O presente edital tem por finalidade fornecer apoio financeiro para o pagamento de despesas com revisão textual,  tradução e/ou revisão de artigos e relatos de experiência para língua estrangeira e de taxas de publicação em periódicos científicos de elevado impacto para servidores (docentes e técnicos administrativos) e estudantes do IFMS.

A ação institucional objeto deste edital destina-se aos servidores (docentes e técnicos-administrativos) do IFMS que:

a) Desenvolvam pesquisas no IFMS e/ou em instituição parceira que exista acordo de cooperação formalizado;

b) Não estar no gozo de qualquer tipo de afastamento ou licença, excetuadas as licenças maternidade/paternidade, bem como a licença para tratamento da própria saúde e/ou de pessoa da família. Todavia, caso o proponente seja selecionado, este não poderá estar em afastamento e/ou licença.

c) Possuam Currículo Lattes atualizado a menos de 06 (seis) meses na Plataforma Lattes do CNPq;

d) Estejam listados entre os autores do artigo científico a ser traduzido e/ou publicado;

e) Assinem o Termo de Compromisso do Autor (Anexo I) pelo material a ser publicado;

f) Não possuir quaisquer pendências relativos a atividades e/ou projetos junto às direções responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão do campus e Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS, conforme art. 6º, III, do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) do IFMS.

Servidores pesquisadores/extensionistas contemplados com recursos financeiros nos últimos três anos e que efetuaram a devolução de valores superiores a 30% terão sua inscrição indeferida.

O valor global estimado para o custeio das despesas com revisão textual, tradução de artigos para língua estrangeira e das taxas de publicação em periódicos científicos do ano de 2021 é de R$ 73.000,00 (setenta e três mil reais), sendo R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) para manuscritos científicos e R$ 10.000,00 (dez mil reais) para os relatos de experiência, provenientes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Extensão, e R$ 23.000,00 (vinte e três mil reais) para manuscritos científicos e relatos de experiência, provenientes dos campi Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas, conforme disponibilidade orçamentária e financeira do IFMS, estando tal montante sujeito aos prazos e limites para empenho de despesas pelos órgãos, fundos e entidades do Poder Executivo Federal e demais normatizações superiores.

O auxílio financeiro para revisão textual em língua portuguesa, tradução/revisão em língua estrangeira e/ou publicação de artigo científico será concedido apenas para os artigos a serem submetidos ou publicados em periódicos científicos que estejam nos estratos A1, A2, A3, A4, B1 e B2, segundo o novo “Qualis Referência” da Capes vigente, considerando-se a plataforma SCOPUS (https://www.scopus.com/sources.uri) para obtenção do maior percentil (highest percentile) para o último triênio disponível na plataforma.

 

Qualis Referência Capes

Valor limite para revisão textual em língua portuguesa

Valor limite para tradução/revisão em língua estrangeira

Valor limite para publicação

Estrato

Percentil mínimo

A1 ou A2

75%

 

 R$ 300,00

 

R$ 1.000,00

R$ 3.000,00

A3 ou A4

50%

R$ 2.000,00

B1 ou B2

25%

R$ 500,00

 

 

Cada servidor pesquisador e/ou extensionista poderá submeter apenas uma proposta de artigo ou relato de experiência a ser traduzido, revisado e/ou publicado neste edital, sendo que um mesmo manuscrito científico não poderá ser apresentado por diferentes autores, ou a diferentes periódicos, sob pena de indeferimento das propostas e/ou de devolução do recurso de todas as propostas na ocasião da prestação final de contas.

A proposta deverá estar vinculada a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Globais (ODS) acordados pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/sobre/

A análise final das propostas será realizada pela Dirpe (Diretoria de Pesquisa) ou pela Direx (Diretoria de Extensão), de acordo com a natureza dos pedidos, tendo como critérios:

aA ordem de submissão da proposta;

b)  Os requisitos e documentos solicitados neste edital;

c) A relação do trabalho científico com a pesquisa e/ou pós-graduação desenvolvidos na instituição;

d) A participação de estudantes do IFMS como co-autores do trabalho científico.

As propostas serão analisadas em até 10 dias úteis obedecendo a ordem de submissão e/ou homologação.

É garantido ao servidor solicitante o direito de recurso sobre resultado emitido pela Propi ou Proex, mediante manifestação formal e fundamentada, por meio de formulário específico disponível no sítio eletrônico do edital, apresentada à Dirpe (dirpe@ifms.edu.br), até 05 (cinco) dias úteis após publicizado o resultado

As solicitações aprovadas receberão o auxílio financeiro em até 60 dias após a homologação do resultado, sendo as propostas contempladas até o limite total dos recursos disponibilizados por este edital.

 Após esgotado o recurso disponibilizado pela Propi e Proex, as propostas dos campi Campo Grande, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas poderão ser contempladas com recurso próprio do campus, conforme previsto no item 4.1 do Edital.

O servidor contemplado com o auxílio deste edital deverá, sob pena de ressarcimento ao erário público, prestar contas no prazo de 12 meses a partir do recebimento do recurso financeiro.

 A prestação de contas deverá constar, no mínimo, dos seguintes documentos:

a) Formulário de Prestação de Contas preenchido e assinado (Anexo III);

b) Cópia do recibo, nota fiscal ou fatura (invoice) de pagamento do serviço de tradução e/ou da taxa de publicação;

c) Comprovante de submissão do manuscrito, no caso de pagamento de serviços de tradução/revisão ou comprovante de publicação do manuscrito, no caso de pagamento de taxa de publicação;

d) Comprovante de pagamento da GRU, quando da devolução de saldo de recursos não utilizados pelo solicitante.

Os servidores pesquisadores do IFMS interessados em participar deste edital deverão observar os seguintes prazos:

 

ATIVIDADE

Período/Data

Lançamento do edital

17/09/2021

Impugnação do edital

20 e 21/9/2021

Período de submissão das propostas

23/09 a 5/12/2021

Análise e divulgação dos resultados

Até 10 dias úteis após recebimento da proposta

Interposição de recurso contra a análise

Até 05 (cinco) dias úteis após a divulgação do resultado

Repasse do auxilio financeiro

Até 60 (sessenta dias após a homologação do resultado

Prestação de contas

12 meses a partir do recebimento do recurso