Edital nº 035/2024 - IFMS/PROPI - Programa Permanente de Avaliação e Acompanhamento da Pós-Graduação do IFMS - PAPG, ciclo 2024/2025
Edital destinado à seleção de projetos para adesão ao Programa Permanente de Avaliação e Acompanhamento da Pós-Graduação do IFMS, ciclo 2024/2025.
O presente edital visa a seleção de projetos submetidos pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu do IFMS, para adesão ao Programa Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação - PAPG - ciclo 2024 / 2025.
O PAPG, aprovado por meio da Resolução Cosup nº 27 de 28 de julho de 2022, constitui-se como instrumento da política institucional de Pós-graduação e visa estabelecer processos de qualificação relativos aos fazeres intrínsecos aos cursos e programas de Pós-graduação da Instituição.
São objetivos do presente edital:
I. Estabelecer a equipe executora do ciclo 2024/2025 do PAPG;
II. Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e manter o processo contínuo de monitoramento da implementação dos fazeres intrínsecos à Pós-graduação.
III. Garantir, com base no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), o pagamento mensal de bolsa aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.
Os coordenadores que participarão do edital devem ser previamente indicados pela Direção-Geral do campus e submeter projeto de adesão ao PAPG, durante o período previsto para este fim.
O projeto deverá prever atividades distribuídas no período de 12 (doze) meses, que compreende o prazo de vigência deste edital.
Este edital prevê o pagamento mensal, durante o prazo de vigência do ciclo 2024/2025 do PAPG (julho de 2024 a junho 2025), de bolsa, no valor de R$ 777,00, paga por meio do orçamento de cada campus aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.
DOS REQUISITOS
Os/as coordenadores/as de curso de Pós-graduação que comporão a equipe executora do ciclo 2024-2025 do PAPG devem ser indicados/as previamente pela Direção-Geral do campus.
O/a coordenador/a de curso indicado/a pela Direção-Geral será o/a coordenador/a do projeto que deverá ser submetido para a adesão ao ciclo 2024-2025 do PAPG.
O/a Coordenador/a do Projeto deve estar adimplente, até a data de início de vigência do mesmo, em relação às suas obrigações perante as Direções responsáveis pelo Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS, sob pena de cancelamento do projeto.
DA SUBMISSÃO DA INSCRIÇÃO / PROJETO
Caberá ao/à Coordenador/a do Projeto submeter a inscrição neste edital, juntamente com o documento que comprova a indicação efetuada pela Direção-Geral do campus (Anexo I) e a portaria de designação para a função de coordenação do curso de Pós-graduação, no período destinado às inscrições neste edital, conforme disposto no Cronograma, item 9.
O projeto de adesão deve estar redigido de forma clara, nos moldes do Anexo I deste edital, e conter, necessariamente, propostas de ações visando a melhoria dos indicadores e da gestão acerca do curso de Pós-graduação, bem como cronograma detalhado de execução das ações previstas, alinhadas a cada um dos objetivos do PAPG abaixo relacionados:
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Fomento ao desenvolvimento de ações e eventos que promovam a qualificação dos cursos de Pós-graduação do IFMS;
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Propositura de instrumentos que possibilitem avaliar a qualidade da prática educativa desenvolvida no âmbito da Pós-graduação do IFMS;
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Contribuição para a melhoria da qualidade e a consolidação dos cursos de Pós-graduação;
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Mapeamento das demandas de qualificação dos docentes e discentes no que tange aos fazeres inerentes à Pós-graduação da Instituição.
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Identificação das necessidades relativas à infraestrutura e aos apoios/suportes profissionais (acervo bibliográfico, espaço físico, condições de trabalho, apoio pedagógico) requeridos para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas aos cursos de Pós-graduação nas unidades de ensino.
A submissão da inscrição deve ser realizada pelo/a coordenador/a do projeto, EXCLUSIVAMENTE via Internet, por meio do módulo Pesquisa do SUAP, no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br.
Etapas |
Datas/Períodos |
Lançamento do Edital |
25/06/2024 |
Período para solicitação de esclarecimentos e/ou impugnações |
26 a 27/06/2024 |
Período para submissão de projetos |
28/06 a 14/07/2024 |
Período para avaliação dos projetos |
15 a 17/07/2024 |
Período para readequação de projetos |
18 e 19/07/2024 |
Divulgação do resultado preliminar |
Até 23/07/2024 |
Prazo para interposição de recursos |
Até 25/07/2024 |
Divulgação do resultado final |
Até 26/07/2024 |
Período para execução do projeto |
julho/2024 a junho/2025 |
Prazo para entrega de relatório parcial |
até 23/12/2024 |
Prazo para entrega de relatório final (prestação de contas) |
06/07/2025 |