O Prodoutoral/CAPES tem por objetivo promover, em nível de doutorado, a qualificação dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), com vistas a criar e consolidar grupos de pesquisa em áreas estratégicas e prioritárias, a criar e consolidar programas de pós-graduação já existentes, bem como a fomentar a cooperação acadêmica.

Serão concedidas 4 cotas de bolsas de doutorado e auxílio moradia.

O auxílio moradia somente será concedido ao bolsista que:

- realizar o doutorado em instituição situada em município distinto da instituição de origem;

- não tenha residência fixa no município onde será realizado o doutorado;

- resida no mínimo a 70km de distância de onde será realizado o doutorado.

Para participar do Programa, os docentes deverão atender aos seguintes requisitos estabelecidos pela CAPES:

I – pertencer ao quadro docente efetivo do IFMS, em regime de 40 horas semanais, em tempo integral ou com dedicação exclusiva às atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão institucional;

II – estar regularmente matriculado como aluno regular em programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES, com conceito igual ou superior a 4, e enquadrado nas seguintes áreas do conhecimento:

-          Agronomia;

-          Biologia Geral;

-          Ciência da Computação;

-          Engenharia Civil;

-          Engenharia de Materiais e Metalúrgica;

-          Engenharia Elétrica;

-          Física;

-          Matemática;

-          Química.

III – estar afastado integralmente de suas atividades no IFMS durante o período de recebimento da bolsa.

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem protocolar na Central de Relacionamento (Cerel) do câmpus, os seguintes documentos:

a)      Requerimento de Inscrição, em duas vias, sendo uma para protocolo do candidato.

b)      Comprovante de matrícula no segundo semestre de 2014 como aluno regular no curso declarado.

c)       Curriculum Lattes atualizado.

d)      Documentos comprobatórios conforme de Tabela de Pontuação (anexo I).

e)      Declaração do(s) Docente(s) que assumirá(ão) as atividades de ensino durante o período inicial de  afastamento, com anuência da chefia imediata e da Direção de Ensino (Diren) do câmpus (anexo III).

Será realizada por meio da avaliação da documentação realizada pela Pró-Reitoria de Ensino e Pós-graduação (Proen). A pontuação e a proporção de cada um dos itens avaliados estão disponíveis no anexo I do Edital.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de pontuação segundo os critérios estabelecidos no anexo I.

Caso haja empate, serão adotados os seguintes critérios de desempate, nessa ordem:

a) maior tempo de serviço no IFMS;

b) candidato mais idoso.

A divulgação do resultado preliminar está previsto para o dia 27 de outubro de 2014. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 4 de novembro de 2014.

A divulgação do Resultado Preliminar da Solicitação de Prorrogação está previsto para o dia 10 de novembro de 2015. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 17 de novembro de 2015.