O presente edital visa a seleção de projetos submetidos pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação lato sensu do IFMS, para adesão ao Programa Permanente de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação - PAPG - ciclo 2024 / 2025.

O PAPG, aprovado por meio da Resolução Cosup nº 27 de 28 de julho de 2022, constitui-se como instrumento da política institucional de Pós-graduação e visa estabelecer processos de qualificação relativos aos fazeres intrínsecos aos cursos e programas de Pós-graduação da Instituição. 

São objetivos do presente edital:

    I.          Estabelecer a equipe executora do ciclo 2024/2025 do PAPG;

   II.          Incentivar o desenvolvimento de pesquisas e manter o processo contínuo de monitoramento da implementação dos fazeres intrínsecos à Pós-graduação.

 III.          Garantir, com base no Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi), o pagamento mensal de bolsa aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.

Os coordenadores que participarão do edital devem ser previamente indicados pela Direção-Geral do campus e submeter projeto de adesão ao PAPG, durante o período previsto para este fim.

O projeto deverá prever atividades distribuídas no período de 12 (doze) meses, que compreende o prazo de vigência deste edital.

Este edital prevê o pagamento mensal, durante o prazo de vigência do ciclo 2024/2025 do PAPG (julho de 2024 a junho 2025), de bolsa, no valor de R$ 777,00, paga por meio do orçamento de cada campus aos/às coordenadores/as dos projetos aprovados.

DOS REQUISITOS

Os/as coordenadores/as de curso de Pós-graduação que comporão a equipe executora do ciclo 2024-2025 do PAPG devem ser indicados/as previamente pela Direção-Geral do campus.

O/a coordenador/a de curso indicado/a pela Direção-Geral será o/a coordenador/a do projeto que deverá ser submetido para a adesão ao ciclo 2024-2025 do PAPG.

O/a Coordenador/a do Projeto deve estar adimplente, até a data de início de vigência do mesmo, em relação às suas obrigações perante as Direções responsáveis pelo Ensino, Pesquisa e Extensão do campus e Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFMS, sob pena de cancelamento do projeto.

DA SUBMISSÃO DA INSCRIÇÃO / PROJETO

Caberá ao/à Coordenador/a do Projeto submeter a inscrição neste edital, juntamente com o documento que comprova a indicação efetuada pela Direção-Geral do campus (Anexo I) e a portaria de designação para a função de coordenação do curso de Pós-graduação, no período destinado às inscrições neste edital, conforme disposto no Cronograma, item 9.

O projeto de adesão deve estar redigido de forma clara, nos moldes do Anexo I deste edital, e conter, necessariamente, propostas de ações visando a melhoria dos indicadores e da gestão acerca do curso de Pós-graduação, bem como cronograma detalhado de execução das ações previstas, alinhadas a cada um dos objetivos do PAPG abaixo relacionados:

  1. Fomento ao desenvolvimento de ações e eventos que promovam a qualificação dos cursos de Pós-graduação do IFMS;

  2. Propositura de instrumentos que possibilitem avaliar a qualidade da prática educativa desenvolvida no âmbito da Pós-graduação do IFMS;

  3. Contribuição para a melhoria da qualidade e a consolidação dos cursos de Pós-graduação;

  4. Mapeamento das demandas de qualificação dos docentes e discentes no que tange aos fazeres inerentes à Pós-graduação da Instituição.

  5. Identificação das necessidades relativas à infraestrutura e aos apoios/suportes profissionais (acervo bibliográfico, espaço físico, condições de trabalho, apoio pedagógico) requeridos para o bom desenvolvimento das atividades relacionadas aos cursos de Pós-graduação nas unidades de ensino.

A submissão da inscrição deve ser realizada pelo/a coordenador/a do projeto, EXCLUSIVAMENTE via Internet, por meio do módulo Pesquisa do SUAP, no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br.

Etapas

Datas/Períodos

Lançamento do Edital

 

25/06/2024

Período para solicitação de esclarecimentos e/ou impugnações

 

26 a 27/06/2024

Período para submissão de projetos

 

28/06 a 14/07/2024

Período para avaliação dos projetos

 

15 a 17/07/2024

Período para readequação de projetos

 

18 e 19/07/2024

Divulgação do resultado preliminar

 

Até 23/07/2024

Prazo para interposição de recursos 

 

Até 25/07/2024

Divulgação do resultado final

 

Até 26/07/2024

Período para execução do projeto

 

julho/2024 a junho/2025

Prazo para entrega de relatório parcial

 

até 23/12/2024

Prazo para entrega de relatório final (prestação de contas)

 

06/07/2025