Observação: A leitura das informações aqui apresentadas não substitui a leitura do Edital nº 063/2022, bem como o acompanhamento e conhecimento da publicação de seus resultados e de eventuais notas informativas ou de retificação em seu âmbito.

O presente Edital apresenta as diretrizes gerais para realização do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SEMICT) – Edição 2022 nos campi do IFMS.

O Semict - Edição 2022 será realizado presencialmente, entre os dias 24 e 25 de novembro de 2022, em Campo Grande.

Devem participar, obrigatoriamente, das atividades previstas para o Semict 2022, os estudantes bolsistas, de nível superior, envolvidos nos projetos de pesquisa selecionados por meio do Edital nº 030/2021 – Propi/IFMS e que tenham participado nas modalidades Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

A inscrição do trabalho de pesquisa é gratuita para os estudantes voluntários e bolsistas participantes dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, apoiados por meio do Edital n° 030/2021 – Propi/IFMS, destinado aos estudantes de nível superior, a saber Pibic, Pibic-Af e Pibiti do CNPq/IFMS.

O SEMICT 2022 prevê somente a apresentação de resumo expandido, banner e vídeo do trabalho (opcional), em que o estudante faz a apresentação da sua produção científica e/ou  tecnológica com base no trabalho de pesquisa desenvolvido. As orientações para a elaboração do vídeo e do resumo expandido constam nos itens 8 e 9 do Edital 063/2022, respectivamente.

Os resumos expandidos e link dos vídeos devem ser encaminhados até o dia 28/09/2022 para a Coordenação de Pesquisa e Inovação (Copei) com cópia ao representante da comissão do Semict do respectivo Campus, que farão a conferência dos arquivos e a pré-avaliação dos trabalhos.

A avaliação dos projetos será realizada com base na apresentação do banner disponibilizado, bem como as informações contidas no resumo expandido.

As avaliações observarão os critérios como:

• Estrutura visual, organização e qualidade técnica (nota 0 a 2,0).
  • Relevância social, cultural e/ou política do trabalho (nota 0 a 2,0).
  • Relevância em termos de desenvolvimento científico e tecnológico (nota 0 a 3,0).
  • Domínio do conteúdo, clareza na exposição presencial (nota 0 a 3,0).

Poderão participar como avaliadores, os servidores do IFMS (avaliadores internos) e avaliadores cadastrados no Banco de Avaliadores externos do IFMS, convidados com base na sua produção científica e experiência profissional.

Etapa

Período/Data

Observação

23/8/2022

Período para Impugnação/ Esclarecimentos

24 e 25/8/2022

propi@ifms.edu.br

Respostas às impugnações/esclarecimentos

até 29/8/2022

Disponibilização dos modelos de resumo expandido (Item 6.1.1)

05/09/2022

Inscrição pelo link: https://forms.gle/S1Xk9GFNZnJemyTo6

Envio dos Resumos
Expandidos

até 28/9/2022

Envio do resumo expandido pelo mesmo link da inscrição-com título Versão_Final_Resumo_Semict_SiglaCampus_Nome Estudante (Ex.:Versão_Final_Resumo_Semict_AQ_José_Silva_Souza)

Envio do link do Vídeo do Youtube (opcional)

até 28/9/2022

Item 8

Pré-avaliação dos resumos

até 14/10/2022

Realizada pela equipe local do Campus

Cerimônia de abertura do Semict

24/11/2021

Abertura presencial em Campo Grande, local a ser definido.

Avaliação dos projetos

24 e 25/11/2022

100% presencial no local de exposição dos trabalhos.