O presente edital tem por objetivo incentivar a participação de servidores do quadro permanente do IFMS, em eventos de natureza científica e/ou tecnológica para apresentação de trabalhos de sua autoria ou coautoria, bem como fomentar o estabelecimento de parcerias entre o IFMS e outras instituições. Este edital está condicionado à disponibilidade orçamentária dos exercícios de 2022 e 2023 e o montante total a ser disponibilizado para este edital, conforme item 8.11, poderá ter seu valor alterado no decorrer do período de execução.

 

O edital é direcionado a todos os servidores que tenham submetido ou tenham intenção de submeter trabalho de relevância científica e tecnológica em eventos que acontecerão no Brasil ou no exterior, entre os meses de setembro de 2022 a julho de 2023. 

Para concorrer ao auxílio financeiro, o servidor deverá preencher os seguintes requisitos:

a) Pertencer ao quadro efetivo de servidores do IFMS e não residir e/ou estar lotado no município sede do evento.

b) Estar adimplente com a Pró-reitoria de Ensino, a Pró-reitoria de Extensão e a Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação.

c) O não cumprimento do item 2.2.2, até o último dia das inscrições, acarretará no indeferimento da inscrição submetida neste edital.

d) Não estar em gozo de qualquer tipo de afastamento ou licença no ato da inscrição, submissão de documentos e participação no evento, sob pena de ter que devolver os recursos recebidos, além dos demais procedimentos cabíveis.

Após aprovado, o servidor deverá possuir o termo de aceite do trabalho pelo comitê de organização do evento científico, tecnológico e/ou de inovação de que pretende participar, o qual deverá ser apresentado na fase de solicitação do auxílio.

A submissão da inscrição para concorrer ao auxílio financeiro será realizada exclusivamente via Internet, por meio do formulário que pode ser acessado por meio do link: https://forms.gle/V9puwcEcJYwNmYLj6, conforme cronograma (item 9 deste Edital).

Além do preenchimento do formulário de inscrição, o servidor proponente deverá submeter os seguintes documentos: a) Declaração de Atividades no IFMS (Anexo 1), devidamente preenchido e assinado; b) Declarações de adimplência emitidas pelas direções responsáveis pelo ensino e pela pesquisa no campus.

Para pontuar nos itens relativos a orientações de dissertação e TCC, bem como a matrícula em curso de pós-graduação, o candidato deverá anexar, em campo próprio no formulário de inscrição, os respectivos comprovantes.

As inscrições para concorrer ao auxílio destinado à participação de eventos no exterior que ocorrerem de setembro de 2022 a julho de 2023 deverão ser submetidas na primeira etapa, conforme cronograma apresentado no item 9.

As solicitações para participação de eventos no Brasil que ocorrerem de setembro a fevereiro de 2022 deverão ser submetidas na primeira etapa, conforme cronograma apresentado no item 9.

As solicitações para participação de eventos no Brasil que ocorrerem de março a julho de 2023 deverão ser submetidas na segunda etapa, conforme cronograma apresentado no item 9.

Será designada uma comissão específica, composta por servidores que não estejam participando do edital, para a avaliação das inscrições.

A avaliação consistirá na análise de dois aspectos, com base nas pontuações previstas na Tabela de Elementos para Avaliação (Anexo 2), a saber: Análise dos aspectos gerais da proposta e Atuação no IFMS.

Etapas

1ª Etapa

(no Brasil e no exterior)

2ª Etapa

(no Brasil)

Lançamento do Edital

09 de agosto de 2022

Período do evento de interesse

De setembro de 2022 a fevereiro de 2023

De março a julho de 2023

Período de esclarecimentos e impugnação

08 a 12/08/2022

Envio das inscrições

16 a 24/08/2022

06/02 a 06/03/2023

Análise das solicitações

25 a 29/08/2022

07 a 08/03/2023

Divulgação do Resultado Preliminar

Até 30/08/2022

Até 09/03/2023

Recursos à Propi

até 01/09/2022

Até 13/03/2023

Divulgação do Resultado Final

Até 02/09/2022

Até 15/03/2023