Seleção de propostas de projetos de extensão como forma de fomento às ações extensionistas do IFMS, articuladas com o ensino e a pesquisa, a serem desenvolvidas no período de abril a novembro de 2017, no âmbito dos campi do IFMS.

Os projetos de extensão selecionados serão contemplados com Bolsas de Extensão, via Programa de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão do IFMS (PIBAEX), e Auxílio Financeiro, via Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (PIEPI).

As propostas a serem apoiadas pelo Edital deverão atender aos requisitos previstos no edital:

- Envolver diretamente a comunidade externa na caracterização do seu público alvo;

- Possuir no mínimo 01 e no máximo 2 estudantes bolsistas regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio ou de ensino superior do IFMS;

- Obedecer às diretrizes previstas no item 8.1 do edital (Indissociabilidade, Impacto e Transformação e Relação com a sociedade);

-  Estar inserida em uma ou mais Áreas Temáticas e Linhas de Extensão estabelecidas pela Política Nacional de Extensão e descritas no anexo I do edital;

- Ter como coordenador servidor efetivo do IFMS;

- Prever cronograma de execução no periodo de abril a novembro de 2017;

- Atender às demais condições estabelecidas no edital.

As propostas deverão ser submetidas, exclusivamente, via Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj), disponibilizado no endereço eletrônico http://sigproj.mec.gov.br, no período de 28 de novembro a 14 de dezembro de 2016.

Instruções quanto à submissão das propostas poderão ser obtidas no Manual do Sigproj, disponível no site institucional www.ifms.edu.br > Pró-Reitorias > Pró-Reitoria de Extensão > Documentos de Extensão.

Não serão aceitas propostas entregues pessoalmente, sendo obrigatório o encaminhamento do formulário exclusivamente pelo Sigproj no razo estabelecido para inscrição previsto no calendário do edital.

A análise das propostas quanto ao atendimento às condições de habilitação será realizada pela Direção responsável pela Extensão no campus, que observará o atendimento aos item 3 do edital e a relevância das propostas no âmbito do respectivo campus, as quais receberão o status no sistema de "Proposta Recomendada" ou de "Proposta Não Recomendada".

O mérito das propostas recomendadas pelos campi serão analisadas por avaliadores do IFMS, utilizando como critério de julgamento aqueles estabelecidos na tabela 1 do edital.

O resultado preliminar deverá ser divulgado em 6 de março de 2017 e o resultado final está previsto para 9 de março de 2017.

O valor total de fomento previsto neste edital é de até R$ 132.000,00, sendo:

a) Até R$ 100.000,00 destinados à concessão de Auxílio Financeiro, de acordo com o Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação do IFMS (PIEPI);

Cada projeto de extensão poderá receber auxílio financeiro de até R$ 2.500,00 que visa, exclusivamente, a subsidiar o desenvolvimento das atividades previstas no projeto aprovado. Os valores serão concedidos em parcela única diretamente aos coordenadores do projeto, de acordo com Piepi, respeitando a classificação constante no resultado final e considerando disponibilidade financeira do IFMS.

b) Até R$ 32.000,00 destinados à concessão de Bolsas de Extensão aos estudantes, de acordo com o Programa Institucional de Bolsas e Auxílios para Ações de Extensão (PIBAEX);

Serão concedidas duas modalidades de bolsas de extensão aos estudantes do IFMS, em conformidade com as diretrizes do Pibaex:

- até 02 Bolsas de Extensão do Ensino Superior por projeto: destinada a estudantes do nível superior do IFMS, no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) mensais cada; ou

- até 02 (duas) Bolsas de Extensão do Ensino Técnico de Nível Médio por projeto: destinada a estudantes de cursos técnicos de nível médio do IFMS, no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais cada.

As bolsas terão vigência durante os meses de abril a novembro de 2017, podendo esse prazo ser menor de acordo com o cronograma de execução do projeto aprovado.

Publicação do edital

18.11.2016

Período de submissão da proposta de projeto de extensão.

28.11.2016 a 14.12.2016

até às 23 horas e 59 minutos

(horário de Brasília)

Parecer técnico do campus de origem (DIREN/DIRER)