Seleção de projetos de extensão tecnológica cooperados entre o IFMS e instituições parceiras, que visem ao aumento da competitividade do setor produtivo, fortalecimento dos arranjos produtivos locais e ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias que promovam a inclusão produtiva e social.

Os projetos serão desenvolvidos no período de novembro de 2016 a julho de 2017, no âmbito dos campi do IFMS.

Os projetos de extensão tecnológica selecionados serão contemplados com Bolsas de Extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (Pibaex), e Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (Piepi).

As propostas de projetos de extensão tecnológica deverão atender aos seguintes requisitos mínimos:

I. Envolver diretamente uma instituição (empresas, fundações, associações, etc) para parceria na execução do projeto de extensão tecnológica.

II. Envolver 01 (um) estudante regularmente matriculado nos cursos de ensino superior ou até 2 (dois) estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio do IFMS.

III. Estar inseridas em uma das Áreas Temáticas e em uma das Linhas de Extensão estabelecidas pela Política Nacional de Extensão e descritas no Anexo I deste Edital.

Atender às demais condições estabelecidas nos itens 3.1 e 8.2 do edital.

Os projetos podem ser inscritos entre os dias 12 e 31 de julho de 2016 e deverão seguir as instruções do Manual do Sigproj (disponível no site www.ifms.edu.br (Pró-Reitorias > Pró-Reitoria de Extensão > Documentos de Extensão).

Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente, sendo obrigatório o encaminhamento do formulário exclusivamente pelo Sigproj.

Propostas apresentadas após a data limite definida no calendário deste edital serão invalidadas.

O atendimento às condições de habilitação previstas no item 3 do edital será verificado pelo Diren/Direr em conjunto com o Coeri de cada campus.

As propostas aceitas pelos Direns/Direr terão seus méritos avaliados por avaliadores, conforme critérios estabelecidos na tabela 1, item 10.5 do edital.

O resultado preliminar deverá ser divulgado em 19 agosto de 2016, e o resultado final em 25 de agosto de 2016 nesta Central de Seleção.

O edital prevê duas formas de fomento para o desenvolvimento das ações de extensão tecnológica: auxílio financeiro e bolsas de extensão para estudantes.

I. Cada projeto de extensão tecnológica poderá receber auxílio financeiro de até R$ 12.000,00 que visa, exclusivamente, a subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas no projeto. Os valores serão concedidos em parcela única diretamente aos coordenadores do projeto, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Pesquisa e Inovação (Piepi), respeitando a classificação constante no resultado final e considerando disponibilidade financeira do IFMS.

II. Serão concedidas duas modalidades de bolsas de extensão aos estudantes do IFMS, em conformidade com as diretrizes do Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (Pibaex):

a) 01 (uma) Bolsa de Extensão do Ensino Superior: destinada a estudante do nível superior do IFMS no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais; ou

b) até 02 (duas) Bolsas de Extensão do Ensino Técnico de Nível Médio: destinada a estudantes de cursos técnicos de nível médio do IFMS no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais.

As bolsas serão concedidas pelo prazo de até 9 meses e conforme regras contidas no item 5 do edital.

EVENTO

Publicação do edital

04.07.2016

Período de submissão da proposta de projeto de extensão tecnológica.

12 a 31.07.2016

até às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Parecer técnico do campus de origem (Diren/Direr)