INSCRIÇÃO”.

1.4.1. Será considerada válida somente a última alteração realizada.

 1.5.  Os dados preenchidos no cadastro da Central de Seleção do IFMS e na inscrição do curso na página do candidato serão de total responsabilidade do candidato ou de seu representante.

 1.6.  Recomenda-se aos candidatos que, ao se inscreverem, já providenciem os documentos necessários à matrícula, para o caso de serem contemplados.

 1.7.  A relação inscrições homologadas será divulgada na Central de Seleção do IFMS conforme previsto no cronograma (Anexo I) do Edital.

1.1.        Este processo seletivo ocorrerá por meio de sorteio eletrônico que, em razão da pandemia da covid-19, será realizado de forma on-line e transmitido pelo YouTube às 15h do dia previsto no cronograma (Anexo I) do Edital.

1.1.1.             Os candidatos poderão acompanhar a transmissão ao vivo por meio de um link que será publicado na Central de Seleção do IFMS.

1.1.2.             O sorteio eletrônico ocorrerá sob a responsabilidade da Diretoria de Educação Básica.

 1.2.        O resultado preliminar do sorteio eletrônico será divulgado na Central de Seleção do IFMS conforme previsto no cronograma (Anexo I) do Edital.

 1.3.        O sorteio eletrônico visa classificar todos os candidatos homologados de que trata o item 4.7.

 1.4.        Cada candidato receberá um número de participação no sorteio, que será divulgado na Central de Seleção do IFMS conforme cronograma disposto no Anexo I do Edital.

 1.5.        Será excluído deste processo seletivo o candidato que venha a praticar qualquer dos seguintes atos, seja por iniciativa própria ou de seu acompanhante ou representante:

1.5.1.             utilizar-se ou tentar utilizar-se de meios fraudulentos ou ilegais para ser sorteado;

1.5.2.             faltar com o respeito para com os servidores da Diretoria de Educação Básica ou com qualquer envolvido no processo seletivo, com as autoridades presentes ou com os demais candidatos; ou

1.5.3.             desrespeitar as regras do local de sorteio.

 1.6.        O programa usado pelo IFMS sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

 1.7.        Para fins de auditoria, o IFMS sempre divulga, com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”.

1.7.1.             Essa semente é o que garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução de determinado sorteio já realizado, com resultado idêntico.

 1.8.        Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador.

1.8.1.             Será preciso apenas utilizar a semente publicada e efetuar o download do programa usado para o sorteio neste endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria; feito isso, basta seguir os passos abaixo e auditar o sorteio:

a)     abra o programa do sorteio;

b)     no campo “total de inscritos” e no campo “vagas”, coloque o número de candidatos inscritos e assinale o campo "Inserir semente manualmente";

c)      preencha o campo “semente” com o número gerado;

d)     clique o botão “Gerar Lista”; e

e)     efetue a comparação da lista gerada com resultado publicado.

1.9.        O interessado em auditar o sorteio deve utilizar versões recentes dos navegadores Mozilla Firefox (versão 26.0 ou superior), Google Chrome (versão 31.0 ou superior) ou Microsoft Edge (versão 81 ou superior).

1.10 Os resultados preliminar e final do sorteio eletrônico serão divulgados na Central de Seleção do IFMS conforme previsto no cronograma (Anexo I) do edital.

1.1.        A classificação final do candidato dar-se-á pela ordem dos números sorteados e será divulgada na Central de Seleção do IFMS conforme cronograma disposto no Anexo I do Edital.

 1.2.        Sempre que o número de inscritos for maior que o número de vagas, todos os candidatos deverão ser sorteados, para fins de composição da lista de espera.

  1.3.        Se o número de inscritos for menor que o número de vagas, não haverá sorteio, sendo a classificação definida pela ordem do número de inscrição.

1.1.        Em função da pandemia da covid-19 e a fim de possibilitar à comunidade do IFMS isolamento social, a matrícula será realizada de forma on-line, por meio de solicitação.

 1.2.        A solicitação on-line de matrícula é ato obrigatório para todos os candidatos convocados para matrícula e deverá ser realizada observando-se as instruções dispostas neste Edital.

1.3.        Para solicitar a matrícula, o candidato deverá acessar o sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/.

1.3.1.             Caso seja o primeiro acesso, o candidato deverá clicar na opção “Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso.” — em seguida serão solicitados o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS.

1.3.2.             Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado: o candidato deverá acessar novamente o endereço eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/ e informar seu CPF e sua senha — a senha será enviada para o e-mail cadastrado na Central de Seleção do IFMS (lembre-se: é responsabilidade do candidato modificar a senha no primeiro acesso e guardá-la sob sigilo).

 1.4.        Ao acessar o sistema, o candidato será informado sobre o tipo, a chamada, o curso e o campus para o qual foi convocado para matrícula.

1.4.1.             Caso alguma informação esteja incorreta, o candidato deverá enviar e-mail para cofic@ifms.edu.br.

 1.5.        Após conferir as informações, o candidato deverá clicar em “Solicitar Matrícula”.

 1.6.        O preenchimento do Questionário Socioeconômico é pré-requisito para solicitar matrícula e caso o candidato ainda não o tenha feito, será redirecionado para essa etapa.

1.6.1.             Para acesso ao questionário, o candidato deverá digitar o CPF, no campo login e senha e, em seguida, modificar a senha.

1.6.2.             Após validar o Questionário Socioeconômico, os dados pessoais do(a) candidato(a) serão apresentados para atualização e possíveis correções.

 1.7.        Posteriormente, o candidato será levado à página de upload, na qual deverá anexar os seguintes documentos digitalizados:

1.7.1.             Requerimento de Matrícula devidamente preenchido e assinado, no qual deverá constar, obrigatoriamente, o número do CPF do candidato;

1.7.2.             documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;

1.7.3.             documento oficial de identificação com foto: carteira de identidade (RG); carteiras expedidas pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos etc.); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais expedidas por órgão público que, por lei federal, valham como identidade; carteira de trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente o modelo com foto);

1.7.4.             documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 (dezenove) e 45 (quarenta e cinco) anos de idade completos ou a ser completados até 31 de dezembro do ano corrente;

1.7.5.             documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil ou o protocolo de solicitação, tendo um prazo de seis meses, a partir da data de matrícula, para entrega do documento oficial (fotocópia e original), somente para os candidatos que concluíram o ensino fundamental ou médio ou equivalentes no exterior, exceto em países do Mercosul;

1.7.6.             Carteira de identidade ou Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e do Passaporte com visto de estudante ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil, somente para candidatos estrangeiros;

1.7.7.             O Termo de Ciência para Solicitação de Matrícula On-Line, a ser assinado pelo  responsável legal, a Certidão de Nascimento do(a) menor ou documento de guarda ou tutela, se for o caso, e o documento oficial com foto do responsável legal, no caso de o candidato convocado ser menor de 18 anos; e

1.7.8.             uma (1) foto 3x4 recente.

a)        Importante: o candidato deverá anexar um ou mais arquivos para cada comprovação solicitada, sempre clicando em “Enviar Comprovante” para efetivar o carregamento de cada arquivo e observando a confirmação de que o arquivo foi salvo.

b)        Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com no máximo 5 (cinco) megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

 1.8.        Após anexar todos os arquivos, o candidato deverá clicar em “Salvar e Finalizar” para encerrar o processo de solicitação de matrícula.

1.8.1.             Ao final do procedimento, um comprovante será exibido.

 1.9.        Os documentos solicitados para matrícula deverão ser enviados on-line, exclusivamente por meio do sítio eletrônico http://matricula.ifms.edu.br/, e não serão aceitas outras formas de envio.

 1.10.     Caso o candidato não solicite a matrícula e/ou não envie a documentação correta no período estipulado no cronograma (Anexo I) do Edital, perderá direito à vaga.

 1.11.     A solicitação de matrícula assegura apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no IFMS, estando a matrícula definitiva condicionada à comprovação do atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares de ingresso previstos neste Edital.

 1.12.     A matrícula de interessados poderá ocorrer até o final da terceira semana após o início das aulas, caso ainda existam vagas remanescentes.

 1.13.     A prestação de informação falsa pelo(a) candidato(a), apurada posteriormente à matrícula, em procedimento que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa, ensejará o cancelamento de sua matrícula no IFMS, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis.

 1.14.     Considerando a modalidade de ensino não presencial, implantado no IFMS pela Instrução Normativa nº 5, de 20 de agosto de 2020, o estudante que efetuar a matrícula estará ciente de que o IFMS fará o primeiro contato por meio do e-mail fornecido no Requerimento de Matrícula para orientação e informação sobre as aulas não presenciais — por isso, é de responsabilidade do candidato fornecer o endereço de e-mail correto.