O presente processo seletivo tem por objetivo selecionar servidores que atuarão como instrutores nos cursos de capacitação para servidores do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul, a fim de melhorar o desempenho das equipes de trabalho da instituição, oportunizando desenvolvimento profissional e pessoal por meio da aprendizagem de novas habilidades, aprimoramento e otimização do trabalho realizado, conforme o Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP, referente aos anos de 2020 e 2021 do IFMS.

São requisitos para participar da seleção:

I – obrigatórios:

a) pertencer ao quadro de servidores efetivos do IFMS;

b) ter conhecimento básico em Informática e no uso de ferramentas online para ministrar aulas (Google Meet, Webex, Zoom), comprovados por autodeclaração.

II – alternativos, ou seja, ter pelo menos dois dos itens elencados abaixo:

a) ter integrado comissões de trabalho em área afim ao curso a ser ministrado; ou

b) ter participado de cursos de capacitação com carga horária mínima de 20 (vinte) horas na área pretendida; ou

c) ter ministrado cursos de capacitação com carga horária mínima de 20 (vinte) horas;

d) ter ministrado disciplinas em cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação; ou

e) ter experiência comprovada em setor relacionado à área afim com o curso a ser ministrado.

Somente serão admitidas inscrições efetuadas de acordo com o Cronograma (ANEXO I do Edital).

Devem ser feitas de 22 de setembro a 02 de outubro de 2020, exclusivamente por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/77P1FXmrbF8DndnG6.

O candidato poderá se inscrever para a quantidade de cursos que desejar, podendo atuar em mais de um curso, conforme o resultado do processo de seleção, respeitada a quantidade máxima de recebimento de 120h de Gratificação por Encargo de Curso e Concurso (GECC) por ano.

Cada curso terá 1 (um) instrutor selecionado, conforme as temáticas, objetivos e carga horária, elencados no quadro abaixo:

PDP 2020

Ordem

Necessidade

Objetivo do Curso

Conceitos e práticas em planejamento estratégico

Possibilitar a formulação de estratégias que contemplem procedimentos para atingir objetivos; auxiliar a definição de metas, ações práticas e indicadores; estruturação de um plano de ação eficiente.

Compreender e operar o Sistema Único de Administração

Pública (Suap)

Oferecer aos servidores conhecimentos para utilização do sistema Suap, especificamente quanto ao documento eletrônico e protocolo eletrônico.

16h

Aprimoramento para a redação de documentos oficiais e

institucionais

Aprimorar a redação de atos oficiais emitidos pelos servidores.

20h

Outro* curso ref. a alguma das necessidades previstas no PDP IFMS 2020, disponível em http://servidor.ifms.edu.br/assuntos/gestao-de-pessoas/capacitacao/plano-de-desenvolvimento-de-pessoas-pdp/necessidadescadastradas-completo.pdf

Explicitar objetivos na proposta a ser apresentada. Serão analisadas conforme prioridades de demandas por capacitação.

20h ou 16h**

*Poderá ser apresentada proposta para instrutoria de curso em outro tema que atenda a alguma necessidade do PDP 2020.

**A carga horária deverá ser justificada na proposta.

PDP 2021

Ordem

Necessidade

Objetivo do Curso

Conhecimentos em editor de planilhas, para eficácia nos trabalhos diários (Avançado)

Capacitar servidores em sistema de elaboração de planilhas para melhor utilização dos recursos disponíveis no sistema.

Conhecimento em Gestão de Conflitos/Mediação de Conflitos

Capacitar servidores para que  atuem como mediadores, identificando, resolvendo ou prevenindo um conflito pelo diálogo entre as partes de maneira imparcial.

16h

Desenvolver habilidades do trabalho em equipe e motivação

Capacitar o servidor a reconhecer a importância do trabalho em equipe para o alcance de objetivos comuns.

Gestão de Riscos

Possibilitar que o servidor seja capaz de mensurar e elaborar um planejamento de respostas aos riscos que impactam as atividades do setor.

20h

Aprimorar conhecimento em ferramentas de mapeamento e modelagem de processos

Capacitar os servidores no mapeamento de processos dos setores a partir da utilização de sistemas computacionais.

20h

Capacitar os servidores sobre Pregões Eletrônicos e Presenciais e as inovações trazidas pelo Decreto 10.024/2019

Atualizar os profissionais envolvidos com as aquisições de bens e serviços públicos com base no novo Decreto 10.024/2019.

16h

Desenvolver conhecimento em adaptação de conteúdo e propiciar o aprimoramento do atendimento às pessoas com necessidades educacionais específicas

Orientar servidores a pensar e implementar aulas e métodos que garantam o engajamento de alunos com deficiências físicas e mentais.

20h

Melhorar a compreensão sobre projetos de extensão

Possibilitar a compreensão do servidor quanto ao papel dos projetos de extensão do IFMS junto à sociedade a fim de incentivar a criação de novas propostas.

20h

Obtenção, ampliação e aprimoramento de conhecimentos referentes a relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho

Incentivar os participantes a refletir sobre a forma de se relacionar dentro do ambiente de trabalho com vistas ao fortalecimento das equipes e promoção da saúde dos servidores.

16h

Criar infográficos atraentes e eficientes

Capacitar os participantes na pesquisa de dados, síntese gráfica e utilização das principais técnicas e ferramentas digitais para a criação de infográficos.

16h

Aprimoramento em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Capacitar servidores para a comunicação em Libras.

20h

Será realizada em uma etapa, de caráter classificatório e eliminatório, conforme pontuação obtida na análise curricular (Anexo II) e a proposta de conteúdo programático (Anexo III).

Divulgação do resultado final prevista para 16/10/2020.