As inscrições neste processo seletivo serão abertas à comunidade em geral, porém em atenção à Portaria CAPES nº 102/2019, art. 6º, § 4º, para as vagas de Professor Formador, a prioridade de convocação será dos docentes concursados do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). No caso de não preenchimento de vagas por docentes concursados do quadro da IFMS, postulantes às bolsas de Professor Formador, discriminadas no item 5.1 deste edital, serão convocados os professores externos à Instituição, desde que atendidos os critérios previstos na Portaria CAPES nº 183/2016.

1.1 Este processo seletivo tem como objeto a seleção de profissionais para atuação como PROFESSOR FORMADOR (I ou II) e TUTOR A DISTÂNCIA, do Centro de Referência em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (CREaD) do IFMS, em caráter temporário, e na condição de bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (SisUAB).

1.2 A seleção dos candidatos será de caráter classificatório e eliminatório, tendo-se por base a pontuação obtida em análise curricular.

1.3 O presente processo seletivo se destina a constituição de cadastro reserva para posterior preenchimento de vagas que, possivelmente, surjam durante a validade deste edital.

2.1 Comprovar que possui a titulação exigida conforme especificado no quadro do item 5.1.

2.2 Ter experiência com o uso do computador, internet, plataforma Moodle, pacote Office ou LibreOffice e demais recursos;

2.3 Para a vaga de Professor Formador I, comprovar experiência mínima de 03 (três) anos em docência no magistério superior e formação acadêmica na área (graduação); e para a vaga de Professor Formador II, comprovar experiência mínima de 01 (um) ano em docência no magistério superior e formação acadêmica na área (graduação) e pós-graduação em nível stricto sensu (mestrado), conforme o Anexo I da Portaria CAPES nº 139, de 13 de julho de 2017.

2.4 Para a vaga de tutor a distância, comprovar experiência mínima de 01 (um) ano em docência no magistério básico ou superior e formação acadêmica na área (graduação).

2.5 Ter disponibilidade para viajar para os polos de apoio presencial, sempre que solicitado pela Direção do CREaD, Coordenação Geral e Coordenação de Curso UAB.

2.6 As inscrições neste processo seletivo serão abertas à comunidade em geral, porém em atenção à Portaria CAPES nº 102/2019, art. 6º, § 4º, para as vagas de Professor Formador I ou II, a prioridade de convocação será dos docentes concursados do quadro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS). No caso de não preenchimento de vagas por docentes concursados do quadro do IFMS, postulantes às bolsas de Professor Formador, discriminadas no item 5.1 deste Edital, serão convocados os professores externos à Instituição, desde que atendidos os critérios previstos na Portaria Capes nº 183/2016.

PROFESSORES FORMADORES E TUTORES A DISTÂNCIA

Nº de vagas

Área/Subárea

Função

Titulação Mínima**

Experiência Mínima**

CR*

Ciências Biológicas

Professor Formador I ou II

(20 horas semanais)

Graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal + Mestrado na área

(Ver item 4.3)

CR*

Ciências Biológicas

Tutor a Distância

(20 horas semanais)

Graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal + especialização em qualquer área

Experiência mínima de 1 ano em docência no magistério básico ou superior

CR*

Áreas Ambientais I

Professor Formador I ou II

(20 horas semanais)

Graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal ou Agronomia/Engenharia Agronômica, Gestão Ambiental + Mestrado na área

(Ver item 4.3)

CR*

Áreas Ambientais II

Professor Formador I ou II

(20 horas semanais)

Graduação em Engenharia de Agrimensura; ou Engenharia Cartográfica; Ciências Geodésicas; ou Ciências Cartográficas; ou Geografia; ou Ciências Florestais; ou Engenharia Ambiental; ou Geologia; ou Ciências Ambientais; ou Ciências Biológicas; ou Gestão Ambiental; ou Informática; ou Ciência da Informação; ou Sensoriamento Remoto; ou Meteorologia; ou Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental; ou Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos; ou Transportes; ou Computação Aplicada; ou Geofísica; ou Análise de Informação Espacial + Mestrado na área.

(Ver item 4.3)

CR*

Áreas Ambientais

Tutor a Distância

(20 horas semanais)

Graduação em Ciências Biológicas, Ecologia, Ciências Ambientais, Engenharia Florestal ou Agronomia/Engenharia Agronômica, Gestão Ambiental + especialização em qualquer área

Experiência mínima de 1 ano em docência no magistério básico ou superior

CR*

Qualquer área

Professor Formador I ou II

(20 horas semanais)

Graduação em qualquer área + Mestrado em qualquer área

(Ver item 4.3) + Experiência mínima em EaD de 3 anos***.

CR*

Qualquer área

Tutor a Distância

(20 horas semanais)

Graduação em qualquer área+ especialização em qualquer área

Experiência mínima de 1 ano em docência no magistério básico ou superior

* CR - Cadastro de Reserva

** Titulação mínima/experiência mínima exigida para a área – que não desobriga o candidato ao preenchimento dos requisitos mínimos para vinculação, previstos no item 4 deste Edital.

*** Para ministrar a Disciplina de Ambientação e metodologia EaD.

4.1 As inscrições são gratuitas e serão realizadas, exclusivamente, on-line, na Central de Seleção do IFMS, no período de 07/04/2023 a 08/05/2023.

4.2 Para a vaga de Professor Formador I ou II, será admitida a inscrição de candidatos externos ao IFMS, contudo a ordem de prioridade na convocação se dará da seguinte forma:

a) Ser servidor docente concursado do quadro do IFMS;

b) Ter obtido a maior nota.

4.3 No ato da inscrição o candidato deverá enviar digitalmente, EM ARQUIVO ÚNICO, no formato PDF, Word ou Zip, os seguintes documentos:

a) RG (frente e verso);

b) CPF;

c) Diploma de Graduação (frente e verso);

d) Diploma de Especialização (frente e verso);

e) Diploma de Mestrado (frente e verso);

f) Diploma de Doutorado (frente e verso);

g) Documento que comprove experiência mínima de 1 (um) ano no magistério da Educação Básica, de caráter eliminatório, para a vaga de tutor a distância;

h) Documento que comprove experiência mínima de 01 (um) ano de docência no magistério superior (Ver item 4.3) para a vaga de Professor Formador II, ou documento que comprove experiência mínima de 03 (três) ano de docência no magistério superior (Ver item 4.3) para a vaga de Professor Formador I;

i) Comprovante de titulação mínima, conforme item 5.1.

j) Quadro de pontuação atribuída para análise curricular preenchido e assinado pelo(a) candidato(a) (Anexo II).

k) Demais documentos relativos à análise curricular, conforme disposto no Anexo II deste edital;

l) Comprovante atualizado de vínculo como servidor docente do quadro efetivo do IFMS, se for o caso.

m) Declaração de disponibilidade (Anexo III), devidamente preenchida e assinada (apenas para servidores do IFMS).

EVENTO

DATA

Publicação do edital de abertura

05/04/2023

Período de inscrições

07/04/2023 a 08/05/2023

Divulgação preliminar das inscrições homologadas

11/05/2023

Período de interposição de recursos contra a relação preliminar de inscrições homologadas

12/05/2023 a 13/05/2023

Resultado final das inscrições homologadas

15/05/2023

Resultado preliminar da Análise Curricular

19/05/2023

Período de interposição de recursos contra o resultado preliminar da Análise Curricular

20/05/2023 a 22/05/2023

Divulgação do Resultado Final

24/05/2023