Este Edital tem por objetivo:

1- Disseminar e estimular a criatividade e a cultura do Empreendedorismo, da Pesquisa e da Inovação no âmbito do IFMS por meio da participação das olimpíadas científicas nacionais apoiadas pelo CNPq, conforme Anexo I;

2- Estimular o interesse de estudantes de nível médio e servidores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, promovendo a troca de experiências inovadoras entre estudantes, técnicos e docentes do IFMS e de outras instituições envolvidas nas olimpíadas;

3- Apoiar o ensino de conteúdos transversais, tais como: ciências, química, física, matemática, geografia e português;

4- Promover competições internas de preparação das equipes para participação em eventos oficiais;

5- Preparar os estudantes para competições locais, estaduais, regionais e nacionais por meio de aquisição de materiais de apoio;

6- Auxiliar a participação dos estudantes nas olimpíadas científicas nacionais.

A seleção interna em cada campus deverá levar em consideração os aspectos relacionados a seguir, que deverão ser obtidos por meio dos registros feitos no currículo Lattes dos servidores:

Experiência do proponente em participação, como orientador ou competidor, de competições que envolvam a(s) temática(s) da(s) olímpiada(s) a ser(em) apoiada(s) pelos campi;

Experiência do proponente na organização, como coordenador, de competições que envolvam a(s) temática(s) da(s) olímpiada(s) a ser(em) apoiada(s) pelos campi;

Atividades do proponente relacionadas a(s) temática(s) da(s) olímpiada(s) a ser(em) apoiada(s) pelos campi.

Os critérios 4.1.1 a 4.1.3 também deverão ser usados na seleção dos coordenadores específicos previstos no item 3.7.1.

Os estudantes que comporão a equipe deverão estar preferencial e regularmente matriculados, no máximo, até o 5º período em um curso técnico integrado de nível médio.

O Proponente e os orientadores de equipes deverão ser docentes lotados no campus onde as atividades serão desenvolvidas e os demais componentes de equipe poderão ser tanto docentes, quanto técnicos administrativos.

O Proponente não deverá possuir qualquer pendência junto às direções responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão do campus e Pró-Reitorias de ensino, pesquisa e extensão do IFMS, conforme art. 6º, III, do Programa Institucional de Incentivo ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação (Piepi) do IFMS. Estas pendências serão verificadas por meio do Anexo II  em relação as direções responsáveis pelo ensino, pesquisa e extensão do campus e por e-mail que o proponente deverá enviar às Pró-Reitorias solicitando a negativa de suas pendências anexando estes posteriormente no SUAP no momento da submissão da proposta.

Os servidores e estudantes somente poderão participar da proposta vinculada ao seu campus de lotação/matrícula.

campus com os estudantes envolvidos ou, se for o caso, equipes envolvidas, deverão participar de pelo menos uma competição oficial durante o período de execução da proposta.

As propostas deverão prever a preparação e estruturação, no mínimo, das seguintes atividades no formato de plano de atividades:

a) Minicurso relacionado à(s) temática(s) da(s) olimpíada(s) – Minicurso com o objetivo de dar o suporte inicial para a preparação dos estudantes. Este minicurso deverá ter duração mínima de 20 horas, ser ministrado no começo da execução da proposta e contemplar os temas básicos previstos nas olimpíadas, com base nos regulamentos mais atuais de cada temática. A proposta deverá prever a emissão de certificados para cada estudante participante desse treinamento que obtiver, no mínimo, 80% de frequência.
b) Encontro semanal para treinamento – Deverá ser prevista uma quantidade mínima de 2 horas de dedicação semanal para orientação das atividades de preparação.
c) Competições internas – Simulação de uma olimpíada, com o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento das práticas e técnicas requeridas nas olimpíadas. A proposta deverá prever competições ao longo do treinamento no campus, seguindo as regras da competição oficial. As competições internas deverão acontecer após o minicurso (4.7.a) e, no mínimo, em duas ocasiões antes de cada participação em evento oficial relacionado às olimpíadas. 
d) Minicurso na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS, edição 2020 – Deverá prever a realização de um minicurso relacionado à(s) temática(s) das olimpíadas escolhidas por cada campus, com duração mínima de 4 horas, na Semana de Ciência e Tecnologia do IFMS 2020 a ser realizada em cada campus do IFMS. Este minicurso deverá ser organizado pela equipe componente da proposta aprovada neste Edital.

Proponente, bem como os coordenadores específicos e orientadores de equipes, quando for o caso, comprometem-se a auxiliar em todas as atividades que foram previstas na proposta aprovada por meio deste Edital.

O montante de recursos destinados a este Edital é de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais), que serão distribuídos conforme item 7.1 deste Edital.

Será disponibilizado auxílio Piepi no valor de até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais) ao proponente da proposta inscrita e aprovada neste Edital por meio de cartão pesquisa.

A submissão das propostas deve ser realizada pelo Coordenador de Projeto, EXCLUSIVAMENTE, via Internet, por meio do módulo Pesquisa do SUAP (Sistema unificado de Administração Pública), no endereço eletrônico http://suap.ifms.edu.br, conforme período previsto para esta etapa no cronograma deste Edital.