O Programa tem como objetivo  promover a formação continuada dos servidores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem do IFMS, dentro de uma visão global e interdisciplinar dos aspectos que permeiam a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, de modo a enfrentar os desafios no cotidiano escolar, visando à qualidade do ensino e à formação integral dos seus educandos.

O presente processo seletivo tem por objetivo selecionar servidores que atuarão como instrutores no Programa de Formação Continuada para o Ensino em Educação, Profissional, Científica e Tecnológica, nos seis módulos do Programa.

A seleção de instrutores será realizada pela Pró-Reitoria de Ensino em conjunto com a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep).

As vagas deste edital serão para os seguintes módulos do Programa de Formação:

Carga horária (h)

Objetivo do módulo **

I – Concepção dos Institutos Federais

Conhecer a história da Rede Federal; conhecer a concepção dos Institutos Federais; entender a Educação Profissional e Tecnológica, seus níveis e modalidades de ensino.

II- Currículo **

Discutir currículo, concepção de homem e sociedade; conhecer as concepções e metodologias de ensino para a educação profissional (interdisciplinaridade e transversalidade).

III- Profissão docente **

Analisar as questões da docência no IFMS relativas a ensino, pesquisa e extensão;  Compreender a gestão em sala de aula, do planejamento à avaliação.

IV- Avaliação**

Discutir as concepções e instrumentos de avaliação; capacitar para elaborar/selecionar questões para ensinar e avaliar.

V- Práticas de Ensino **

Conhecer e ampliar o repertório de práticas pedagógicas e metodologias ativas.

VI- Administração pública e Plano de Desenvolvimento Institucional **

Capacitar docentes para elaboração de compras de livros, materiais para laboratório e outros que atendam ao Projeto Pedagógico do Curso; capacitar para fazer Termo de Referência e especificação de compras; analisar e participar do desenvolvimento do planejamento estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos. Analisar e participar do desenvolvimento do  Planejamento Estratégico para o IFMS, bem como seus regulamentos

1*

*A relação instrutor/estudante será de 1/250 (máximo).

** Os módulos II a VI serão realizados a partir de fevereiro de 2017.

Para participar do Programa, o servidor deverá atender obrigatoriamente ao requisito I e a pelo menos a mais um dos requisitos estabelecidos abaixo:

I – pertencer ao quadro de servidores efetivos do IFMS;

II – trabalhar em regime de 40 (quarenta) horas semanais, em tempo integral ou com dedicação exclusiva, no caso de Docente, com atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional, ou;

III- ser estudante ou pesquisador em área afim do módulo a ser ministrado;

IV - ter publicado sobre assunto relacionado ao tema do módulo a ser ministrado;

IV- possuir formação na área, ter cursado ou ministrado disciplinas em programas de Pós-graduação em área afim do módulo a ser ministrado;

V- tenha afinidade com o assunto abordado.

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas no período de 04 a 11 de novembro de 2016.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem protocolar na Central de Relacionamento-CEREL do campus, os seguintes documentos:

a)     Requerimento de Inscrição, conforme Anexo IV em duas vias, sendo uma para protocolo do candidato.

b)     Curriculum Lattes atualizado.

c)      Documentos comprobatórios, conforme de Tabela de Pontuação (Anexo I).

Toda documentação deverá estar encadernada ou grampeada, paginada, rubricada pelo candidato e ser entregue em envelope fechado e identificado com a frase “Edital 31/2016”, o nome e o campus/local de exercício do candidato.

O candidato poderá inscrever-se para apenas um módulo.

Os servidores selecionados para atuarem como instrutores nos módulos do curso farão jus à retribuição por encargo de curso e concurso, conforme regulamento n° 007 de 15 de dezembro de 2014 – DIGEP.

As horas trabalhadas nas atividades inerentes ao curso, quando conflitantes com a jornada de trabalho, deverão ser devidamente compensadas.

Nas ausências em virtude da participação no evento ou outra atividade inerente a capacitação, deve o servidor dar ciência com antecedência à chefia imediata, providenciando, quando necessário, substituto para as atividades que possam causar prejuízo aos estudantes ou ao seu setor.

O instrutor terá carga máxima de 40 horas para o desenvolvimento das atividades, de acordo com o estabelecido na carga horária do módulo.

A pontuação e a proporção de cada um dos itens avaliados estão disponíveis no Anexo I do Edital.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação segundo os critérios estabelecidos no Anexo I do Edital.

Caso haja empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nessa ordem:

a) maior tempo de serviço no IFMS;

b) candidato mais idoso.

Serão desclassificados os candidatos que não atenderem aos requisitos dos itens 5 e 6 do edital.

O resultado preliminar será divulgado no endereço eletrônico do IFMS http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao a partir de 18 de novembro de 2016

O candidato poderá interpor recurso na data prevista no cronograma do Edital (item 11) por meio de formulário (Anexo II), que deverá ser impresso, preenchido e devidamente protocolado na Central de Relacionamento –  CEREL.

O resultado final será divulgado no endereço eletrônico do IFMS http://www.ifms.edu.br/centraldeselecao e está previsto para 23 de novembro de 2016.