O Processo visa selecionar servidores do quadro efetivo do IFMS e que estejam em exercício no IFMS para compor a Banca Examinadora, que tem a função de elaborar as questões das Provas do Exame de Seleção/2020 para os Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrado do IFMS e responder aos recursos apresentados pelos candidatos, observado os prazos previstos no cronograma.

1.1.       As inscrições deverão ser realizadas conforme Cronograma (Anexo I) deste Edital, por meio do link de inscrições disponível no site: http://selecao.ifms.edu.br/login.

1.2.       Poderão participar da presente seleção os servidores Docentes ou Técnicos Administrativos em Educação, exclusivamente do quadro efetivo do IFMS e em exercício no IFMS.

Publicação do Edital

05/08/2019

Período de inscrições

12 a 26/08/2019

Publicação da lista dos candidatos inscritos e o número atribuído a cada candidato

27/08/2019

Período para recurso contra a lista de candidatos inscritos

28 e 29/08/2019

Sorteio eletrônico e divulgação do resultado preliminar do sorteio

30/08/2019

Período para recurso contra resultado do sorteio

02 e 03/09/2019

Divulgação do resultado final

04/09/2019

Período para envio da documentação (termo de compromisso e responsabilidade)

04 a 06/09/2019

Período para elaboração e envio das questões

09/09 a 27/09/2019

Data da reunião para orientações de elaboração de questões.

10/09/2019

Período para revisão e homologação das questões.

30/09 a 21/10/2019

1.1.       Os interessados deverão possuir formação específica, de acordo com as áreas de elaboração de questões das provas, conforme quadro a seguir:

Formação

LÍNGUA PORTUGUESA

Licenciatura em Letras

MATEMÁTICA

Licenciatura em Ciências Exatas ou docência comprovada nos Ensinos Fundamental ou Médio em Matemática

CONHECIMENTOS GERAIS

Qualquer curso de ensino superior, com docência comprovada nos Ensinos Fundamental ou Médio.

1.2.       Cada candidato poderá se inscrever para apenas uma das áreas de elaboração.

ÁREA

NÚMERO DE ELABORADORES DE QUESTÕES

TITULARES

SUPLENTES

LÍNGUA PORTUGUESA

MATEMÁTICA

CONHECIMENTOS GERAIS

1.1 A remuneração pelos serviços prestados será realizada de acordo com a Tabela de Gratificação por Encargo de Curso/Concurso (Regulamento 001/2014-DIGEP, de 15 de dezembro de 2014, alterado pela Portaria 647, de 28 de junho de 2019) e com a Portaria SGP/MP nº 3.424, de 29 de abril de 2019, no valor de R$ 32,76 por questão.

1.2 Somente serão pagas as questões homologadas e que efetivamente forem utilizadas no Exame de Seleção, excetuando-se as questões que, por ocasião de interposição de recursos, venham a ser anuladas, após a aplicação das provas.

1.1.       O sorteio eletrônico será público, sem a necessidade da presença de candidatos, e ocorrerá conforme previsto no cronograma (Anexo I), sob a supervisão da Comissão Central do Exame de Seleção 2020 e servidores da PROEN.

1.2.       Todo candidato inscrito para a seleção de Elaboradores de Questões das provas do Exame de Seleção 2020 receberá um número de participação (correspondente à ordem de inscrição do candidato), o qual será utilizado por um programa de computador para o sorteio.

1.3.       O programa a ser usado é o mesmo utilizado pelo IFMS e por outros Institutos Federais para o sorteio dos estudantes, sendo que este sorteia aleatoriamente a ordem dos números por meio de algoritmos e cálculos matemáticos.

1.4.       Para fins de auditoria, o IFMS divulga, junto com o sorteio, o campo “Semente utilizada: xxxxxxxxxxxxx”, a qual garante a aleatoriedade do processo e permite a reprodução do sorteio já realizado gerando resultado idêntico.

1.5.    A “semente” é o número de milissegundos que se passaram desde 1 de janeiro de 1970 até o momento do sorteio, sendo esta uma marca temporal, ou estampa de tempo, que garante que a semente gerada seja única, pois a cadeia de caracteres que compõe indica o horário que o sorteio ocorreu.

1.6.       Para verificar a autenticidade do sorteio, qualquer pessoa poderá reproduzi-lo em qualquer lugar ou computador, bastando realizar os seguintes procedimentos:

a)     Efetuar o download do programa usado para o sorteio no endereço eletrônico: http://selecao.ifms.edu.br/sorteio_auditoria;

b)     Abrir o programa do sorteio;

c)  No campo “TOTAL DE INSCRITOS” e no campo “VAGAS”, colocar o número de candidatos inscritos e o número de vagas por área (item 3.3), respectivamente, e assinalar o campo "INSERIR SEMENTE MANUALMENTE";

d)     Preencher o campo “SEMENTE” com o número divulgado no sorteio;

e)     Clicar no botão “GERAR LISTA”, e;

f)   Efetuar a comparação da lista gerada com resultado publicado.

1.7.       O interessado em auditar o sorteio deve utilizar versões recentes dos navegadores Mozila Firefox (versão 26.0 ou superior), Google Chrome (versão 31.0 ou superior) e Internet Explorer (versão 11 ou superior).

1.1. O recurso será interposto apenas por meio digital (observado o prazo de acordo com cornograma), conforme a sequência abaixo:

1.1.1.  Acessar o endereço eletrônico: http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao;

1.1.2.  Página do Candidato;

1.1.3.  Acessar seu cadastro, preenchendo “login” e “senha”;

1.1.4.  Clicar em “Minhas inscrições”;

1.1.5.  Acessar o ícone “Recurso”;

1.1.6.  Preencher o Formulário de Recurso; e

1.1.7.  Clicar em “Enviar”.